Compra

Como comprar um apartamento na planta? Veja o passo a passo e se resguarde!

Silvio Iwata
5 de novembro de 2021

Publicado por: Silvio Iwata

Os apartamentos na planta são aqueles que ainda não tiveram as atividades de construção concluídas. Nesse caso, o comprador investe no projeto, contando que as empresas responsáveis vão concretizar a entrega que foi prometida.

Por serem imóveis adquiridos antes de estarem prontos, é possível conseguir bons preços nessa modalidade e ter mais possibilidades de escolha. Para tanto, é preciso entender a fundo como comprar um apartamento na planta.

Se você quiser conhecer essa oportunidade e tirar dúvidas sobre o assunto, continue a leitura deste conteúdo!

Quais são as etapas do processo?

Os imóveis comprados na planta são fruto de um processo chamado de incorporação imobiliária. Funciona assim: uma empresa (a incorporadora) adquire a propriedade de um terreno e realiza um projeto para construção de prédios ou casas no local. Veja as principais etapas.

Projeto de incorporação

O projeto é o desenho e o plano de como será o imóvel. Além de contar com engenheiros, arquitetos e outros especialistas para planejar a construção, a incorporadora precisa fazer os registros em cartório e obter a aprovação do município, apresentando a proposta para a prefeitura local dentro das formalidades previstas em lei.

Lançamento

Após aprovação do projeto e registros legais, ocorre o lançamento — que é o momento em que você já tem como comprar um apartamento. Aqui, será definido o preço, condições de aquisição, financiamentos admitidos etc.

Venda do apartamento na planta

Posteriormente, entra em cena o processo de venda do imóvel. Nessa fase, as imobiliárias podem assumir o papel de divulgar a propriedade no mercado, buscar interessados, apresentar o projeto e tirar dúvidas.

Construção dos edifícios

Depois do lançamento, as obras podem iniciar, o que pode depender ou não de uma quantidade mínima de unidades vendidas. Para assumir a moradia, o comprador precisa aguardar a finalização da construção, sendo a principal diferença para a compra do apartamento pronto.

Entrega do imóvel

Após a finalização das obras, o proprietário recebe as chaves. Logo, já poderá utilizar livremente o bem, mudando-se com sua família, alugando a propriedade ou, até mesmo, revendendo se houver interesse.

Quais são os principais benefícios de comprar um imóvel na planta?

Se você souber como comprar um apartamento na planta e fizer uma boa escolha, conquistará uma série de vantagens. Separamos, a seguir, as mais comuns.

Personalização

Quem compra o imóvel na planta costuma ter margem para personalizar a propriedade, escolhendo pinturas, acabamentos, divisão interna etc., a depender do projeto. Além disso, tem mais chances de escolher o andar ou localização ideal da residência, pois haverá mais opções.

Primeira habitação

Ao final da construção, você receberá um imóvel novo. Questões como fiações antigas, pequenas reformas, mudanças de piso, substituição de forros e outros desgastes causados pelo tempo de uso de um apartamento não serão uma dor de cabeça.

Preço da propriedade

Quase sempre, o comprador que participa do projeto desde o início paga um preço mais baixo em comparação com quem já adquire o imóvel pronto. Até porque, em muitos casos, os próprios recursos obtidos com a venda antecipada viabilizam o começo das obras. Logo, você tem mais chances de encontrar um imóvel que caiba no seu orçamento.

Valorização do bem

A tendência é que já exista uma boa diferença entre o valor do imóvel antes e após a conclusão das obras. Além disso, depois de pronto, o apartamento pode se valorizar ainda mais, dependendo da oferta e demanda no mercado imobiliário.

casal com caixas de mudanças no novo imóvel após entender como como comprar um apartamento na planta

E em relação aos pontos de atenção?

A compra do apartamento na planta envolve alguns pontos que demandam atenção. Veja os mais importantes.

Gastos ao longo da construção

O comprador deve se planejar para arcar com os gastos enquanto espera a finalização da obra. Por isso, é preciso saber quando você está pronto para comprar um imóvel.

