Publicado por: Silvio Iwata
Morar perto de áreas verdes urbanas é um privilégio desfrutado por apenas 13% da população das cidades.¹ Esse estilo de vida promove bem-estar e incentiva as atividades físicas. Por isso, pode ser um critério-chave na escolha de um imóvel.
Hoje, o desenvolvimento urbano estabeleceu diversos facilitadores, como acesso ao comércio e serviços de alta qualidade. Contudo, também há desvantagens, como estresse, falta de tempo, sedentarismo e outros riscos à saúde física e mental.
Entenda qual a importância das áreas verdes nas cidades e onde encontrar imóveis que promovem a convivência com a natureza. Vamos lá?!
Aproximadamente 43% das pessoas vivem nas cidades. Com isso, muitos experimentam o fenômeno da “penalidade psicológica urbana”.¹
Um dia no centro urbano pode gerar experiências de ansiedade, estresse e descontentamento. A rotina é caracterizada pela superexposição a alimentos e estilos de vida que, em excesso, podem desestabilizar o corpo e a mente.
Sem áreas verdes urbanas, nem sempre as pessoas dispõem de meios adequados para descomprimir esse desgaste e manter uma vida saudável.
As áreas verdes urbanas geram estímulos aos nossos sentidos que contribuem para gerenciar as penalidades psicológicas urbanas. Igualmente, influencia a motivação das pessoas para adotar um estilo de vida mais saudável, com alimentação adequada e exercícios físicos.
A influência das áreas verdes na qualidade de vida urbana altera a percepção das pessoas sobre o valor dos imóveis. Atividades ao ar livre, conexão com a natureza, ar puro e outros benefícios são novas prioridades dos consumidores.
Uma tendência que ilustra muito bem a questão são os apartamentos garden. As unidades térreas eram o 'patinho feio' dos lançamentos imobiliários, sendo as menos concorridas nos empreendimentos.
Hoje, em diversos projetos, o espaço extra dessas unidades é utilizado para criar jardins e instalar comodidades para convivência ao ar livre. Assim, os apartamentos-jardins tornam-se cada vez mais populares e frequentemente são os primeiros a serem vendidos.
As áreas verdes dos bairros também são relevantes para valorização dos imóveis. Trata-se da atmosfera ao redor da residência, que impacta a percepção das pessoas sobre como é morar no bairro.Ter uma boa experiência passa não só por comodidades, mas por aspectos sensoriais:
Além disso, o ambiente ao redor estimula práticas saudáveis, como exercícios ao ar livre, contato com a luz do sol e contemplação da natureza. Logo, há benefícios diretos e indiretos para o bem-estar das pessoas.
Cidades que conseguem preservar ambientes naturais no centro urbano se destacam. Maringá, por exemplo, conta com diversas áreas que impactam o valor dos imóveis:
O Parque do Ingá é a própria essência da beleza natural de Maringá. No coração da cidade, essa área verde urbana conta com 47,3 hectares preservados da Mata Atlântica. É um lugar que abriga diversos animais e plantas. Um lago tranquilo reflete o céu, e uma trilha ecológica convida à exploração.
Esses benefícios podem ser colhidos pelos moradores do Recanto do Ingá. O novo projeto une a vida urbana à proximidade com a natureza, ficando ao lado da principal área verde da cidade.
Os apartamentos oferecem alternativas de 2 e 3 quartos. Além disso, são equipados com sacada e churrasqueira para que os moradores tenham um aproveitamento ainda melhor do espaço.
A proximidade com o Parque do Ingá é um convite para atividades ao ar livre. No entorno da área verde, por exemplo, existe uma pista para caminhadas, ciclismo e passeios com animais de estimação. Também é um ponto excelente para desfrutar dos finais de semana.
As áreas verdes urbanas contribuem para a sustentabilidade. É a forma de combater o efeito das mudanças climáticas e promover um estilo de vida mais saudável para as pessoas.
Para isso, as cidades do futuro e seus projetos procuram reduzir os impactos ambientais:
Os empreendimentos em parceria com a Silvio Iwata estão alinhados às tendências. A sustentabilidade é um elemento presente nos novos lançamentos, aproveitando-se das áreas verdes urbanas de Maringá.
A Silvio Iwata pode ajudar na busca pelo imóvel ideal. Nossa equipe está disponível para realizar um atendimento personalizado e contribuir para que você encontre casas e apartamentos com o seu perfil.
Há diversas oportunidades, indo de imóveis de alto padrão até casas e apartamentos acessíveis pelos programas governamentais, como o Minha Casa Minha Vida e o FGTS para a casa própria. Você também pode comprar na planta para conseguir um preço ainda mais acessível nos principais empreendimentos.
Maringá conta com inúmeras áreas verdes urbanas, e o conhecimento sobre a cidade contribui para você encontrar o imóvel certo. Por isso, não deixe de desfrutar de uma vida mais saudável nas cidades, em harmonia com a natureza.
Agora que você já conhece a importância das áreas verdes urbanas, que tal conhecer o bairro mais sustentável do mundo? Leia o artigo A Revolução Sustentável de Eurogarden Maringá e conheça o novo bairro da cidade!
1. Coluna Impacto. Contato com a natureza melhora a saúde mental, mostra estudo. VEJA, São Paulo, 14 out. 2023. Acesso em: 20 out. 2023.
MATRIZ:
Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR
CONTATO:
(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br
Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: