Mercado imobiliário

Investimento em imóveis: entenda como escolher o seu

Silvio Iwata
1 de abril de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

O investimento em imóveis é uma ótima escolha. Na última década, considerando o período de 2009 a 2019, o rendimento anual do segmento foi 15,3%, em média, segundo estudo da Abrainc.¹ Logo, esteve acima de muitos produtos financeiros, como títulos de tesouro e poupança.

Na prática, os investidores podem proteger o patrimônio, lucrar com a valorização ou receber aluguéis, entre outras iniciativas. E uma boa estratégia para diversificar os investimentos é montando uma carteira de ativos junto a ações, títulos e fundos.

Neste conteúdo, explicamos como escolher o imóvel certo no qual investir. Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre esse mercado!

Quais são os benefícios de investir em imóveis?

Nem sempre nos damos conta do potencial do mercado imobiliário em termos de investimentos. Veja motivos para colocar o segmento no seu radar.

Investimento em economia real

O investimento em imóveis não é realizado em papéis, títulos ou certificados, mas em bens concretos. Por isso, é uma forma de expor o patrimônio a um ativo com características diferentes de ações, fundos e outros papéis. Portanto, dentro de uma estratégia de diversificação, faz muito sentido.

Proteção do patrimônio

Os imóveis tendem a valorizar ao longo dos anos, geralmente, acima da inflação. Por isso, sobretudo para quem deseja minimizar riscos, o investimento é uma medida bastante comum para proteger o patrimônio, mantendo uma reserva de valor. Além disso, é um mercado ao qual muitos investidores recorrem em momentos de crise econômica do país.

Valorização da propriedade

O valor do imóvel bem conservado costuma crescer continuamente. Sem contar que existem mecanismos de mercado para realizar compras em condições ainda mais favoráveis. Exemplos são comprar apartamento na planta, terreno para construir ou aguardar uma oportunidade de mercado.

Financiamentos

Nos financiamentos imobiliários, o próprio bem é a garantia dos pagamentos. Assim, por mitigar os riscos das instituições financeiras, é possível obter crédito com preço excelente em comparação a outras modalidades.

Renda fixa

Por fim, existem aqueles que optam pela compra para receber aluguéis. Nesse caso, o investimento em imóvel abre a possibilidade de uma renda mais previsível — inclusive, com reajustes anuais para corrigir, por meio de índices oficiais, os valores pagos pelo inquilino.

O que considerar antes de fazer um investimento em imóveis?

Assim como outras alternativas, o investimento em imóveis deve ser feito com um planejamento adequado. Nesse sentido, é importante ficar atento a quatro pontos em especial.

Entenda as suas demandas

O primeiro passo é avaliar quais são as suas necessidades. Isso é imporante porque, além de buscar boas ofertas, você deve procurar um imóvel capaz de atender às suas expectativas de investimento.

Imagine, por exemplo, um investidor interessado em receber aluguéis. A partir dessa necessidade, diferentes alternativas serão ponderadas:

  • construir casa em um terreno;
  • comprar imóvel na planta;
  • adquirir casa para reformar;
  • comprar casa pronta para uso.

As alternativas oferecidas pelo mercado terão tempos diferentes de pegar as chaves, bem como distintos preços e situações do imóvel (novo, usado, para reformar). Entender suas necessidades é essencial para fazer a escolha mais adequada nesse contexto.

Planeje-se financeiramente

Outro cuidado é estar pronto para comprar o imóvel. Afinal, além do aporte inicial, existe o período até concluir a operação desejada, no qual será preciso conservar o bem e pagar todas as despesas, taxas e impostos.

Esse período varia conforme o seu objetivo. Se você comprar na planta, por exemplo, o preço pago geralmente é mais barato, mas é preciso esperar a construção. Já um apartamento pronto para ser alugado costuma gerar menos despesas no começo.

Pessoa usa site da Silvio Iwata para fazer investimento em imóveis

Analise o mercado

Também é importante entender que o mercado imobiliário traz diversas alternativas ao investidor. Procure mapear vários imóveis conforme o seu objetivo e realizar visitas.

Uma imobiliária de confiança é fundamental para facilitar esse processo — tanto de identificar os investimentos ideais como de simplificar as operações, contratos e formalidades da lei.

Ouça os especialistas

Outro cuidado é se informar com especialistas. Cada empreendimento tem as suas características e o investidor precisa ficar atento à viabilidade.

Em alguns casos, o processo será mais simples, como na compra de imóvel pronto ou na planta, pois você não terá de planejar uma obra. Já outros, a exemplo de fazer uma reforma ou dividir um terreno em lotes, gera a necessidade de avaliar a parte técnica e legal do projeto.

Quais são os melhores tipos de investimento em imóveis?

Os principais investimentos em imóveis são os terrenos, os imóveis na planta e os imóveis prontos. A partir deles, é possível realizar diferentes operações. Veja detalhes.

Terrenos

Terrenos são investimentos geralmente voltados a revenda, construção ou loteamento. Sua principal vantagem é o valor necessário para aquisição, que costuma ser menor que um local em que já existem edificações, como prédios ou casas.

Além disso, o terreno apresenta grande flexibilidade. É possível realizar diferentes construções, como salas comerciais, armazéns, casas e prédios. Assim, com um bom projeto, fica mais fácil obter excelente retorno em termos de valorização futura.

Imóveis na planta

Os imóveis na planta são aqueles comprados antes de serem construídos. Aqui, é possível pagar um preço mais baixo pela aquisição. Igualmente, tem-se a vantagem de uma construtora ser encarregada pelas fases da obra até a entrega das chaves.

A diferença de valor entre o imóvel pronto e na planta pode melhorar a rentabilidade do investidor. A pessoa entra no projeto antes para colher os benefícios financeiros dessa decisão.

Também é uma maneira de comprar um imóvel melhor. Pode ser, por exemplo, que a diferença de preço permita a busca por uma propriedade maior, mais bem localizada, com mais cômodos, entre outros fatores ligados ao valor do imóvel.

Imóveis prontos

Imóveis prontos são casas, apartamentos, salas comerciais, armazéns e afins já construídos. Sua principal vantagem é a disponibilidade, com o comprador recebendo as chaves logo após a aquisição.

Outra característica é a variedade de imóveis. É comum que os imóveis prontos estejam espalhados em diversas localidades — diferentemente da compra na planta, que venderá as propriedades pertencentes aos empreendimentos disponíveis naquele momento.

Como realizar o investimento em imóveis?

Para realizar a compra de imóveis para investir, vale a pena seguir alguns cuidados a fim de facilitar o processo e ter mais chances de fazer bons negócios. Veja 4 dicas!

Estabeleça objetivos

Comece entendendo qual é o seu objetivo com o investimento. É proteger o patrimônio? Lucrar com a valorização? Receber aluguéis? Com isso, é possível ter clareza sobre o que você deseja para tomar boas decisões, como comprar ou vender essa ou aquela propriedade.

Crie uma carteira de locação

Caso deseje alugar, procure pensar o conjunto de imóveis que você terá na sua carteira. Ter bens diversificados ajuda a mitigar os riscos: se um imóvel estiver despertando pouco interesse, outro pode estar bem cotado naquele momento.

Fixe os indicadores-chave para os seus investimentos

Considere também os seguintes indicadores-chave para avaliar as características do seu investimento:

  • o prazo em que se pretende obter o retorno (curto, médio e longo);
  • os recursos necessários;
  • a possível valorização e aluguel;
  • o momento de saída.

Quanto mais imediato for o prazo do seu investimento, mais próximo dos imóveis prontos você estará. Já aqueles que podem esperar um pouco conseguem encontrar boas oportunidades também em terrenos e em compras na planta.

Procure uma imobiliária de confiança

O passo mais importante é ter o processo apoiado por especialistas. Ao contar com uma imobiliária de confiança, você terá mais facilidade e acessa as melhores ofertas do mercado local. Ademais, contará com benefícios para comprar sem burocracias desnecessárias.

Como apontado, o investimento em imóveis é uma excelente alternativa para diversificar a sua carteira. Com o auxílio de corretores de excelência o acesso ao mercado é muito mais fácil, bem como as chances de realizar ótimos negócios.

Gostou do conteúdo? Para complementar a leitura, confira também o artigo sobre as diferenças entre alugar e vender um imóvel!

¹ https://valorinveste.globo.com/produtos/imoveis/noticia/2020/07/15/investimento-em-imovel-rendeu-153percent-ao-ano-na-ultima-decada-conclui-abrainc.ghtml

Posts Relacionados

Potencial de valorização imobiliária em Maringá: confira as oportunidades de investimento

Silvio Iwata
22 de abril de 2024
leia agora

Descubra as oportunidades dos bairros em ascensão em Maringá

Silvio Iwata
17 de abril de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou