Mercado imobiliário

Como escolher o melhor financiamento imobiliário para realizar o sonho de ter o seu imóvel

Silvio Iwata
16 de fevereiro de 2024

Publicado por: Silvio Iwata

Comprar um imóvel próprio é o sonho de muitas pessoas. E, para realizá-lo, muitas vezes, o financiamento imobiliário se torna a melhor escolha. Mas, com tantas mudanças no mercado, é comum surgir dúvidas sobre como funciona esse tipo de crédito.

Neste artigo, vamos te dar as principais dicas sobre o tema e, caso você queira ter mais detalhes de como escolher o melhor financiamento imobiliário para uma situação específica, conte com os corretores da Silvio Iwata para te ajudar!

O que é financiamento imobiliário?

Financiamento imobiliário é uma linha de crédito oferecida pelos bancos para a compra de imóveis. O banco paga ao vendedor o valor negociado e o comprador assume a dívida com o banco, pagando-a em prestações mensais durante um período determinado.

É como se o banco fosse um intermediário entre você e o vendedor. Você escolhe o imóvel que deseja comprar, o banco analisa se você tem condições de pagar o financiamento e, se aprovado, o banco paga o valor total do imóvel ao vendedor e você passa o valor ao banco, pagando-o aos poucos, com juros, nas parcelas mensais.

Como funciona?

O processo de financiamento imobiliário pode ser resumido em 5 etapas:

  1. Escolha do imóvel: comece escolhendo o imóvel que você deseja comprar. É importante levar em consideração fatores como localização, tamanho, preço e estado de conservação. Na Sílvio Iwata, temos excelentes imóveis para te apresentar, desde apartamentos novos na planta para você decorar como quiser, a empreendimentos já prontos para visitar e se imaginar morando.
  2. Análise de crédito: o banco analisará sua renda, seus gastos e seu histórico de crédito para determinar se você pode obter o financiamento e qual o valor máximo que você pode financiar. É importante ter um bom score de crédito e comprovar renda suficiente para arcar com as prestações do financiamento.
  3. Aprovação do crédito: se o seu crédito for aprovado, o banco definirá as condições do financiamento, como o valor da entrada, o prazo de pagamento e a taxa de juros. Quanto melhor for o seu perfil de crédito, melhores serão as condições que você poderá conseguir.
  4. Assinatura do contrato: após a aprovação do crédito, você assinará o contrato de financiamento com o banco. Leia atentamente todas as cláusulas do contrato antes de assinar.
  5. Pagamento do financiamento: você pagará o financiamento em prestações mensais até quitar a dívida. É importante manter o pagamento das prestações em dia para evitar problemas com o banco.

Para saber mais sobre esse passo a passo, veja nosso artigo de como financiar um apartamento comprando com a Silvio Iwata.

Tipos de financiamento imobiliário

Existem vários tipos de financiamento imobiliário para você escolher. Hoje, falaremos do processo feito com o FGTS e com o Programa Minha Casa, Minha Vida. Acompanhe:

Financiamento imobiliário pelo FGTS

Existe a possibilidade de financiar seu imóvel usando o FGTS. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício trabalhista, e uma ótima oportunidade para quem deseja realizar o sonho da casa própria, mas não tem o valor total para pagamento à vista.

Para usar o FGTS no financiamento imobiliário, você precisa atender aos seguintes requisitos:

  • Ter pelo menos 3 anos de trabalho com carteira assinada;
  • Não ter outro financiamento imobiliário ativo;
  • Comprovar moradia e/ou trabalho onde está comprando;
  • Não ser proprietário de outro imóvel residencial na mesma região.

Se você atende aos requisitos, você pode usar até 100% do seu saldo do FGTS para pagar a entrada do imóvel, desde que ele esteja sem empréstimos e sem saque-aniversário. 

Programa Minha Casa, Minha Vida

Outra facilidade é o programa Minha Casa Minha Vida, criado pelo governo federal, e que oferece condições facilitadas para a compra de imóveis para famílias com renda até 8 mil reais. Com subsídios do governo e taxas de juros reduzidas, o programa torna o sonho da casa própria mais acessível para milhares de brasileiros.

Aqui na Silvio Iwata, você encontra diversos imóveis que se encaixam no programa Minha Casa Minha Vida. O Terra de Santa Cruz, por exemplo, é um deles, e oferece apartamentos próximos à Unicesumar, uma das faculdades mais reconhecidas e procuradas da região. 