Muitas vezes, o comprador ainda precisa pagar um aluguel durante o período. Além disso, após a instalação dos serviços (água, luz, gás etc.), é necessário arcar com essas despesas, ainda que nos valores mínimos.

Atrasos na obra

Outra preocupação é se a obra não terá atrasos. Afinal, o prazo influencia as despesas que você terá enquanto espera a finalização da construção. O problema pode ser evitado buscando um bom projeto, que seja conduzido por uma incorporadora de boa reputação no mercado imobiliário. Isso porque, para manter a credibilidade para projetos futuros, esse tipo de empresa tem um interesse elevado em fazer a entrega pontualmente.

Atuação da construtora

Também vale a pena consultar qual foi a construtora escolhida para executar a obra. Afinal, além de evitar os atrasos, ela garantirá que o imóvel seja entregue sem nenhum problema.

Variação de preço

Por fim, você deve ficar atento para comprar um apartamento por um preço vantajoso. Pode haver oscilações no mercado imobiliário, e o momento deve ser considerado ao escolher o projeto.

Como comprar um apartamento na planta?

Para finalizar o guia, elencamos algumas dicas que podem ajudar você na hora de escolher o investimento. Aliás, elas vão mitigar o risco de atrasos e problemas com o imóvel, bem como facilitar a avaliação do preço do bem.

Conheça o projeto

O primeiro passo para quem quer saber como comprar um apartamento na planta é conhecer as características do projeto. O que será feito? Como serão os apartamentos? Qual é a localidade? Quem são os responsáveis? Qual é o custo da obra? Quanto será o preço de venda?

Visite a região

Outro ponto importante é visitar a localidade em que o prédio será construído. Além da propriedade em si, o comprador deve ficar atento a questões como segurança, serviços, distância para o trabalho e possibilidade de crescimento da região.

Avalie o custo-benefício

Fazer uma planilha com todos os custos do seu investimento ajuda na hora de escolher o projeto. Avalie o valor que será investido, as despesas durante a construção e os custos para realizar o financiamento, se for o caso. Depois, pesquise pelo preço de imóveis similares em regiões próximas ou na própria região.

Entenda a fundo os termos do contrato

Saber como comprar um apartamento também é saber ler o contrato. O termo deve refletir aquilo que foi negociado entre as partes, e, ao mesmo tempo, trazer cláusulas compatíveis com as práticas de mercado, evitando surpresas para o comprador.

Fique atento especialmente as suas garantias em caso de atrasos na entrega do imóvel. Um projeto consistente trará uma previsão realista para o término da construção, de modo que prazos irreais podem ser um indício de problemas.

Conheça as condições de pagamento

As formas de pagamento e de financiamento podem variar conforme o projeto e condições aceitas pela incorporadora. Por isso, lembre-se de conhecer as alternativas para tomar uma decisão consciente sobre a compra do apartamento.

Conte com apoio de uma imobiliária

Boa parte do processo pode ser simplificado por uma imobiliária. As corretoras não se limitam a vender o imóvel, mas são responsáveis por auxiliar ambos os lados da operação. Assim, o comprador também pode ter uma série de benefícios com a intermediação:

  • identificação de oportunidades de financiamento;
  • filtragem das incorporadoras e construtores de boa reputação;
  • avaliação do projeto e condições do contrato;
  • esclarecimentos sobre a operação, preços de mercado e outras dúvidas;
  • auxílio com a parte burocrática e operação financeira.

Para contar com essas vantagens, o mais importante é buscar uma corretora com excelentes serviços prestados na região. A credibilidade faz toda a diferença para que você tenha um investimento mais seguro!

Seguindo essas orientações de como comprar um apartamento na planta, você certamente conseguirá conquistar o imóvel ideal para você e sua família.

E se ainda tiver alguma dúvida sobre a modalidade de aquisição mais adequada, confira nosso conteúdo sobre construir ou comprar a casa pronta e tome a melhor decisão!

Posts Relacionados

O papel da sustentabilidade no mercado imobiliário: como escolher um imóvel eco-friendly

Silvio Iwata
28 de fevereiro de 2024
leia agora

Checklist para compradores de imóveis: o que avaliar antes de fechar um negócio

Silvio Iwata
21 de fevereiro de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou