Compra

Saiba como comprar um terreno para construir a sua casa dos sonhos

Silvio Iwata
15 de dezembro de 2021

Publicado por: Silvio Iwata

Muitas pessoas buscam informações sobre como comprar um terreno para construir, em vez de adquirir um imóvel pronto. Isso não acontece por acaso, essa decisão envolve vários aspectos, como valor atual e futuro da propriedade, condições para construir e conformidade do projeto com a legislação.

Se você tomar todos os cuidados, é possível encontrar excelentes lotes para construir uma casa do seu jeito. Além disso, investir em uma área logo no começo é uma boa opção para pagar barato e lucrar com uma possível venda.

Logo abaixo, entenda quais são os benefícios de comprar um terreno e as boas práticas na hora de escolher uma propriedade.

Quais os benefícios de comprar um lote?

Escolher entre comprar um terreno para construir ou adquirir um imóvel pronto não é uma questão de certo ou errado. O que você precisa saber é qual opção atende às suas necessidades, conforme o seu momento de vida atual e as perspectivas para os próximos anos. Veja quais são os pontos positivos encontrados ao optar pelo loteamento.

Adequar o projeto às necessidades da família

Uma vantagem de comprar o lote é adequar o projeto às particularidades da sua família. Quantidade de pessoas, hábitos de lazer, recursos para investir na construção e diversos outros fatores podem ser considerados.

É possível, por exemplo, buscar novas tecnologias, materiais sustentáveis, eficiência no uso da energia, opções de acessibilidade para idosos, espaço de lazer para os filhos, áreas destinadas a animais domésticos etc., sempre de acordo com seus desejos e necessidades.

Escolher revestimentos

Quando se escolhe comprar um terreno para construir, poderá personalizar e deixar a casa do seu jeito. Além da funcionalidade, existe toda a parte de pisos, paredes e outros revestimentos que ajudam a dar um toque pessoal ao imóvel.

Ver a valorização do imóvel

A possibilidade de valorização também é uma vantagem, mesmo para quem tem o objetivo inicial de morar para sempre na propriedade. Diversas mudanças podem levar a decisão de alugar ou vender o imóvel, como trocar de emprego, ver os filhos irem morar sozinhos e ter um aumento de renda. Nessa hora, é importante que a propriedade tenha um bom preço e esteja localizada em uma região com perspectivas positivas.

Deixar o projeto aberto a mudanças

Os projetos de construção podem ser pensados para mudar com o passar do tempo. É o caso, por exemplo, de pensar a construção em etapas, deixando alternativas que possibilitem mudanças futuras nos cômodos e áreas do imóvel.

Como comprar um terreno ideal para construir?

Agora que você já entende como comprar um terreno pode ser vantajoso, podemos focar no passo a passo para tomar boas decisões. Separamos 6 cuidados que vão fazer a diferença na hora de escolher o seu lote.

Pesquise a empresa responsável pelo loteamento

O loteamento é um processo que envolve uma série de etapas legais, aprovação no município, divisão e demarcação dos terrenos e registro de imóveis. Por isso, você deve buscar empresas confiáveis, que deem garantias de que está tudo certo.

Além disso, conhecer o histórico da empresa responsável dá segurança sobre as condições da oferta. Isto é, você estará mais seguro se souber que a empresa já realizou entregas corretas anteriormente e que o terreno possui laudos técnicos que viabilizam a construção de projetos.

mãos de uma pessoa acessando o site da Silvio Iwata pelo celular para entender como comprar um terreno

Verifique se a propriedade está regular

A documentação necessária para verificar se o terreno está regular é obtida em três frentes. A primeira é o cartório de registro de imóveis (RGI) responsável pelo local. Lá será feita uma mudança nos registros: deixará de haver um único terreiro para ter vários lotes.

Além disso, o projeto precisa ter a aprovação da prefeitura local, na qual você também pode verificar se existem dívidas relacionadas ao IPTU. Por fim, a legislação municipal precisa ser consultada para quais são as atividades permitidas, limites de construção, finalidade do imóvel etc. Nessa etapa, uma boa medida é contar com o apoio de um advogado experiente.

Analise bem a região

Entre os pontos mais importantes, a região é responsável por grande parte do conforto e também pode facilitar a valorização do imóvel ao longo do tempo. Segurança, serviços públicos, distância para os centros urbanos e atividades permitidas pelo município são alguns exemplos do que você deve prestar atenção.

Lembre-se também de pesquisar imóveis já construídos na mesma região ou em regiões próximas, bem como de projetos de casas e apartamentos na planta. Com isso, é possível ter mais clareza sobre as condições oferecidas. Sem contar que o mercado imobiliário é dinâmico, e talvez você encontre opções para comprar um imóvel melhores que construir na localidade específica em que deseja morar.

Visite o local

Outro passo importante é visitar o terreno. Em dias variados, vá à localidade para entender questões como posição do sol, inclinação do terreno, distância para centros urbanos, efeitos causados pela chuva, serviços ao redor e hábitos dos vizinhos.

Igualmente, é importante usar essa etapa para fazer uma estimativa das necessidades e custos para construir no lote. Se necessárias, certas atividades, como terraplenagem, muros de arrimo e nivelamento, terão grande efeitos sobre os valores envolvidos. Sempre que possível, vale a pena ouvir os responsáveis pela construção.

Confira as possibilidades de financiamento

A viabilidade financeira do projeto também é um fator decisivo. Entre os pontos mais relevantes, está encontrar linhas de crédito para pagar o terreno parcelado e ter mais recursos livres para investir na construção. Avalie principalmente a relação entre os juros e o prazo para quitar o financiamento.

Conte com a ajuda de uma imobiliária especializada

Contar com uma imobiliária de confiança é uma forma de agilizar as etapas e ter mais segurança na forma como comprar um terreno. Veja alguns exemplos desses facilitadores:

  • fazer a triagem das empresas e projetos existentes;
  • aproximar o comprador de quem deseja vender;
  • esclarecer as condições e fornecer os documentos solicitados;
  • agilizar a visitação da propriedade e tirar dúvidas sobre as características do terreno;
  • colocar uma equipe jurídica para analisar as condições dos lotes;
  • buscar parceiros para oferecer melhores condições de financiamento.

Sendo assim, você terá como comprar um terreno que já passou em critérios rigorosos de avaliação. Afinal, uma imobiliária que conta com uma boa reputação no mercado deseja manter sua credibilidade, escolhendo opções de investimento que atendam às necessidades e desejos de seus clientes. Além disso, com esse auxílio, será possível facilitar o processo, os financiamentos, a obtenção da documentação etc.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a compra de lotes? Se quiser continuar aprendendo sobre o mercado imobiliário e conhecer excelentes oportunidades de investimento, siga a Silvio Iwata nas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!

Posts Relacionados

O papel da sustentabilidade no mercado imobiliário: como escolher um imóvel eco-friendly

Silvio Iwata
28 de fevereiro de 2024
leia agora

Checklist para compradores de imóveis: o que avaliar antes de fechar um negócio

Silvio Iwata
21 de fevereiro de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou