Mercado imobiliário

Conheça os melhores investimentos para 2022 no setor imobiliário

Silvio Iwata
4 de março de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

O segmento imobiliário apresenta muitas características interessantes para o investidor, como proteção contra inflação, possibilidade de valorização dos ativos e ferramentas para obter renda fixa. Por isso, vale a pena conhecer os melhores investimentos para 2022 dessa área.

Aliás, existem diferentes formas de você realizar investimentos. Como elas podem ter características bem distintas, é importante conhecer as alternativas disponíveis para tomar a sua decisão.

Logo abaixo, reunimos os melhores investimentos para 2022 no setor imobiliário e explicamos as características desses investimentos. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Como está o segmento imobiliário?

O mercado imobiliário apresentou resultados positivos em 2021. Tanto a oferta de imóveis como as vendas aumentaram no ano. Veja detalhes.

Crescimento das vendas

As vendas tiveram um crescimento de 12,8% em comparação com 2020¹. Mesmo considerando a inflação do período, que chegou a 10,6%, as pessoas não deixaram de comprar².

Aumento da oferta de imóveis à venda

A oferta de imóveis cresceu 3,8% no período.¹ Isto é, ainda que mais pessoas tenham comprado, a demanda não diminuiu o estoque. É importante mencionar, nesse sentido, que a oferta varia por diversos fatores, como vendas, pessoas colocarem os imóveis usados no mercado e novos empreendimentos.

Avanço significativo dos lançamentos imobiliários

Boa parte da manutenção da oferta de imóveis se deve aos lançamentos imobiliários — que é quando as unidades de um empreendimento novo são colocadas à venda. Isso porque eles registraram um aumento de 25,8%

Nesse sentido, apesar do aquecimento das vendas, o estoque de imóveis também aumentou. E a manutenção da oferta cria boas condições para quem deseja comprar, trazendo preços e condições mais favoráveis.

Elevação da taxa Selic

Uma mudança de cenário em comparação aos últimos anos é a elevação da taxa Selic com o objetivo de reduzir a inflação. A inflação acontece quando a moeda perde valor em relação aos bens e serviços em geral: a mesma quantidade de dinheiro compra menos.

Nesse sentido, o Banco Central elevou a taxa Selic para reduzir a oferta de dinheiro no mercado, controlando a inflação. Afinal, se os juros são maiores, há mais interesse em retirar a moeda de circulação, realizando investimentos que têm a taxa base de juros como indicador. Igualmente, as pessoas vão tomar menos empréstimos pelos juros mais altos, entre outros fatores.

Quais sãos os melhores investimentos para 2022?

Dentro do segmento imobiliário atual, existem formas diferentes de investir. Hoje, os melhores investimentos no setor são os fundos e a compra direta de imóveis, seja para vender, seja para alugar. Confira!

Fundos de lajes corporativas

As lajes corporativas são um tipo de fundo que realiza investimentos no setor imobiliário, comprando, vendendo e alugando. Nele, o foco são propriedades para uso comercial, com boa localização e infraestrutura de alto padrão.

Com o retorno às atividades presenciais acontecendo gradativamente, a tendência é que, em um futuro próximo, esses fundos apresentem um bom retorno de investimento. Além disso, o aumento da taxa SELIC pode retirar investidores atuais, aumentando a oferta de quotas no mercado e reduzindo os preços para quem deseja entrar agora.

Mulher pesquisando melhores investimentos para 2022

Fundos de papel

Os fundos de papel podem se beneficiar do aumento da taxa Selic. A composição deles é ligada a títulos de crédito e a papéis de valores a receber do mercado imobiliário. Por isso, o aumento de juros cria a perspectiva de que o crédito futuro ofereça ganhos melhores.

Perceba que um bom momento de entrada nos fundos é quando as pessoas tendem a abrir mão de suas quotas, mas existe perspectiva de valorização. Assim, é possível comprar na baixa e vender em alta. E o aumento da Selic pode causar essa desvalorização momentânea das quotas.

Fundos de fundos

Alguns fundos adquirem quotas de outros fundos imobiliários. Com isso, constroem um “pacote” diversificado de investimentos para os interessados.

Um fundo de fundos pode conter ativos de diferentes tipos, como fundos de laje corporativa, fundos de imóveis residenciais e fundos de papéis.

Por isso, é uma opção mais diversificada. Porém, é preciso avaliar ainda mais de perto os investimentos, que podem ser em diferentes tipos de negócio.

Compra direta de imóveis

A compra direta de imóveis é a alternativa que mais se destaca entre os melhores investimentos para 2022. Como visto, a oferta de imóveis, os lançamentos e as vendas cresceram simultaneamente, demostrando o bom desempenho do segmento.

A principal vantagem, nesse sentido, é o potencial de valorização. Com a oferta em crescimento, os preços praticados hoje são mais favoráveis à entrada.

Além disso, os juros dos financiamentos imobiliários podem ter condições melhores que a Taxa Selic, bem como parcelamentos de longuíssimo prazo com o próprio imóvel servindo de garantia.

Outra característica interessante é a proteção contra a inflação. Além de o imóvel se valorizar, o aluguel, desde que realizado com contratos adequados, é corrigido anualmente por índices de mercado, como IGP-M e IPCA-E. Com isso, você consegue aumentar e proteger o patrimônio da sua família.

Por fim, a compra direta é uma boa opção para diversificação da carteira. Muitas vezes, o investidor já conta com diversos investimentos em “papéis”, como ações, títulos do tesouro e quotas de fundos. Ao comprar um imóvel, é possível distribuir esses recursos em um segmento com características diferentes daqueles em que o investidor já atua, minimizando os riscos.

Quais são os cuidados na hora de investir na compra direta?

A compra de imóveis exige a avaliação cuidadosa dos terrenos, casas, apartamentos, galpões, salas comerciais etc. Além disso, você precisa cumprir as exigências da legislação para ter segurança no seu investimento.

Sempre que for realizar esse tipo de processo, procure uma imobiliária com tradição no mercado. Ela vai ajudar por meio do apoio de profissionais experientes, facilitadores para cumprir as formalidades da lei, bem como a oferta de boas oportunidades de negócios.

Ao pensar em um investimento desse porte, o auxílio de especialistas é fundamental para você fazer as escolhas com maior probabilidade de sucesso. Logo, agora que já conhece os melhores investimentos no setor imobiliário, lembre-se sempre de conversar com uma imobiliária de confiança para receber todas as orientações necessárias.

Para entender o retorno do investimento com a compra de imóveis, confira o conteúdo sobre a diferença entre alugar ou vender um imóvel!

1 “Vendas de imóveis novos cresceram em 2021”, Agência Brasil (2022).

2 “Inflação fecha 2021 a 10,06%, acima do teto da meta e no maior nível em 6 anos”, CNN Brasil (2022).

Posts Relacionados

Descubra as oportunidades dos bairros em ascensão em Maringá

Silvio Iwata
17 de abril de 2024
leia agora

Como declarar o imóvel no Imposto de Renda

Silvio Iwata
12 de abril de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou