Compra

Bairros de Maringá: saiba como escolher a melhor região para morar na cidade

Silvio Iwata
20 de maio de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

Alguns bairros de Maringá (PR) são excelentes escolhas quando pensamos em qualidade de vida. Eles apresentam características essenciais para atender a diferentes perfis de grupos familiares. Afinal, a cidade é um dos poucos municípios do Brasil que tiveram a construção planejada. 

Arborização, mobilidade urbana, zonas comerciais e residenciais — tudo é muito bem organizado para entregar as melhores condições aos residentes.

Logo abaixo, entenda quais são os melhores bairros de Maringá para o seu perfil e saiba quais são os pontos a serem avaliados antes de fazer a melhor escolha para adquirir o seu imóvel.

Como escolher o lugar ideal para morar?

Maringá foi eleita a melhor cidade para se morar, segundo o ranking DGE¹, apresentando altos índices de qualidade de vida em relação a outras cidades. Ainda assim, para investir no imóvel ideal, você deve avaliar os diferentes bairros, entendendo o mais indicado para o seu perfil. Confira algumas dicas!

Entenda as suas necessidades

Saber quais são as suas necessidades é um primeiro passo para tomar uma boa decisão. Diversas questões podem ser levantadas nesse sentido:

  • Quais são as atividades externas envolvidas na rotina da sua família?
  • É necessário ter oferta de escolas ou creches nas proximidades?
  • Morar perto do trabalho é uma prioridade?
  • Estar próximo ao centro comercial é essencial?

É importante entender principalmente o dia a dia da sua família fora de casa. Com isso, é possível determinar, por exemplo, as demandas por deslocamento, entendendo se a localidade é atendida por transporte público ou se há vias de rápido acesso a pontos importantes, como trabalho, escola e comércio.

Determine uma faixa de orçamento

O passo seguinte é entender quanto está disposto a pagar — para auxiliar essa etapa, você pode até mesmo fazer simulações de financiamento. Alguns bairros podem apresentar valores mais elevados que outros, a depender da estrutura e de outros atrativos da região.

Elenque as facilidades desejáveis

Com uma faixa definida, você terá noção das suas possibilidades para buscar comodidades e facilitadores. Nesse sentido, é interessante ficar atento a alguns bairros que podem apresentar atrativos como parques com pista de caminhada, praças com brinquedos para crianças e ciclovias para deslocar-se de bicicleta.

Escolha o tipo de imóvel

Por fim, é importante avaliar se a residência será uma casa ou um apartamento. Algumas localidades podem apresentar uma maior oferta de um dos dois tipos de imóvel, por exemplo, caso seja essencial mudar-se para uma casa, pode ser mais fácil encontrar uma boa oferta em bairros residenciais. 

Caso a sua intenção seja comprar um imóvel na planta, é importante considerar os custos até a entrega das chaves e se há ofertas de novos empreendimentos na região

Quais são os principais bairros de Maringá?

Entendendo o que você procura, podemos partir para os melhores bairros para morar em Maringá. Separamos 5 alternativas com diferentes características visando facilitar a decisão.

Zona 1 

A zona 1 é a parte mais central do município. Na prática, ela é o principal ponto quando o assunto é atividade comercial e serviços, inclusive, atendendo a regiões próximas.

É um local para quem busca acesso rápido a restaurantes, supermercados, shopping center, farmácias, faculdades etc. Além disso, é bem fácil se deslocar para as demais áreas do município.

Nesse sentido, o perfil do morador geralmente é de pessoas que têm uma demanda menor por espaço, privilegiando o acesso ao comércio e aos serviços.

Confira imóveis na zona 1!

Zona 02

Visão aérea da Zona 2, um dos principais bairros de Maringá

A zona 2 foi planejada para ser residencial. Para isso, existem restrições à construção de prédios na região, sendo um local criado para ser silencioso e trazer mais conforto aos residentes. Também é bastante valorizado pela proximidade com o Parque do Ingá, com a Catedral e com o Centro. 

É, sem dúvidas, o melhor local para quem tem uma família grande e busca um imóvel com mais espaço e comodidade. Inclusive, você encontra uma vasta seleção de casas.

Veja as alternativas na zona 2!

Jardim alvorada

Uma alternativa com excelente custo-benefício é apostar na região norte da cidade. O Jardim Alvora, por exemplo, é um bairro que está a menos de 20 minutos de carro do centro e conta com uma infraestrutura completa, variedade de imóveis, áreas de lazer e comércio.

É também a região mais populosa da cidade. Nela, encontramos excelentes alternativas tanto para famílias grandes como para pequenas. Além disso, a região se destaca pelos valores de imóveis mais acessíveis em comparação com a Zona 1 e a Zona 2.

Conheça os imóveis no Jardim Alvorada!

Vila Operária

A Vila Operária ou zona 3 é outra área residencial próxima ao Parque do Ingá e a outras reservas florestais da cidade. Essa localidade se destaca por receber um grande volume de novos empreendimentos de alto padrão, o que potencializa a valorização não apenas dos próprios imóveis, mas também de todo o bairro. 

Outra característica é a quantidade de escolas localizadas na região e nas áreas limítrofes. Há 8 alternativas no bairro entre instituições públicas e privadas. Em poucos minutos, por exemplo, é possível deixar os filhos no colégio e ir ao trabalho.

É um bom lugar, portanto, para quem deseja morar nas regiões mais centrais e busca uma rotina mais ágil em relação aos filhos. Sem contar que, nos finais de semana e feriados, a família pode frequentar os parques, realizando atividades de lazer ao ar livre.

Saiba mais sobre os imóveis na Vila Operária!

Zona 7

A zona 7 é um bairro universitário que fica localizado imediatamente acima da zona 1. Nessa área, além do fácil acesso ao centro, existe a vantagem de ser uma localidade em desenvolvimento. 

Nessa região, está localizada a Universidade Estadual de Maringá (UEM), uma das maiores universidades do país. Com um considerável número de estudantes habitando a zona 7, existe uma grande oferta de apartamentos na área. 

Há desde imóveis com estruturas de condomínio mais simples, até aqueles que contam com salas de jogos, sala fitness e espaço gourmet. Nesse sentido, esse pode ser o bairro essencial para aqueles que têm interesse no investimento em locação voltada para estudantes.

Veja os imóveis na Zona 7!

Como encontrar os melhores imóveis?

Os imóveis em Maringá apresentam a vantagem de contar com excelente infraestrutura e serviços públicos bem planejados, como água, luz e saneamento. No entanto, como visto, cada região tem suas particularidades.

Uma maneira de encontrar a melhor localidade é buscar uma imobiliária de confiança. Os corretores vão orientar sobre quais são os melhores bairros de Maringá para o seu perfil e facilitar o acesso às visitas.

Com isso, é possível eleger, entre os bairros de Maringá, aquele que oferece as melhores alternativas. Logo, terá mais chances de comprar o imóvel ideal para atender às necessidades da sua família.

Agora que já conhece os melhores bairros, que tal descobrir outras maneiras de ter um imóvel próprio? Leia também o conteúdo Construir ou comprar a casa pronta? Descubra qual é a melhor alternativa! e entenda o que é melhor para você!

¹ https://exame.com/brasil/emprego-e-qualidade-de-vida-as-100-melhores-cidades-para-se-viver-no-brasil/

Posts Relacionados

Vantagens e desvantagens de morar em Maringá: o que considerar antes de comprar o seu imóvel

Silvio Iwata
6 de junho de 2022
leia agora

Qual a diferença entre escritura e registro de imóvel? Descubra!

Silvio Iwata
29 de abril de 2022
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Marca Ingage