Compra

Casa em condomínio fechado: saiba quais são as vantagens e as desvantagens

Silvio Iwata
8 de setembro de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

As casas em condomínio fechado são visadas por muitas pessoas. Afinal, esse tipo de imóvel é associado ao conforto e à segurança.

No entanto, antes de decidir pela compra ou aluguel, é importante conhecer todas as vantagens e desvantagens dessa alternativa. Assim, você saberá se realmente atende às suas necessidades.

Logo abaixo, apresentamos os prós e contras de uma casa em condomínio fechado. Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as vantagens de morar em uma casa em condomínio fechado?

O condomínio fechado funciona como uma pequena comunidade. Toda a infraestrutura é planejada de forma a maximizar a qualidade de vida dos moradores. Veja as vantagens desse modelo!

Segurança

A casa em condomínio fechado geralmente é protegida por um sistema de segurança estruturado. Muros, portarias, câmeras, alarmes e vigilantes são alguns exemplos de medidas que costumam ser adotadas.

Geralmente, o investimento será maior em áreas com maior risco de crimes, mas é comum que, mesmo em locais com baixo risco, existam soluções para proteger os moradores.

Lazer

Os condomínios costumam trazer espaços para atividades que promovem o bem-estar e lazer, por exemplo:

  • quadras esportivas;
  • sauna;
  • piscina;
  • salão de jogos;
  • academia; 
  • salão de festas;
  • playground;
  • espaço gourmet. 

A utilização dos espaços pode ser social ou mediante reserva. No primeiro caso, o espaço é aberto aos moradores, enquanto no segundo é preciso realizar um agendamento prévio.

Privacidade

No condomínio fechado, as casas são independentes e a organização interna é similar a de um bairro. A principal diferença é que a convivência no condomínio é baseada em regras pré-definidas que se aplicam a todos os moradores. 

Um ponto de destaque diz respeito às restrições de acesso. Apenas visitantes autorizados podem entrar no condomínio, o que representa mais segurança e privacidade para os moradores.

Existe também o condomínio fechado de apartamentos. Nesse modelo, o espaço contempla vários prédios com pessoas morando em unidades. É, geralmente, uma alternativa mais econômica.

Arborização 

Muitos condomínios fechados possuem diversos espaços arborizados. Essas áreas verdes são excelentes reguladoras de temperatura, deixando o clima mais ameno principalmente nos dias de calor. 

Além disso, é o cenário ideal para passeios e exercícios ao ar livre. É comum até que sejam feitas pistas de caminhada e corrida com extensão completamente arborizada. 

Praticidade e comodidade

O condomínio fechado conta com uma ampla rede de serviços. Esses serviços podem variar dos mais simples, como controle de portaria e recebimento de encomendas, até os mais desenvolvidos, como comércio, caixas eletrônicos, padarias, lanchonetes, conveniência etc.

Muitas vezes, os moradores não precisam deixar as dependências do condomínio para realizar suas atividades cotidianas — o que traz mais praticidade e comodidade.

Mãe e filhas sentam em cama e contemplam casa em condomínio fechado

Valorização do imóvel

O imóvel em condomínio é bastante utilizado para proteger o patrimônio da inflação, ou seja, é uma forma de se resguardar quanto à perda do poder de compra do dinheiro.

Muitos investidores até mesmo buscam maximizar os rendimentos adquirindo os imóveis na planta nos condomínios. Embora tenha de esperar a construção, essa alternativa geralmente permite que o interessado pague um preço mais baixo.

Mesmo que sua intenção inicial não seja o investimento, vale destacar que o imóvel em condomínio é um ativo com tendência de valorização. Logo, se em algum momento surgir a necessidade de vender a residência, as chances de recuperar ou lucrar com a operação são muito maiores. 

Quais são as desvantagens de uma casa em condomínio?

Para morar em um condomínio fechado, os interessados precisam se adaptar às condições estabelecidas, seguindo diferentes normas. Nelas, residem algumas das desvantagens dessas moradias.

Regras de convivência

Geralmente, quando novos moradores entram em um condomínio, é necessário assinar um documento de ciência das regras do lugar. É comum que existam atualizações dessas regras de acordo com as reivindicações dos moradores. 

Horários de entrada de visitantes, restrições de barulho, uso das áreas comuns, dias em que é possível realizar instalações e reparos… Enfim, há diversas determinações às quais os condôminos precisam se adaptar e, caso haja descumprimento de alguma regra, uma multa pode ser aplicada.

Mensalidade 

Entre as obrigações mais importantes desse tipo de moradia, existe o pagamento da taxa de condomínio, que é um valor mensal. Essa quantia está relacionada à manutenção dos serviços e áreas comuns da propriedade, sendo paga pelo morador mesmo no caso de aluguel.

Restrições de construção

Uma casa em terreno individual pode ser, até mesmo, demolida e reconstruída do zero. Já um condomínio fechado conta com limites para alterações nas residências, altura e espaço ocupado pelas construções. Há, portanto, menos liberdade para mudanças.

Como morar em uma casa em condomínio fechado?

Se você chegou até aqui, provavelmente está interessado em saber como morar nesse tipo de residência.

Em primeiro lugar, você pode comprar uma casa. Isso pode ser feito com a aquisição do imóvel na planta ou da residência pronta.

Outra opção é optar pelo aluguel. Como mencionamos, muitas pessoas enxergam as casas em condomínio como um investimento e as oferecem no mercado, criando boas oportunidades para locação.

Em ambos os casos, o auxílio de uma imobiliária de confiança é o caminho mais fácil para ter acesso a excelentes imóveis. Com sua expertise, os corretores estão continuamente mapeando as melhores oportunidades e as ofertas mais adequadas para diferentes perfis de clientes. 

Afinal, com base no conhecimento de mercado que possuem, conseguem avaliar quais valores, taxas, localização, serviços etc. vão atender às expectativas dos interessados.

Resumindo, as casas em condomínio fechado oferecem comodidade, segurança e praticidade. E não é difícil encontrar boas oportunidades para morar nesse tipo de residência quando se tem o auxílio de uma boa imobiliária.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas? Para complementar a leitura, confira também nosso artigo com as vantagens e desvantagens de morar em Maringá e conheça uma excelente cidade para quem procura conforto e bem-estar!

Posts Relacionados

Maringá: ascensão na tecnologia e oportunidades no mercado imobiliário

Silvio Iwata
10 de junho de 2024
leia agora

Guia prático de financiamento para autônomos

Silvio Iwata
22 de maio de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: