Compra

O papel da sustentabilidade no mercado imobiliário: como escolher um imóvel eco-friendly

Silvio Iwata
28 de fevereiro de 2024

Publicado por: Silvio Iwata

Os imóveis eco-friendly não são apenas um lar sustentável, são também investimentos com potencial de valorização, e verdadeiras declarações de compromisso com o futuro do planeta. Com a crescente preocupação com o meio ambiente, cada vez mais pessoas buscam opções ecologicamente corretas, e o mercado imobiliário está atento a isso. 

Ou seja, essa conscientização está se estendendo às escolhas que fazemos ao comprar um imóvel, com um número crescente de compradores buscando casas ecologicamente corretas, que se alinhem com seus valores e contribuam para um futuro de sustentabilidade.

Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a entender o que de fato são os imóveis eco-friendly, suas características e os benefícios que trazem para o seu bolso e para a sua vida. Vamos lá? 

A importância da sustentabilidade no mercado imobiliário atual

O setor imobiliário está passando por uma mudança significativa em direção à sustentabilidade, impulsionada por diversos fatores, como:

  • Preocupações ambientais: mudanças climáticas, esgotamento de recursos e aumento dos custos de energia estão aumentando a demanda por soluções verdes. Segundo a Agência Internacional de Energia, os edifícios respondem por 30% do uso global de energia e das emissões de carbono relacionadas;
  • Vantagem financeira: os governos estão implementando regulamentações ambientais mais rigorosas, tornando as práticas sustentáveis financeiramente vantajosas, pois possuem menos custos de manutenção e geram menos resíduos, de acordo com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil;
  • Avanços tecnológicos: inovações em energia renovável, materiais de construção verdes e tecnologias de economia de água estão tornando as opções ecologicamente corretas mais acessíveis e econômicas;
  • Mudança nas preferências do consumidor: compradores com consciência ambiental estão dispostos a pagar um prêmio por propriedades sustentáveis, impulsionando a demanda do mercado. Um estudo de 2021 da National Association of Home Builders descobriu que a geração millenial, por exemplo, tem mais preferência por imóveis eco-friendly;

Em suma, incorporar práticas sustentáveis no mercado imobiliário beneficia a todos. Afinal, isso leva a menor consumo de energia, redução das emissões de carbono, impacto ambiental minimizado e, por fim, a um planeta mais saudável para as gerações futuras.

Características dos imóveis eco-friendly

Então, o que são imóveis eco-friendly? As características principais de empreendimentos sustentáveis incluem:

  • Eficiência energética: fontes de energia renovável, como painéis solares ou sistemas geotérmicos, reduzem significativamente o consumo de energia e a pegada de carbono. Por exemplo, uma casa bem isolada e aparelhos de alta eficiência podem reduzir o consumo de energia de 50% a 95%, conforme informações do Portal Solar;
  • Materiais sustentáveis: recursos reciclados, de origem local e rapidamente renováveis, como bambu ou madeira colhida de forma sustentável, minimizam o impacto ambiental durante a construção e ao longo da vida útil da propriedade;
  • Conservação de água: torneiras de fluxo baixo e paisagismo com baixo consumo de água reduzem o uso de água e a pressão sobre os recursos locais;
  • Gestão de resíduos: compostagem, programas de reciclagem e sistemas de coleta de lixo reciclável promovem a gestão responsável dos resíduos. Inclusive, a compostagem no local reduz o lixo orgânico enviado para aterros sanitários e cria fertilizantes ricos em nutrientes para jardins;
  • Ambiente interno saudável: ventilação adequada e materiais de construção não-tóxicos criam um espaço de vida mais saudável para os moradores. A arquitetura sustentável pode melhorar a saúde respiratória e reduzir a exposição a produtos químicos nocivos;

Benefícios de escolher imóveis eco-friendly

Mudar para uma propriedade sustentável oferece inúmeras vantagens:

Impacto ambiental reduzido

Ao minimizar sua pegada de carbono e consumo de recursos, você contribui ativamente para um planeta mais verde, priorizando também o futuro das próximas gerações.

Contas de serviços públicos mais baixas

Recursos de eficiência energética e fontes de energia renovável se traduzem em economias significativas nas contas de serviços públicos, como energia elétrica e água, por exemplo. Como vimos, instalar painéis solares pode eliminar em quase 100% os seus gastos com eletricidade.

Valorização do imóvel

As propriedades sustentáveis estão em alta demanda e muitas vezes apresentam valores de revenda mais altos. De fato, um estudo chamado The Wealth Report indicou que imóveis próximos à natureza têm maior índice de valorização.

Melhora da saúde e do bem-estar 

Recursos ecologicamente corretos promovem ar mais limpo, melhor qualidade da água e um ambiente de vida mais saudável para você e sua família. Diversas pesquisas acadêmicas apontam que viver próximo a espaços verdes urbanos pode reduzir o estresse, melhorar a saúde mental, e trazer mais sensação de realização e felicidade.

Dicas para identificar e escolher imóveis com foco em sustentabilidade

Agora que você entende a importância e os benefícios dos imóveis eco-friendly, como identificar e escolher um que se alinhe com seus valores? Aqui estão algumas dicas úteis:

Trabalhe com um corretor imobiliário experiente

Escolha corretores experientes em imóveis eco-friendly, alguém que possa orientá-lo pelo processo e identificar oportunidades adequadas. Na Sílvio Iwata, por exemplo, nossos consultores possuem experiência e facilidade para ajudar você a encontrar propriedades que se alinhem aos seus objetivos e valores.

Considere a localização e a comunidade

A vida sustentável vai além das paredes da sua casa. Procure por imóveis em bairros com mobilidade a pé, fácil acesso a transporte público, ciclovias e áreas verdes urbanas. Assim, você reduz o uso de carros e promove um estilo de vida mais saudável. Além disso, investigue o compromisso da comunidade com iniciativas de sustentabilidade, como programas de gestão de resíduos e fontes de energia renovável.

Leve em consideração os custos de longo prazo

Embora o investimento inicial possa ser um pouco maior, leve em consideração a economia potencial de serviços públicos, benefícios fiscais e aumento do valor da propriedade ao longo do tempo. Os recursos sustentáveis muitas vezes se pagam a longo prazo.

Priorize suas necessidades

Nem todos os recursos sustentáveis têm a mesma importância para todos. Identifique quais aspectos são mais cruciais para você (por exemplo, eficiência energética, conservação de água, qualidade do ar interno) e priorize-os em sua pesquisa pelo imóvel perfeito.

Que tal escolher um imóvel eco-friendly com a Silvio Iwata?

Ao escolher imóveis eco-friendly, você não está apenas investindo em uma casa, mas também em um planeta mais saudável e em um futuro mais sustentável para as próximas gerações. Agora que você sabe mais sobre o tema, poderá navegar com confiança pelo mercado imobiliário sustentável e fazer uma escolha consciente. Para facilitar ainda mais, que tal contar com a ajuda de experts em achar o imóvel dos seus sonhos?

Descubra imóveis eco-friendly com a Silvio Iwata!

Somos especializados em ajudar compradores com consciência ambiental a encontrar imóveis eco-friendly e propriedades que atendem às suas necessidades. Entre em contato conosco ainda hoje e nos deixe te ajudar nessa jornada!

Posts Relacionados

Como valorizar seu imóvel com pequenas reformas: 4 dicas práticas

Silvio Iwata
25 de março de 2024
leia agora

Checklist para compradores de imóveis: o que avaliar antes de fechar um negócio

Silvio Iwata
21 de fevereiro de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou