Compra

Vantagens e desvantagens de morar em Maringá: o que considerar antes de comprar o seu imóvel

Silvio Iwata
6 de junho de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

Conhecer as vantagens e desvantagens de morar em Maringá (PR) é um passo importante antes de buscar uma casa para comprar ou alugar. Afinal, antes de decidir morar em uma localidade, vale a pena considerar se haverá o encaixe entre as suas necessidades e o destino escolhido.

Um ponto que sempre desperta o interesse das pessoas na cidade é a qualidade de vida, que está entre as melhores do Brasil. Por isso, é uma localidade que merece atenção das pessoas que buscam um excelente lugar para viver.

Logo abaixo, entenda quais são as vantagens e desvantagens de morar em Maringá e descubra se a cidade atende às suas demandas!

As vantagens de morar em Maringá

Entrando na questão das vantagens e desvantagens de morar em Maringá, existem alguns diferenciais interessantes para quem procura um imóvel. Veja os pontos positivos da cidade.

Planejamento da área urbana

Os bairros de Maringá são divididos em zonas, formando um círculo em torno do centro da cidade. Isso é reflexo de uma área urbana que foi planejada para oferecer mobilidade, acesso a serviços e qualidade de vida para os residentes. 

A partir de diferentes áreas residenciais, consegue-se rapidamente chegar ao trabalho, escola dos filhos, comércio, serviços públicos etc. Além disso, há locais que até mesmo seguem normas de construção, com guias para a altura dos prédios e tipos de estabelecimentos próximos.

Esse planejamento também integra positivamente o meio ambiente. Em 2022, Maringá foi reconhecida como Cidade Árvore do Mundo por júri da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO-ONU) e da Fundação Arbor Day. A cidade conta com 21 áreas de preservação, 90 praças e numerosas calçadas ecológicas, reforçando o conforto térmico para os moradores. 

Amplo mercado de trabalho

O mercado de trabalho em Maringá é amplo e diversificado. Devido ao alto grau de desenvolvimento, existe uma boa demanda para profissões com ensino superior, como médicos, engenheiros, advogados, contadores etc. 

Igualmente, você encontra diversas oportunidades em comércio, indústria e construção civil. Outra área bastante desenvolvida no município é a agronomia. Café, milho, trigo, algodão, amendoim e arroz são alguns dos principais produtos da economia local. 

Vale ressaltar que a região Sul apresenta índices de desemprego de 6,5%, sendo esse o menor número de pessoas desocupadas do Brasil. 

Alto índice de qualidade de vida

A cidade de Maringá se destaca em relação à segurança, saneamento básico, saúde e educação. Os bons resultados nesses indicadores levaram o município paranaense a ser escolhido a melhor cidade para morar do Brasil, pelo ranking DGM 2021

Também é uma localidade com bom desempenho em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O IDH de Maringá está em 0.808, que é o 20º melhor do Brasil. Isso significa que a cidade apresenta boas condições de renda, educação e longevidade da população, que são os critérios adotados pelo indicador.

Mulher brinca com duas meninas em apartamento simbolizando uma das vantagens e desvantagens de morar em Maringá

Ensinos público e particular reconhecidos 

Os bairros de Maringá contam com diversas escolas públicas e particulares. Hoje, a cidade é a 5ª melhor do Brasil em relação à educação básica, fundamental e média. Ademais, os alunos têm índices de aprovação superiores à média dos 100 melhores municípios nesse quesito, segundo o DGM.  

No ensino superior, várias das principais redes privadas têm unidades no município, como a PUCPR, a UNIP e a Unicesumar. Além disso, a cidade abriga a Universidade Estadual de Maringá (UEM), 24ª melhor universidade do Brasil, segundo o Ranking Folha de São Paulo, com 89 cursos em diferentes áreas de conhecimento. 

Clima agradável

Apesar de estar localizada na região Sul do país, a cidade de Maringá apresenta um clima agradável, especialmente para moradores que vêm de outras regiões do Brasil. Segundo o INMET, no verão, as temperaturas costumam variar entre 20 ºC e 30 ºC. O inverno, por sua vez, apresenta temperaturas entre 14 ºC e 24 ºC.

Atrações culturais e de lazer

Maringá é a cidade ideal para quem gosta de lazer ao ar livre. Um exemplo é o Parque do Ingá, que é uma área de 47,3 hectares de reserva florestal no centro da cidade. Aliás, ter a natureza dentro do ambiente urbano é um diferencial do município.

Não menos importante é o circuito de shows, eventos, festivais de música, peças teatrais e atividades culturais de Maringá — que, inclusive, conta com a presença de artistas renomados. E há diversos bares, restaurantes, pontos turísticos, shoppings e outros ambientes de lazer para o dia a dia.

Novos projetos de construção civil

A cidade vive um momento de novos empreendimentos imobiliários. Por isso, além das vantagens ligadas à qualidade de vida, você tem mais chances de encontrar o imóvel com as características que deseja.

Entre 2013 e 2020, por exemplo, a oferta de imóveis cresceu 70%. Destacam-se, nesse contexto, as oportunidades de comprar casas e apartamentos na planta, que geralmente oferecem um excelente custo-benefício.

As desvantagens de morar em Maringá

Complementando a lista de vantagens e desvantagens de morar em Maringá, é necessário refletir sobre que tipos de necessidades não serão atendidas caso a pessoa decida morar na cidade. Continue!

Ausência de aeroporto internacional

A cidade conta com o Aeroporto Regional de Maringá (MGF), que oferece rotas diretas para destinos como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre a partir da operação das companhias Azul, Gol e Latam. 

Se você é uma pessoa que continuamente necessita viajar a locais mais distantes, como capitais internacionais, por exemplo, será necessário primeiro deslocar-se a cidades com aeroportos internacionais, como Curitiba ou São Paulo, antes de seguir para o destino. 

Distância do litoral

A mesma lógica se aplica à distância para o litoral. O município está localizado mais próximo ao Centro-Oeste do Brasil, ficando longe das praias do litoral Sul e Sudeste. Em contrapartida, Maringá está há apenas 400 km do famoso destino situado na tríplice fronteira, as Cataratas do Iguaçu.

Como encontrar um imóvel para morar em Maringá

Caso você tenha se interessado em morar na cidade, a imobiliária Silvio Iwata pode te ajudar a superar a barreira do conhecimento sobre os imóveis no município. São mais de 45 anos atuando na cidade e essa experiência será utilizada para você encontrar a moradia ideal.

No site da Silvio Iwata, por exemplo, você tem acesso a centenas de imóveis prontos para alugar ou comprar em Maringá. Além disso, é possível conhecer as alternativas de apartamentos na planta nos principais projetos em andamento na cidade.

Conhecimento, experiência e amplo portfólio são complementados com facilitadores para reduzir burocracias e simplificar os negócios. A Silvio conta com uma equipe de advogados e de corretores especializados para te ajudar nos processo para encontrar e comprar a casa própria.

Por isso, se você já analisou as vantagens e desvantagens de morar em Maringá, lembre-se que será mais fácil encontrar um imóvel com o auxílio especializado. Vale a pena buscar uma casa e aproveitar a qualidade de vida oferecida pela cidade.

Quer uma última dica? Conheça as soluções de financiamento para comprar o seu imóvel em Maringá e faça um bom planejamento financeiro para realizar este objetivo!

Posts Relacionados

Permuta de imóveis: o que é e como funciona esse processo

Silvio Iwata
20 de julho de 2022
leia agora

Bairros de Maringá: saiba como escolher a melhor região para morar na cidade

Silvio Iwata
20 de maio de 2022
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Marca Ingage