5 dicas para escolher o melhor financiamento

Agora que você já conhece o mundo de possibilidades que existem com o financiamento, daremos dicas para escolher o melhor para o seu caso. Vamos lá:

1. Compare as taxas de juros dos diferentes bancos

Busque fazer um comparativo das taxas de juros de pelo menos três bancos. Quanto menor a taxa de juros, menor será o valor total que você pagará pelo financiamento.

Na Sílvio Iwata, oferecemos o simulador de financiamento, uma ferramenta para te ajudar a comparar os critérios de pagamento em diversos bancos de acordo com o imóvel escolhido por você.

2. Verifique o prazo de pagamento

O prazo de pagamento ideal varia de acordo com sua situação financeira e objetivos. Prazos mais longos significam prestações menores, mas o montante total pago em juros será maior. Por outro lado, prazos mais curtos implicam em prestações maiores, porém você quitará a dívida mais rápido e pagará menos juros. É necessário encontrar um equilíbrio entre ambos.

3. Analise as condições de amortização

Amortização é o processo de redução do valor da dívida com cada pagamento da prestação. Falaremos de duas modalidades principais:

  • Sistema de Amortização Constante (SAC): é um modelo de amortização de empréstimos em que o valor das prestações é decrescente ao longo do tempo. Isso ocorre porque os juros são calculados sobre o saldo devedor remanescente, que diminui a cada parcela paga;
  • Tabela Price: na Price, as parcelas são todas iguais, sendo que a variação ao longo do período do financiamento ocorre na distribuição interna dessas parcelas, havendo ajustes nos montantes destinados à amortização e aos juros.

Em suma, escolher a modalidade de amortização correta depende da sua preferência e capacidade de pagamento. 

4. Considere os outros custos envolvidos

Além da taxa de juros, existem outros custos envolvidos no financiamento imobiliário, como:

  • Taxa de abertura de crédito: cobrada pelo banco pela formalização do financiamento;
  • Seguro de vida: obrigatório para a grande maioria dos financiamentos;
  • Taxas de registro de imóvel: custo para registrar o imóvel em seu nome;
  • Impostos como ITBI e Funrejus: o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) é um tributo municipal que incide na transferência de propriedade. Já o Funrejus (Fundo de Reequipamento do Poder Judiciário) refere-se à taxa destinada a melhorias no Judiciário, geralmente cobrada no registro do contrato.

Leve todos esses custos em consideração na hora de comparar as diferentes ofertas de financiamento.

5. Busque ajuda de corretores profissionais

Se você precisar de auxílio para entender as complexidades do financiamento imobiliário, não hesite em consultar nossos corretores da Sílvio Iwata para um atendimento personalizado.

Perguntas frequentes sobre financiamento imobiliário

Abaixo, compilamos as dúvidas que mais aparecem por aqui na hora de falar sobre o financiamento imobiliário. Confira:

1. Qual o valor da entrada?

O valor da entrada varia de acordo com o banco e o tipo de financiamento. Em geral, é necessário dar uma entrada de 20% do valor do imóvel. Se o imóvel estiver na planta, a entrada pode ser parcelada.

2. Qual o prazo de pagamento?

O prazo de pagamento varia conforme o banco e o tipo de financiamento. Normalmente, o prazo máximo é de 35 anos.

3. Qual a taxa de juros?

A taxa de juros varia segundo o banco e o tipo de financiamento. 

4. E em caso de desemprego ou doença, existe algum seguro?

Para esses casos, a Caixa oferece a possibilidade de pausa do financiamento. Para isso, é preciso verificar as regras vigentes de acordo com o seu contrato.

Quer ver a resposta para mais perguntas sobre esse e outros temas? Confira nossa sessão de dúvidas frequentes.

Realize seu sonho com uma imobiliária de confiança

Em suma, o financiamento imobiliário é uma boa oportunidade para quem deseja comprar um imóvel e não tem o valor total para pagamento à vista. 

É importante pesquisar as diferentes possibilidades de financiamento e escolher a que melhor se adapta às suas necessidades. Saiba que, com a nossa ajuda, você pode encontrar o imóvel ideal para você e sua família, com a segurança de uma imobiliária que já conta com 48 anos de história em Maringá e Região. 

Entre em contato com os nossos corretores especializados para realizar o sonho de ter um imóvel próprio ainda este ano!

Posts Relacionados

Como declarar o imóvel no Imposto de Renda

Silvio Iwata
12 de abril de 2024
leia agora

Descubra as melhores oportunidades de apartamentos em Maringá

Silvio Iwata
4 de abril de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou