Aluguel

Mora de aluguel e o contrato venceu? O que fazer?

Silvio Iwata
25 de agosto de 2021

Publicado por: Silvio Iwata

A relação entre inquilino e proprietário de imóvel é regulamentada por meio de contrato, que estabelece direitos e deveres para as partes envolvidas conforme prevê a legislação. Todo acordo, porém, tem prazo de validade. Você sabe o que acontece quando o contrato de locação chega ao fim? A resposta é simples: o contrato é renovado. 

Isso mesmo, de acordo com a Lei do Inquilinato, em vigor desde janeiro de 2010, o contrato de locação é renovado automaticamente quando tem validade de 12 a 30 meses. Depois de 30 meses, o acordo passa a valer por tempo indeterminado, ou seja, é válido até que uma das partes queira rescindir. 

Continue lendo e saiba mais detalhes!

O que você pode fazer?

Antes de tudo, leia atentamente o seu contrato. Cada proprietário ou imobiliária pode ter incluído cláusulas específicas que podem, muitas vezes, beneficiar você. Por isso, é importante tomar conhecimento.

Você, inquilino, também pode ficar atento à oportunidade de negociação de valores. Sim, há essa possibilidade quando o prazo do contrato termina, ou seja, no processo de renovação do acordo. A iniciativa em propor novo valor pode partir tanto do inquilino quanto do proprietário. 

Caso pretenda permanecer no imóvel, recomendamos que faça uma pesquisa de preços e aproveite o período de renovação de contrato, para sugerir um novo e justo valor de aluguel. Já se a sua intenção é sair do imóvel, o término do prazo de contrato é um ótimo momento para a rescisão, porque não há multas.

Não sabe quando o prazo de locação acaba? 

Consulte a imobiliária responsável pela locação para obter informações e esclarecimentos sobre o contrato, sanando qualquer dúvida. Caso esteja procurando um imóvel para locação, conheça as opções disponíveis na Imobiliária Silvio Iwata, que tem tradição em Maringá, por atuar há mais de 40 anos no mercado!

Posts Relacionados

9 dicas para organizar uma mudança residencial sem estresse

Silvio Iwata
2 de fevereiro de 2024
leia agora

Morar em Curitiba, Londrina ou Maringá: saiba como escolher a melhor cidade do Paraná

Silvio Iwata
18 de dezembro de 2023
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou