Compra

Conheça 6 fatores que influenciam o valor do imóvel

Silvio Iwata
11 de março de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

Saber o valor do imóvel é um dos pontos mais importantes para comprar, alugar e investir em casas, apartamentos e salas comerciais. Afinal, com uma boa avaliação, podemos entender se o preço está justo e identificar oportunidades de mercado.

Diversos fatores influenciam o valor de uma propriedade. Quanto mais precisa for a avaliação, maiores são as probabilidades de tomar as melhores decisões durante uma negociação.

Logo abaixo, listamos itens que devem ser considerados e dicas para você realizar boas avaliações. Continue a leitura e tire as suas dúvidas!

O que influencia o valor do imóvel?

O valor do imóvel é determinado pela oferta e demanda. Um bom exemplo são os apartamentos dos centros urbanos e as casas na praia que, pela procura muito maior que a oferta, costumam ser bem cotados.

Geralmente, a avaliação é realizada comparando a propriedade escolhida a outras que estejam disponíveis no mercado. Se, por exemplo, uma casa é similar à outra da mesma localidade, mas é maior, a tendência é haver mais demanda por ela. Logo, o valor aumenta.

As características mais importantes são aquelas que atendem a desejos e a necessidades. Esses são os pontos que devemos focar ao realizar a análise. Confira uma lista de 6 itens indispensáveis.

1. Localização

A localização é um dos pontos de maior impacto no valor do imóvel. Em geral, esse é o primeiro fator que uma pessoa considera ao buscar um imóvel para morar, tanto na compra como na locação.

Fique atento ao atendimento do local com produtos e serviços. Qualidade do transporte, água, serviço de luz, saneamento, internet e diversos outros pontos devem ser considerados.

Outra questão é a segurança. Mesmo bons imóveis em áreas inseguras tendem a perder valor de mercado. Da mesma forma, condomínios e boas infraestruturas de segurança tendem a valorizar o bem.

Também devemos considerar a proximidade do imóvel com pontos de interesse. É comum, por exemplo, as pessoas desejarem morar mais próximas dos centros urbanos, do comércio, de locais de lazer, de universidades etc.

2. Tamanho do imóvel

Os imóveis maiores geralmente são mais valorizados que os menores. É algo percebido em diferentes negócios, da compra de terrenos às moradias construídas.

Contudo, não é o único fator ligado às dimensões do imóvel. Um segundo elemento importante é o aproveitamento do espaço interno, devido às soluções de arquitetura e engenharia. Isto é, uma casa bem construída e organizada pode ter mais valor que uma similar com decisões ruins de design.

3. Status da construção

Um ponto que gera boas oportunidades é o status da construção. No curto prazo, um imóvel pronto costuma ser mais bem-avaliado que uma casa ou apartamento na planta. Por isso mesmo, muitas pessoas realizam a compra antes de o bem ser construído para obter preços vantajosos.

4. Condições do imóvel

Os imóveis novos e bem-preservados terão mais valor que aqueles que demandam reformas. Inclusive, o estado de conservação afeta bastante o aluguel do imóvel.

Em alguns casos, o investidor ou morador pode comprá-lo para realizar a reforma e valorizar a propriedade. Assim, situações que, apesar de desvalorizar o imóvel, são reversíveis podem virar oportunidades. Porém, é preciso avaliar bem quais são os custos e o potencial da propriedade pós-reforma.

Casal pintando parede para melhorar valor do imóvel

5. Facilidades

Os itens que trazem mais comodidade costumam ser objeto de desejo e afetam o valor do imóvel. Veja exemplos:

  • iluminação natural;
  • apartamento em andares superiores;
  • vaga de garagem;
  • acabamentos e revestimentos;
  • design interno;
  • elevador;
  • serviços no condomínio;
  • área de lazer.

Esses itens costumam ser considerados diferenciais do imóvel. Mesmo casas e apartamentos de tamanho similares podem ter diferenças de valor conforme os facilitadores existentes.

6. Regularização

As pendências do imóvel se refletem no seu valor de mercado. IPTU, hipoteca, pendências judiciais e diversas outras podem gerar risco ao comprador — e devem ser avaliadas com cuidado.

Igualmente, lembre-se de que, em geral, as pessoas que compram um terreno para construir precisam regularizar a construção. Esse é mais um motivo pelo qual o terreno tende a ser mais barato que imóvel já construído na mesma localidade. Logo, pode ser uma boa oportunidade de negócio.

Como realizar uma boa avaliação dos imóveis?

É muito importante tomar cuidado na hora de avaliar o imóvel. Afinal, o erro costuma fazer a pessoa pagar mais do que deveria para comprar ou alugar o bem. Listamos passos que vão tornar o processo muito mais fácil.

Faça uma lista de verificação

Um bom começo é transformar os itens mencionados em uma lista. Assim, você não vai esquecer nenhum ponto da avaliação e pode manter o registro para comparar imóveis.

Procure valores de imóveis na mesma localidade

Tente sempre comparar mais de uma propriedade na mesma região. Isso porque, ao visitar apenas uma casa ou apartamento, a análise pode ser muito subjetiva, gerando um resultado fora da realidade de mercado.

Além disso, encontrar imóveis similares com diferença de preço é uma boa maneira de identificar oportunidades. Afinal, existe a chance de um deles estar à venda por menos que o seu valor.

Conheça a comunidade ao redor do imóvel

O conhecimento da localidade também faz diferença: entenda serviços, opções de lazer, vizinhanças, segurança e demais aspectos da localidade. Aliás, procure visitá-la em diferentes dias e horários.

Outra fonte de pesquisa são as notícias sobre a região. Muitas vezes, os problemas de infraestrutura e serviços públicos não são aparentes no momento da visita. Porém, notícias sobre alagamentos, enchentes, crimes, falta de atendimento da prefeitura e afins podem revelar problemas que desvalorizem o imóvel.

Conte com o auxílio de especialistas

Independentemente da operação — aluguel, compra, aquisição na planta, investimento etc. —, o mais importante é buscar uma imobiliária de confiança. Muitos pontos da avaliação dependem do conhecimento de mercado. E, com experiência na área, é mais fácil comparar as diferentes alternativas e chegar ao valor real do bem.

Com o valor do imóvel obtido junto a um especialista, você saberá exatamente quais são as vantagens e desvantagens. Além disso, uma boa imobiliária vai facilitar todo o processo — documentação, financiamentos, garantias e formalidades — para que você consiga realizar o seu objetivo. Logo, haverá menos burocracia tanto na avaliação como na conclusão do negócio.

Gostou de aprender mais sobre a avaliação? Se quiser tirar outras dúvidas sobre o mercado imobiliário, aproveite a visita e entenda se é melhor construir ou comprar um imóvel!

Posts Relacionados

O papel da sustentabilidade no mercado imobiliário: como escolher um imóvel eco-friendly

Silvio Iwata
28 de fevereiro de 2024
leia agora

Checklist para compradores de imóveis: o que avaliar antes de fechar um negócio

Silvio Iwata
21 de fevereiro de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou