Mercado imobiliário

Renda passiva: o que é e como obtê-la no mercado imobiliário

Silvio Iwata
23 de agosto de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

Para quem preza por obter lucro no longo prazo, o investimento em imóveis é uma alternativa muito promissora. Isso porque a aplicação é capaz de gerar uma renda passiva considerável.

Quer saber mais sobre o assunto e entender como funciona a obtenção de renda passiva no mercado imobiliário? Continue a leitura!

O que é renda passiva?

A renda passiva é um montante recebido de maneira contínua, cuja obtenção não demanda um esforço direto. Ou seja, o indivíduo não precisa necessariamente trabalhar para obter esse recurso. Um exemplo comum são os rendimentos de um investimento financeiro.

O entendimento fica mais fácil ao fazermos uma comparação com a renda ativa, que é o tipo mais comum. Nesse caso, o recebimento de algum montante é atrelado à prestação de serviço. O funcionário ou empresário trabalha e recebe uma quantia como remuneração por sua mão de obra.

Outro conceito comum é a renda extra, que consiste em toda remuneração que complementa seu orçamento, como é o caso do montante obtido com o trabalho freelancer.

Quais são os principais benefícios de apostar na renda passiva?

Realizar investimentos para adquirir renda passiva é uma excelente alternativa. Veja algumas vantagens expressivas desse tipo de obtenção de renda:

●     ter dinheiro sem dedicação contínua;

●     estar cada vez mais perto dos objetivos financeiros;

●     criar uma reserva monetária;

●     melhorar o padrão de vida;

●     diversificar a forma de adquirir receitas;

●     alcançar autonomia.

Mulher observa tela de celular e anota em caderno os benefícios de ter renda passiva

De que forma é possível gerar renda passiva?

A geração de renda passiva tende a ser uma iniciativa bastante inteligente. Afinal, viver com um faturamento sem trabalhar ativamente gera muito conforto. Ademais, vale destacar que as formas de gerar renda passiva são variadas.

Dentre elas está o investimento em capital na previdência privada e a aquisição de propriedade para alugar ou vender imóvel. Esses tipos são conhecidos como renda passiva com capital porque o lucro vem depois do investimento.

Já a renda passiva sem capital não resulta de alguma aplicação de dinheiro feita previamente. É uma renda constante como os atores recebem. Eles podem ou não produzir alguma atuação e, mesmo assim, ganham por isso em razão dos direitos autorais. Também são remunerados dessa forma os músicos e os escritores.

Ainda no que diz respeito à renda passiva sem capital, cabe citar a criação dos produtos patenteados. Se uma marca criada alcançar um elevado valor no mercado é muito possível que renda um bom dinheiro. Nesse caso, é recomendado buscar orientação sobre o procedimento de registro para que seja possível a cobrança de royalties.

Outras formas de alcançar renda sem capital são com a venda de produtos digitais e com postagens patrocinadas. Diante de tantas opções, é importante pesquisar muito bem para saber qual tipo de renda passiva melhor atende aos seus objetivos.

Dá para viver de renda passiva no mercado imobiliário?

Sim, é possível. Contudo, é preciso saber quando será viável viver somente de renda passiva. Para garantir maior segurança financeira, algumas medidas podem ser adotadas.

O primeiro passo é economizar para acumular recursos. Os dois principais caminhos são: aplicar em fundos imobiliários ou adquirir um imóvel e alugá-lo.

Os fundos imobiliários consistem em um investimento conjunto no mercado imobiliário, conduzido por um gestor. As aplicações são feitas por meio de cotas comercializadas na bolsa de valores.

O montante investido é direcionado para construção ou compra de um imóvel, que geralmente é disponibilizado para locação ou arrendamento. Os rendimentos obtidos, por sua vez, são divididos entre os investidores de forma proporcional ao valor aplicado.

Por outro lado, quando uma pessoa adquire uma propriedade e aluga o imóvel diretamente para o locatário, os proventos recebidos não são rateados com ninguém.

De forma geral, vale muito a pena investir em um apartamento próprio com algumas características atrativas. O apartamento studio é um tipo que está em alta, uma vez que existe uma grande procura por imóveis com estilo compacto — seja por estudantes, seja por trabalhadores jovens, solteiros, casais novos, dentre outros.

Imóveis na praia também são boas maneiras de alcançar lucro. Além de aproveitar um momento de férias quando desejar, é possível ter uma renda passiva com a locação sazonal.

Como se organizar para viver de renda passiva?

A partir da decisão de ter fonte de renda de maneira passiva, é imprescindível ter um capital passível de investimentos. No entanto, o percurso para alcançar a autonomia financeira nem sempre é rápido — e, ao longo de todo esse processo, é necessário prezar pela organização.

A primeira fase consiste em acumular recursos. No início, o acervo costuma não ser muito alto, então o objetivo é juntar dinheiro. Depois é a hora de ampliar os recursos. Com algum montante guardado, a pessoa pode aplicar o dinheiro e comprar ou construir algum imóvel.

Em seguida, é hora de proteger o que foi construído. Preservar o imóvel é essencial para a boa conservação e valorização do bem. Busque sempre cuidar da propriedade e faça benfeitorias para melhorar cada vez mais o que foi edificado.

Para alcançar esse objetivo com excelência, conte com o auxílio de uma imobiliária experiente. Os corretores são capazes de identificar os melhores investimentos de acordo com o momento do mercado e com o perfil do investidor interessado. Dessa forma, além de contar com os insights de um especialista, essa parceria também permitirá acesso a diversas oportunidades exclusivas para garantir retorno financeiro.

Logo, observe criteriosamente em qual fase você se encontra e trabalhe duro para o objetivo. Entenda que tudo depende de um processo e assim você pode alcançar êxito e gerar renda passiva no futuro.

Gostou de saber mais sobre a temática? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de tudo sobre investimento em imóveis.

Posts Relacionados

10 razões para investir em imóveis em Maringá: a cidade verde que não para de crescer.

Silvio Iwata
19 de julho de 2024
leia agora

O Mercado Imobiliário 2024: A Revolução Tecnológica Continua

Silvio Iwata
13 de julho de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: