Compra

Investir em imóveis: saiba por que é uma ótima opção!

Silvio Iwata
6 de abril de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

Investir em imóveis é uma excelente alternativa. Com esses ativos, conseguimos diversificar os investimentos para proteger o patrimônio e ter mais segurança diante das variações da economia.

Também é um excelente caminho para ter retorno do investimento. Além da diferença entre o preço de compra e venda, os proprietários podem usar o contrato de aluguel para gerar uma renda passiva.

Neste conteúdo, mostraremos o porquê de o investimento em imóveis ser seguro e como ter mais lucratividade de um jeito fácil e descomplicado. Continue a leitura!

As melhores formas de investir em imóveis

O investimento em imóveis pode ser realizado em “tijolos” ou “papéis”. Além disso, podemos optar pela compra de ativos ou cotas de fundo de investimentos.

Ao investir em tijolos, compramos os bens físicos, como terrenos, casas, apartamentos, salas comerciais, galpões etc. Já o investimento em papel corresponde à dívida do setor, como letras de hipoteca (LH) e letra de crédito imobiliário (LCI), para receber os juros.

O investidor pode comprar diretamente os ativos, adquirindo a propriedade de imóveis ou comprando títulos de crédito. Alternativamente, é possível aplicar nas cotas dos fundos de investimentos, que podem investir em “tijolos” ou “papéis”.

Melhor alternativa no cenário econômico atual

Atualmente, 80% dos fundos de investimentos de renda fixa não batem com o CDI. Essa taxa é o valor que os bancos pagam quando obtêm recursos dos correntistas — é bem próximo da taxa SELIC, que são os juros indicados pelo Banco Central do Brasil.

O 100% do CDI é tomado como base para avaliar a qualidade dos ativos. Isso porque representa quanto se receberia com baixíssimo risco de perder dinheiro.

Enquanto 80% dos fundos de investimento perdem para taxa, o setor de imóveis tem rendimento 56% superior ao CDI no mesmo ano (2020), além de uma incrível média na década, de 15,3% acima entre 2010 e 2019.

Rendimento com aluguéis

Outro ponto a favor da compra de imóveis é o rendimento com os aluguéis. Junto à lucratividade com a diferença entre o preço de compra e venda, o investidor colhe recursos mensais a partir do contrato de locação.

Em 2022, o preço dos novos contratos de aluguel subiu 16,55%, estando muito acima da inflação (5,79%), que corresponde à perda do poder de compra do dinheiro.

Isso representa um cenário bastante positivo para os proprietários. Afinal, ainda haverá o ganho com a valorização do imóvel ao longo da locação, e já se tem um ótimo resultado.

Vantagens de investir em imóveis

O cenário econômico mostra um bom momento para considerar o investimento em imóveis, buscando o recebimento de aluguéis e o potencial de valorização da propriedade. Há diversas vantagens nesse tipo de aplicação. Confira detalhes!

Diversificação

Quando pensamos em uma carteira de investimentos, uma boa prática é a diversificação. Esse conceito diz respeito a ativos submetidos com pouca conexão às condições de mercado. Com isso, caso um setor enfrente problemas, o restante das aplicações não é prejudicado.

Os imóveis exercem esse papel em relação a diversas soluções do mercado financeiro, como títulos de dívida pública, ações e ativos estrangeiros.

Por exemplo, se você tem imóveis e ações de uma empresa estatal (que não atua no setor imobiliário), o prejuízo da companhia não vai comprometer o valor das casas, apartamentos, salas comerciais, terrenos etc.

Proteção patrimonial

Investir em imóveis também é um mecanismo de proteção, sendo uma oportunidade segura mesmo em cenários de crise econômica. Considere, por exemplo, a inflação, ou seja, o dinheiro perdendo poder de compra.

Para se proteger, precisamos buscar ativos para manter os recursos alocados, enquanto o dinheiro se desvaloriza. E os imóveis, além de fazerem essa reserva, têm os valores de aluguéis atualizados para minimizar os efeitos da inflação.

Valorização do bem

Os imóveis podem oferecer excelente lucratividade com a valorização ao longo do tempo ou com bons descontos na compra. Ambas são formas de aumentar o patrimônio do investidor, especialmente no longo prazo.

No caso da oferta e demanda, o Brasil tem um cenário de imóveis insuficiente para atender a procura: há uma lacuna de 5,8 milhões de moradias. Por isso, a tendência é de bons preços para quem consegue atender a essa demanda com imóveis para locação e venda.

Também podemos encontrar alternativas com foco na diferença entre o preço de compra e o valor do imóvel no futuro.

Um exemplo são os apartamentos na planta. Quem investe antes da obra ser concluída consegue uma boa diferença de preços.

Cuidados ao investir em imóveis

Os imóveis apresentaram bons resultados recentes, especialmente na locação. Para participar desse segmento, alguns cuidados são muito importantes e devem ser observados pelo investidor. Veja a lista que separamos.

Entenda as diferenças entre imóveis

Cada apartamento, casa ou sala comercial é como uma empresa com suas próprias características. Isso porque localização, tamanho, estado de conservação, condomínio, andar do prédio, vizinhança e diversos outros fatores podem modificar o valor do imóvel e os resultados da locação.

Procure imóveis adequados às características da região

A localização é um dos fatores mais determinantes, pois está ligado à segurança, serviços, comércio e lazer no entorno da região, que podem influenciar o perfil do inquilino ou morador.

Imagine, por exemplo, um bairro onde há uma grande faculdade e outro que é distante do centro. No primeiro caso, a tendência é que apartamentos com um ótimo custo-benefício despertem o interesse do público.

Já quem deseja morar longe da cidade pode estar interessado em uma casa maior, como espaço na garagem e área externa para os filhos.

Fique atento ao contrato e à documentação

A escolha de um bom imóvel deve vir acompanhada dos cuidados para concluir a compra em segurança.

Há formalidades que precisam ser cumpridas, como o contrato de compra e venda, as vistorias e o registro no cartório de imóveis.

Posteriormente, uma atenção semelhante deve ser dedicada ao contrato de aluguel. Esse documento é a principal garantia do proprietário, trazendo os direitos e deveres do inquilino e do locador.

Conte com o apoio de uma imobiliária de confiança

Em todas as etapas, o segredo é ter o conhecimento para tomar as melhores decisões. Por isso, o investidor deve buscar especialistas para não cometer erros e alcançar seus objetivos.

A Silvio Iwata é a principal imobiliária de Maringá, com mais de 45 anos de experiência. Atualmente, temos diversos facilitadores para compra e aluguel de imóveis sem burocracias:

  • amplo conhecimento sobre o mercado de imóveis e regiões de Maringá;
  • equipe de advogados para cuidar dos contratos e formalidades legais;
  • portfólio com diversas oportunidades para comprar imóveis prontos;
  • parcerias com as maiores construtoras nacionais e regiões para oferecer oportunidades de imóveis na planta.

Vale ressaltar que, ao colocar o imóvel para alugar com a Silvio, você não precisa se preocupar com mais nada. O processo de encontrar o inquilino, analisar as garantias, gerir o período de contrato e demais atividades ficam aos cuidados da imobiliária.

Investir em imóveis é uma excelente oportunidade, considerando o avanço recente dos preços dos aluguéis e a valorização histórica do setor. E a Silvio oferece os facilitadores para você não ter complicações e atingir seus objetivos financeiros.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça as oportunidades de investimento em Maringá!

Posts Relacionados

10 razões para investir em imóveis em Maringá: a cidade verde que não para de crescer.

Silvio Iwata
19 de julho de 2024
leia agora

O Mercado Imobiliário 2024: A Revolução Tecnológica Continua

Silvio Iwata
13 de julho de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: