Compra

Vale a pena comprar apartamento na planta? Entenda as condições!

Silvio Iwata
12 de janeiro de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

Muitas pessoas consideram a compra de um apartamento na planta, mas ainda têm dúvidas sobre como ela funciona. Se é o seu caso, vale a pena conhecer o assunto, pois há excelentes oportunidades nesse mercado.

Você pode pagar preços mais baixos e encontrar um excelente imóvel. Além disso, por meio de uma imobiliária de confiança e um corretor especialista você pode raliazar bons investimentos.

Em muitos casos, o apartamento na planta é uma oportunidade financeira, em outros a chance de encontrar o imóvel que você sempre desejou. Continue a leitura e tire as dúvidas sobre essa operação.

O que é compra de apartamento na planta?

A compra de apartamento na planta é a aquisição antes mesmo de o imóvel ser construído. Nela, a incorporadora, que é a empresa responsável pela operação, apresenta um projeto aos interessados, comprometendo-se com a sua realização, e recebe os pagamentos acordados entre os envolvidos conforme as fases da construção.

A incorporadora cuida de todas as questões legais e técnicas do processo. Assim, ao estar devidamente autorizada pelos órgãos públicos e com o projeto pronto, é possível iniciar as vendas, contando frequentemente com auxílio de uma imobiliária.

Como comprar um apartamento na planta?

Com o lançamento, você já pode comprar uma das unidades do imóvel na planta. Essa compra acontece, portanto, com base nas informações disponíveis sobre o projeto, por exemplo:

  • planta do imóvel;
  • descrições do projeto;
  • maquetes físicas ou virtuais;
  • tour virtual;
  • localização;
  • orçamento e cronograma.

Para manter a sua credibilidade e reputação, os consultores precisam selecionar bons parceiros para realizar os lançamentos bem-sucedidos e manter o histórico positivo no mercado. Por isso, caso você se interesse pelos imóveis na planta, o melhor caminho é buscar uma imobiliária de tradição, que tenha um nome a zelar na região do projeto.

Quais são as vantagens de comprar um apartamento na planta?

Não há certo ou errado entre as diferentes maneiras de construir ou comprar um imóvel. Cada uma é indicada para um perfil de comprador, de acordo com os benefícios da operação. No caso dos apartamentos na planta, as vantagens são listadas a seguir.

Mulheres pesquisando em celular apartamento na planta

Tempo para pagamento

Os pagamentos do imóvel na planta são distribuídos conforme a fase do projeto, sendo, em boa parte dos acordos, de até 30% durante a construção. Outra vantagem é a possibilidade de parcelamento diretamente com a construtora, ou seja, sem necessitar de um financiamento bancário. Logo, você consegue se planejar para pagar em mais tempo.

Preço mais barato

Os valores envolvidos na operação, na maioria dos casos, são menores que em um imóvel similar ao que será construído. Por isso, planejar-se para poder comprar na planta é uma decisão com excelente custo-benefício.

Potencial de valorização

Pelo valor inicial mais baixo, a margem para valorização do investimento é ainda maior que na compra de imóveis prontos. Além disso, o auxílio de corretores especializados na região ajuda a entender as vantagens e desvantagens de cada apartamento, viabilizando a escolha daqueles com mais potencial conforme seus objetivos.

Personalização do acabamento

Muitos empreendimentos trazem margem para escolha de acabamentos, revestimentos e organização interna dos cômodos. Também é comum, nos imóveis mais novos, a chamada reversibilidade, ou seja, construções mais facilmente alteradas sem prejudicar a estrutura do apartamento. Por isso, a personalização é outro motivo para fazer a compra do imóvel na planta.

Construção de um patrimônio duradouro

O investimento em um imóvel na planta é considerado de longo prazo e tem o potencial de reserva de valor, ajudando a lidar com contextos econômicos ruins. É um mercado que apresenta uma tendência de crescimento contínuo.

Em quais situações a compra do imóvel na planta é indicada?

O comprador de apartamentos na planta é alguém que não tem a demanda de uso imediato, porque será preciso aguardar a construção. Assim, é uma operação planejada, que deve ser realizada com antecedência. Veja para quais necessidades ela é indicada.

Melhorar a rentabilidade dos aluguéis

Em primeiro lugar, encontramos as pessoas que desejam uma rentabilidade maior de aluguéis. Imagine um percentual "x" de aluguel, calculado sobre o valor do imóvel.

Ao comprar o imóvel na planta, o valor investido seria menor que o do imóvel quando estiver pronto. Por exemplo: se o investidor pagar R$300.000,00 e o imóvel passar a valer R$500.000,00, o percentual "X" seria calculado sobre esse segundo valor.

Por isso, se o seu objetivo é alugar o apartamento, encontrar os investimentos certos de apartamento na planta é uma forma de potencializar os ganhos.

Revender o imóvel

O comprador também pode vislumbrar a lucratividade na diferença entre o preço pago na compra e na venda do apartamento. Além da valorização histórica do mercado imobiliário, o imóvel na planta é mais barato que o pronto.

Inclusive, segundo dados levantados pelo Valor Econômico, o segmento cresceu 15,3%, ao ano, em uma década. Junto à diferença entre o valor no lançamento e no imóvel pronto, existem bons motivos para acreditar em uma excelente revenda.

Morar no lar dos sonhos

Os preços mais acessíveis e formas de pagamento do lançamento imobiliário permitem que as pessoas comprem apartamentos mais adequados às suas necessidades e desejos. Muitas vezes, é possível morar em bairros mais requisitados e moradias mais espaçosas, por exemplo. Além disso, pessoas que não teriam os recursos para sair do aluguel encontram um mercado mais acessível para realizar esse sonho.

Em qualquer dos três perfis, vale a pena buscar uma imobiliária de confiança. Além de auxiliar com o conhecimento sobre a local, a imobiliária simplifica todas as etapas, jurídicas e burocráticas, da operação. Na Silvio Iwata, por exemplo, você conta com uma equipe jurídica especializada para fazer uma compra mais ágil e tranquila.

Como você pôde ver, a compra de apartamento na planta traz um excelente custo-benefício, especialmente para quem planeja a longo prazo e conta com o apoio de consultores especializados. Por isso, é importante conhecer os projetos em andamento na sua localidade e verificar se algum deles atende às suas expectativas.

Agora, se você quiser aprender mais sobre as diferenças entre as modalidades de compra, confira nosso conteúdo com as principais formas de comprar um apartamento!

Posts Relacionados

O papel da sustentabilidade no mercado imobiliário: como escolher um imóvel eco-friendly

Silvio Iwata
28 de fevereiro de 2024
leia agora

Checklist para compradores de imóveis: o que avaliar antes de fechar um negócio

Silvio Iwata
21 de fevereiro de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou