Aluguel

9 dicas para organizar uma mudança residencial sem estresse

Silvio Iwata
2 de fevereiro de 2024

Publicado por: Silvio Iwata

Descubra as dicas essenciais para uma mudança tranquila! A gente te ajuda a organizar tudo sem estresse e aproveitar o novo lar com quem você ama.

A mudança para um lugar novo é empolgante. Você ganha um recomeço, cômodos diferentes e a oportunidade de transformar o seu novo cantinho em um lar. Mas, vamos ser sinceros, às vezes o processo pode ser estressante, não é mesmo?

A boa notícia é que existem várias maneiras de facilitar as coisas, como, por exemplo, escolher a data de mudança com cuidado e fazer um checklist de tudo o que você precisa.

Aqui na Silvio Iwata, já acompanhamos muitas mudanças de nossos clientes, então sabemos como as coisas funcionam. Para te ajudar, vamos compartilhar nossas principais dicas para você se mudar para o seu lar dos sonhos sem estresse:

Dica 1: agende a mudança com antecedência

Caso você esteja se mudando para um apartamento, por exemplo, pode ser difícil garantir uma data com o condomínio. A maioria das pessoas opta por fins de semana, férias escolares ou feriados, mas nem todos os lugares aceitam mudança fora do horário comercial. Por isso, não se enrole: agende a data e o serviço de mudanças com antecedência. 

Dica 2: crie um checklist para a mudança

Com tantas coisas acontecendo antes da mudança, é fácil esquecer detalhes - afinal, a vida não para. Para evitar o estresse, faça uma lista de tudo o que precisa fazer e ajuste seu cronograma. Mesmo que você tenha acabado de comprar ou alugar seu imóvel, comece a se preparar aos poucos. Assim, você tem tempo para pensar em tudo com calma.

Dica 3: faça uma limpeza antes da mudança

Desapegue de coisas antigas, indesejadas ou desnecessárias antes da mudança para economizar tempo, estresse e até dinheiro. Doe, recicle ou descarte o que não precisa, reduzindo a quantidade de coisas que precisará levar para o novo espaço. Quanto menos coisas você tiver, menor será o tamanho do caminhão de mudanças e mais rápido será o serviço.

Ah! Não se esqueça de manter os produtos de limpeza separados antes do dia da mudança. Dessa forma, você não os perde de vista ou os embala sem querer.

Veja também nossas sugestões de como manter seu imóvel sempre novo

Dica 4: planeje seu empacotamento e comece cedo

Empacotar sempre leva mais tempo do que você pensa, então comece o mais cedo possível. Uma boa ideia é iniciar pelos cômodos que você não usa com tanta frequência. Empacotar as coisas de lá e usar o local para armazenar caixas atrapalha menos a sua rotina no dia a dia.

Rotule as caixas com o nome do cômodo para o qual devem ir na nova casa, e liste alguns itens que estão dentro delas. Isso economiza o trabalho de abrir quinze caixas rotuladas como 'cozinha' para encontrar os pratos, por exemplo.

Outra dica é usar caixas pequenas para itens pesados e caixas grandes para os mais leves. Assim, você evita que as caixas se desfaçam, machuquem quem as carrega e danifiquem suas coisas.

Dica 5: organize seus documentos

Mantenha documentos importantes, como passaportes, escrituras, testamentos e apólices de seguro em um só lugar para facilitar a sua vida quando você precisar deles. Outra ideia é criar cópias digitais e salvá-las no seu computador, ou algum serviço como o Google Drive ou Dropbox, por exemplo.

Dica 6: lembre-se de pedir a ligação de serviços essenciais

Agende a ligação da energia elétrica, água, gás e internet. Vale a pena também tirar foto do medidor, caso o imóvel já tenha tido outro morador, e lembrar de desligar esses serviços na sua casa antiga. Organizar tudo isso com antecedência permite planejar os boletos finais que você precisará pagar.

Aqui no Paraná, por exemplo, a ligação da luz pode ser feita diretamente no serviço de atendimento digital da COPEL, de forma 100% online, tendo todos os documentos em mãos.

Outro ponto importante é já atualizar o seu endereço no site do governo, e em outros serviços que você recebe correspondência.

Dica 7: monte um kit básico para o dia da mudança

Antes do dia da mudança, monte um kit com itens essenciais como produtos de higiene, carregadores de celular, água, lanches e bebidas. Ter fácil acesso a essas coisas mais básicas vai te dar menos dor de cabeça quando todo o trabalho acabar e você precisar dar uma descansada.

Dica 8: vá devagar

O dia da mudança é um evento! A gente sabe que você quer fazer tudo o mais rápido possível, mas agir assim pode ser exaustivo. Por isso, tenha expectativas realistas sobre o quanto você consegue fazer. Por exemplo, é pouco provável que você consiga desempacotar todas as caixas na primeira noite.

Durante o processo, não se esqueça de se alimentar bem e beber bastante água. Dar pausas para pensar e descansar também ajuda a evitar o esgotamento físico e mental. 

Dica 9: aproveite o seu novo imóvel!

Vai levar algum tempo para desembalar completamente tudo o que você tem e deixar sua nova casa do jeitinho que você sonhou. Então, não sinta que tudo precisa se encaixar na mesma hora: tire um tempo para relaxar e descontrair, aproveitar o clima de recomeço e ficar ao lado de quem você ama.
Se quiser dicas para começar a movimentar o ambiente, veja também nosso artigo sobre como decorar apartamento pequeno alugado.

Posts Relacionados

Morar em Curitiba, Londrina ou Maringá: saiba como escolher a melhor cidade do Paraná

Silvio Iwata
18 de dezembro de 2023
leia agora

Vantagens e desvantagens de morar em Maringá: veja o que considerar

Silvio Iwata
30 de outubro de 2023
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou