Mercado imobiliário

Valorização de imóveis para investir: 4 dicas importantes

Silvio Iwata
4 de julho de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

A valorização de imóveis atrai muitos investidores para o setor. Além de historicamente serem ativos interessantes para a proteção patrimonial, o segmento imobiliário oferece uma excelente rentabilidade com aluguel e revenda.

Assim, ates de comprar, é importante entender quais são os fatores que influenciam no valor do imóvel. Trata-se de um conhecimento importante para estimar o desempenho do ativo ao longo do tempo e realizar uma aplicação rentável.

Neste conteúdo, separamos 4 dicas para você ter mais segurança nessa avaliação e identificar boas oportunidades no segmento. Continue a leitura!

O que é valorização de imóveis

A valorização do imóvel acontece quando o valor pago na compra é multiplicado por um número acima de um na venda. Por exemplo: um terreno de 100 mil reais que passou a valer 110 mil apresentou um ganho de 10% (100 mil x 1,1).

Por sua vez, a desvalorização seria a multiplicação do valor por um número abaixo de um. Por exemplo: se o terreno mencionado perdeu 10%, seu valor passou a ser de 90 mil reais (100 mil x 0,9).

O que determina a valorização de imóveis é a oferta e a demanda. Quanto mais pessoas estiverem interessadas na compra de um imóvel, maior será o teto que o vendedor pode estipular como preço e, ainda assim, fechar negócio.

O mercado de imóveis na última década

Os imóveis apresentaram um desempenho sólido nos últimos anos. Entre 2008 e 2019, o índice FipeZAP mostra um crescimento médio de 208,94%, ao mesmo tempo em que os aluguéis aumentaram 114,98%.

Essa valorização ficou acima da mera correção do preço pela inflação. No mesmo período, o Brasil teve uma taxa de inflação acumulada de 77.8%, de acordo com dados do Índice FipeZAP.

Taxa de valorização de imóveis 2023

De acordo com dados publicados na Revista Exame, a valorização dos imóveis em 2023 está 23,3% acima do mesmo período de 2022. Vale ressaltar que o preço dos aluguéis já acumula alta de 6,39% entre janeiro e abril de 2023.

Como calcular a valorização de um imóvel

Uma forma de calcular a valorização de imóveis é verificar o retorno do investimento (ROI):

  • ROI = (receita - custo) ÷ custo
  • (R$ 110.000 - R$ 100.000) ÷ 100.000 = 0,1 ou 10%.

No custo, é importante avaliar a presença de taxas e comissões na operação. Já na receita, uma possibilidade é incluir os aluguéis recebidos para avaliar a rentabilidade total da operação.

Como funciona a valorização dos imóveis

A valorização dos imóveis ocorre por fatores que aumentam a demanda ou diminuem a oferta. Esses fatores podem se referir ao bem, à situação financeira do proprietário, à localização do bem ou a outros fatores.

Obrigações legais

As restrições, os impostos e as irregularidades são pontos negativos — que podem desvalorizar o imóvel. Por isso, é importante contar com uma imobiliária de confiança para não ter surpresas na compra nem prejudicar o valor de mercado na venda.

Características e reformas no imóvel

Tamanho, arquitetura, conservação e outras características podem influenciar diretamente na valorização. Aliás, é possível fazer reformas e mudanças na decoração para que o imóvel se valorize diante dos compradores.

Por outro lado, um estado de conservação ruim será problemático em relação ao valor de mercado. Igualmente, se o imóvel tiver problemas estruturais e decisões ruins de arquitetura, pode haver uma desvantagem.

Potencial de construção

Os imóveis também podem se valorizar de acordo com a facilidade de se construir nele. Nesse sentido, é preciso observar tanto as características do terreno e das edificações já presentes com a legislação municipal, que pode trazer restrições.

Casal lendo sobre valorização de imóvel no celular.

Legislação e projetos municipais

As leis municipais são um bom indicativo do futuro das regiões. Por exemplo: uma região que receberá investimentos de infraestrutura tende a se valorizar com o tempo, aumentando o preço dos imóveis.

Renda ativa e passiva

Os imóveis que facilitam a geração de renda costumam se valorizar. Um caso comum são as casas e os apartamentos que despertam interesse de aluguel, gerando uma renda passiva para o proprietário.

Outra situação envolve os diferenciais para a renda ativa. Por exemplo: uma loja em um excelente ponto de comércio tem potencial de valorização. Outros exemplos são as garagens e os galpões que facilitam o processo de logística. Por fim, podemos citar as salas comerciais localizadas nos centros urbanos.

Localização

A localização é um critério decisivo. Além de aspectos como vista e qualidade de vida na região, é importante que o imóvel esteja em ambiente que favoreça a finalidade dele.

Por exemplo: uma casa de veraneio perto da praia terá um ganho de valor, assim como uma loja no centro da cidade e uma residência grande próxima a mercados e escolas. 

4 dicas estratégias para maximizar a valorização de imóveis 

Desde a compra, as decisões tomadas pelo investidor podem impactar no preço futuro do imóvel. Confira 4 dicas para facilitar a valorização de imóveis.

1. Faça uma pesquisa e analise o mercado

Um primeiro cuidado é realizar uma pesquisa extensa sobre o imóvel, conferir ofertas similares e a região onde o bem está localizado. Você pode organizar essas informações com uma análise SWOT (uma abreviação das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, ou seja, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças):

  • ambiente interno (imóvel) — pontos fortes e pontos fracos;
  • ambiente externo (localidade) — oportunidades e ameaças.

A ideia é buscar maneiras de melhorar os pontos fracos do imóvel e potencializar os fortes. Por exemplo: se um imóvel está mal-conservado (ponto fraco), é possível fazer uma reforma. Se o bem tem uma área externa grande (ponto forte), pode ser interessante construir uma piscina. 

Você também precisa pensar em maneiras de compensar as ameaças e aproveitar as oportunidades. Por exemplo: se uma região pode receber investimentos de infraestrutura, isso indica uma oportunidade.

Já se a compra se refere a uma região com índices ruins de segurança, pode ser interessante priorizar casas e apartamentos em condomínio fechado.

2. Faça reformas e melhorias

As melhorias são muito bem-vindas para valorizar o imóvel. O ideal é entender o perfil do imóvel:

  • baixo;
  • médio;
  • alto padrão.

Igualmente, as melhorias precisam respeitar a finalidade

  • moradia;
  • casa de veraneio;
  • comércio;
  • logística;
  • construção.

Em resumo, as reformas podem buscar a conservação do imóvel ou realizar melhorias que façam sentido para o perfil do comprador. 

3. Diversifique os investimentos por região

A diversificação dos investimentos também se aplica aos investimentos em imóveis. Trata-se de buscar ativos com baixa correlação.

Imagine que uma pessoa tem imóveis em três bairros com características diferentes. Se existe um problema de infraestrutura em um deles, a carteira de ativos não está comprometida como um todo, afinal, as outras propriedades não estão submetidas às mesmas condições e podem, inclusive, compensar as perdas.

Se todos os imóveis estivessem em uma única região e houvesse um problema no local, a tendência seria que todos os investimentos fossem prejudicados.

4. Adote uma boa estratégias de marketing e vendas

Um cuidado é saber que a estratégia de marketing e vendas do seu imóvel será importante para que mais pessoas estejam interessadas. Divulgação adequada, conhecimento dos corretores, reputação e expertise da imobiliária são fundamentais no processo.

A valorização de imóveis é um processo que começa com uma boa escolha dos ativos. Depois, é preciso conservar o bem e/ou realizar melhorias. Por fim, é preciso traçar uma estratégia adequada para realizar uma boa venda.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Para complementar sua leitura, confira outro conteúdo nosso e entenda como funciona o investimento em imóveis!

Posts Relacionados

Potencial de valorização imobiliária em Maringá: confira as oportunidades de investimento

Silvio Iwata
22 de abril de 2024
leia agora

Descubra as oportunidades dos bairros em ascensão em Maringá

Silvio Iwata
17 de abril de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou