Publicado por: Silvio Iwata
Uma decisão importante e que sempre deixa muita gente em dúvida é se é melhor construir ou comprar uma casa pronta, não é mesmo? É importante dizer que os dois lados têm seus benefícios, e não existe certo ou errado na hora da escolha.
O segredo é chegar a uma lista com o que realmente precisamos e ver qual alternativa está mais próxima de satisfazer nossos desejos e necessidades. Por isso mesmo, é uma decisão pessoal, que pode variar conforme cada perfil e momento de vida.
Neste conteúdo, explicamos as vantagens e desvantagens de cada uma dessas duas maneiras de conquistar a casa própria. Vamos lá?!
O processo de construir a casa envolve a busca pelo terreno, bem como pelo projeto, legalização e execução da obra. Ao escolher esse caminho, você encontra o cenário a seguir.
As vantagens estão relacionadas a deixar o imóvel do nosso jeito e tentar conseguir um custo menor a curto prazo. Entenda melhor!
A moradia é pensada pela pessoa e pelo arquiteto, em conjunto. Assim, é possível moldar os cômodos de acordo com as facilidades e o conforto que desejamos. Número de quartos, organização interna e área de lazer são algumas das decisões para personalizar a casa.
Também é comum pensar o projeto junto com a mobília, deixando a composição harmônica. Aqui, é mesmo o momento de deixar tudo com a sua cara e da sua família!
Outra vantagem é que a construção pode ser realizada por etapas, permitindo planejar o crescimento da casa. Assim, por exemplo, é possível iniciar pelas áreas essenciais, mas já deixando espaço no projeto para mais cômodos. O segredo é conservar as áreas construídas para manter o imóvel com aspecto de novo quando as obras forem finalizadas.
O investimento necessário para adquirir um terreno costuma ser menor do que o da casa pronta, o que facilita na organização dos custos a curto prazo. Logicamente, não há uma regra absoluta aqui, pois a oferta e a procura é o que determina o valor final. Porém, é o que ocorre de forma geral.
A tendência é que um projeto bem realizado sobre o terreno valorize a propriedade como um todo. Isto é, o valor final da propriedade geralmente é maior que a soma do terreno, materiais e mão de obra investidos.
A construção da casa traz desvantagens ligadas à quantidade de trabalho necessário para minimizar os riscos e alcançar o resultado desejado.
Uma das diferenças entre construir ou comprar a casa é que a construção não permite a mudança imediata. Assim, por exemplo, se você mora de aluguel, será preciso manter os pagamentos enquanto aguarda a residência ficar pronta.
Durante a construção da casa, também temos que coordenar a atuação de especialistas (advogados, arquitetos, engenheiros, construtoras etc.) e acompanhar as obras. Resumidamente, dá um pouco mais de trabalho.
Uma casa pronta já passou pelo filtro das leis, especialmente as normas municipais. Já na construção, distância da rua, altura, licenças, registro junto à prefeitura e diversas outras questões legais ainda terão de ser avaliados para concluir a obra.
Para finalizar, o outro lado da moeda da valorização é assumir mais riscos em comparação com a casa pronta, como chances de atraso, de erros no projeto, de violações legais etc. Não à toa, devemos sempre ouvir os especialistas em cada uma das etapas para tudo dar certo.
O processo de comprar um imóvel à venda envolve escolher entre as opções disponíveis, utilizando critérios como:
As vantagens de comprar a casa pronta estão ligadas à segurança, comodidade e facilitadores para concluir o processo.
A casa pronta já passou pela maioria dos filtros da burocracia e geralmente está disponível para mudança imediata. Não depende também da realização da obra, embora talvez sejam necessários pequenos reparos ou ajustes. Assim, economizamos tempo, trabalho e dinheiro com um aluguel, por exemplo.
O financiamento para comprar uma casa é realizado com condições especiais em relação a outras linhas de crédito. Isso porque o próprio imóvel é a garantia da instituição financeira, de modo que a casa pronta, por valer mais, facilita a operação.
Ao andar pelos bairros centrais ou próximos ao centro das cidades, é comum que praticamente todos já estejam ocupados. Por isso, embora possam existir exceções, é mais fácil achar um imóvel bem localizado se ele já estiver construído.
Comprar o imóvel minimiza as incertezas sobre a obra e seus resultados. Você saberá exatamente em que o imóvel se adapta às suas demandas e em que você vai ter que se ajustar às características da residência. Logo, a decisão é mais simples e previsível.
As desvantagens de comprar a casa pronta estão ligadas à menor flexibilidade e à necessidade de avaliar o bem, que já tem um histórico.
Apesar de existirem oportunidades de mercado, a maior segurança e comodidade na operação vai se refletir no preço. Afinal, alguém já assumiu os riscos de construir a casa, não é mesmo?
O uso e desgaste natural da propriedade precisam ser avaliados antes de comprar a casa: paredes, estrutura, hidráulica, elétrica etc. Um cuidado, nesse sentido, é buscar uma imobiliária de confiança, que forneça todas as informações com transparência.
Dívidas, hipoteca, tributos e outras dificuldades jurídicas podem surgir para concluir a operação de comprar a casa. Aliás, em algumas situações, é possível ter que mudar a escolha da residência para uma propriedade que não era a selecionada, mas que estava livre de problemas.
As obras costumam ser mais limitadas ao comprar a casa pronta. Muitas vezes, o projeto não considerou o tipo de expansão ou mudança que você deseja fazer, exigindo um grande esforço para executar uma obra.
Antes de decidir entre construir ou comprar uma casa, o ideal é refletir bastante sobre as suas necessidades. Veja uma lista de itens indispensáveis na sua análise:
A decisão pode variar, até mesmo, conforme a localidade. Em uma determinada área, por exemplo, priorizar o lazer dos filhos pode significar comprar uma casa próxima a clubes, parques, casa de amigos etc.; em outras, construir um espaço destinado ao lazer ou ter uma moradia mais espaçosa no terreno escolhido.
Algo similar acontece em relação à carreira. A flexibilidade de horários no trabalho, localização da empresa e acesso a transporte são alguns exemplos do que pode fazer a diferença na hora de tomar a decisão.
Comece listando quais são as suas necessidades: o que você não pode abrir mão ao escolher uma casa? Depois, considere os desejos: o que aumentaria seu prazer e conforto?
Ao avaliar as suas necessidades e desejos, você terá um pouco mais de clareza se é melhor construir ou comprar uma casa. Lembre-se também de conversar com pessoas que já tiveram as duas experiências e com uma imobiliária de confiança, para tirar todas as dúvidas antes de tomar a sua decisão.
E para você, quais são as vantagens e desvantagens de construir ou comprar uma casa? Compartilhe com a gente nas redes sociais!
MATRIZ:
Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR
CONTATO:
(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br
Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: