Mercado imobiliário

7 vantagens de visitar Porto Rico, no Paraná

Silvio Iwata
1 de julho de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

Você sabia que um pequeno município no nordeste do Paraná é um dos principais destinos turísticos da região? Porto Rico (PR) se destaca pelas belezas naturais e por ser uma das poucas cidades no mundo que contam com praias de água doce.

O município foi criado em 25 de julho de 1960. Sua origem é fruto da ocupação do norte e do nordeste do estado, que ocorreu no início do século XX, tendo sido fundado após a construção da estrada de ferro que ligava a cidade de São Paulo a Corumbá (MS).

Na época, a cidade era parte da logística ferroviária, destinada ao abastecimento das locomotivas a vapor. Com o tempo e o crescimento da comunidade ao redor, logo se percebeu todo o seu potencial turístico.

Neste post, conheça as 6 vantagens que você encontrará ao escolher Porto Rico como destino das suas férias!

1. As belezas naturais de Porto Rico

Porto Rico é uma região que aprendeu a conviver com a natureza, usando todo o potencial do turismo. A localidade apresenta diversas áreas preservadas, tendo a característica de floresta subtropical úmida, que é típica do Sul. O destino é excelente para trilhas, caminhadas, piqueniques e outras atividades de conexão com a natureza.

A atmosfera na região é fruto de características raras. Com seu nome dado em homenagem à famosa ilha caribenha, a cidade conta com belas praias de águas doces e cristalinas. É bem fácil observar a vegetação e a vida marinha em um mergulho, por exemplo. 

As praias, ilhas e áreas verdes de Porto Rico são ideais para relaxar, nadar, fazer piqueniques, praticar esportes aquáticos, jogar uma partida de beach tennis e outras atividades físicas. Trata-se de uma alternativa próxima a Maringá com todas as características típicas das cidades de praia, mesmo estando longe do litoral.

2. A casa da pesca esportiva no nordeste do Paraná

A cidade está localizada às margens do Rio Paraná, que é um dos mais procurados para pesca esportiva. Você encontra diversas espécies na região:

  • jaú;
  • tucunaré;
  • pintado;
  • dourado;
  • piracanjuba;
  • surubim;
  • pescada;
  • tainha;
  • robalo;
  • linguado.

Os entusiastas da pesca podem buscar guias e pesqueiros locais. Esses profissionais indicam os melhores locais para as atividades, assim como as regras: peixes que precisam ser devolvidos às águas quando fisgados, como dourado e piracanjuba.

3. Uma ótima oportunidade para passeios de barco

Os passeios de barco sobre as águas do Rio Paraná são bastante requisitados. Essa é uma ótima oportunidade de conhecer a riqueza do ecossistema local, assim como desfrutar da vegetação e das paisagens únicas, criadas pela natureza preservada.

Você tem alternativas de passeios por rotas locais ou aluguel de barcos. A região tem 8 praias de água doce e 9 ilhas para serem visitadas.

Em cada uma delas, você tem diferentes alternativas de entretenimento e lazer, como restaurantes, bares, parque aquático e mergulho.

4. Tranquilidade e sossego de uma pequena cidade do interior

A cidade de Porto Rico tem uma área de 396,86 km² e pouco mais de 2.531 habitantes. Trânsito, poluição, barulho e outros problemas das grandes cidades passam bem longe da localidade, que oferece sossego e tranquilidade aos visitantes.

Essa concentração de ilhas, praias e serviços de turismos cria um ambiente integrado. Rapidamente, você pode se deslocar entre as localidades, como se fosse um grande parque ecológico.

Nos dias de descanso, você terá tudo o que precisa para recarregar as energias. Além disso, a cidade oferece inúmeras alternativas de lazer e entretenimento:

  • clube de rodeios;
  • aeromodelismo;
  • parque aquático;
  • passeios de lancha e barcos;
  • mergulho;
  • praias.

Porto Rico está a cerca de duas horas e meia de carro de Maringá — bem perto da principal cidade do norte do estado —, sendo conhecida como a praia dos maringaenses.

Crianças no carro felizes, pois vão para Porto Rico, Paraná

5. Gastronomia e culinária à base de peixes e outros pratos típicos

A proximidade com o Rio Paraná contribui para a culinária local ser rica em peixes de água doce. Surubim e pintado na telha, em moqueca, cozidos e assados são alguns dos pratos típicos presentes nos restaurantes locais.

Quem prefere outros estilos gastronômicos encontra alternativas da cozinha brasileira, como feijoada e churrasco. Também há excelentes pizzarias, hamburguerias e lanchonetes na localidade, principalmente no centro.

6. Hospitalidade e acolhimento dos visitantes

Os moradores são muito engajados em receber os visitantes de braços abertos, por isso, a população de Porto Rico é reconhecida por sua hospitalidade e receptividade, recebendo visitantes de todas as cidades do Paraná, assim como de outros estados.

A comunidade local abraça a oportunidade de compartilhar sua cultura, suas tradições e belezas naturais com os turistas. Eles se esforçam para proporcionar uma experiência memorável, assegurando que os visitantes se sintam bem-vindos e apoiados durante sua estadia.

Desde o momento em que os visitantes chegam a Porto Rico, são recebidos com sorrisos e um ambiente amigável. Os moradores estão prontos para oferecer orientação, informações e recomendações úteis sobre os pontos turísticos, restaurantes e atividades locais, afinal, encontraram, no turismo, um excelente caminho para o desenvolvimento local.

7. Diversidade de opções de hospedagem

As oportunidades de descanso, entretenimento e lazer de Porto Rico tornam o destino ideal para passar férias, finais de semana e feriados. Uma boa alternativa é o aluguel por temporada, pois você consegue fazer a locação por alguns dias, além de ter mais privacidade e comodidades na sua viagem.

Muitas pessoas também escolhem a compra de casas de veraneio em Porto Rico. É comum os imóveis de lazer estarem localizados em resorts, pousadas e condomínios fechados na localidade, com serviços que complementam as atividades externas, como piscina, hidromassagem, playground e lavanderia.

Um modelo que se tornou uma tendência é a multipropriedade. Em empreendimentos como o Village Porto Rico, a propriedade é dividida em tempos de utilização. Em vez de investir no preço cheio do imóvel de alto padrão, você compra apenas o período em que deseja viajar para a cidade. 

Posteriormente, esse tempo de utilização pode ser, até mesmo, alugado ou vendido, o que torna a multipropriedade uma oportunidade de investimento.

Porto Rico é um lugar tranquilo e acolhedor, com inúmeras belezas naturais e atividades ao ar livre para os visitantes. Trata-se de uma excelente alternativa para comprar uma casa de veraneio ou alugar um imóvel por temporada.

Para conhecer os imóveis em Porto Rico, entre em contato com a equipe da Silvio Iwata, que é a imobiliária número um de Maringá (PR)!

Posts Relacionados

Potencial de valorização imobiliária em Maringá: confira as oportunidades de investimento

Silvio Iwata
22 de abril de 2024
leia agora

Descubra as oportunidades dos bairros em ascensão em Maringá

Silvio Iwata
17 de abril de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou