Mercado imobiliário

O que é apartamento garden? Confira 6 vantagens

Silvio Iwata
9 de agosto de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

Encontrar um apartamento garden para venda ou aluguel é um sinal de sorte. Esses imóveis, que antes chamavam pouca atenção, agora são valorizados por oferecerem o conforto e a segurança dos condomínios fechados, além do espaço amplo e das alternativas de lazer mais comuns em casas.

O conceito foi uma releitura do andar térreo. Com inovações de arquitetura, a área privativa ganhou novas funções: espaços de lazer, cômodos residenciais e ambientes destinados aos pets.

Com isso, muitos projetos conseguiram lidar com os desafios do barulho e da privacidade, criando apartamentos tão disputados quanto as coberturas. Neste artigo, vamos apresentar as principais vantagens desse tipo de imóvel. Confira!

Quais são as vantagens de um apartamento garden?

A seguir, listamos 6 vantagens de morar em um garden. Continue a leitura e saiba mais sobre essa tendência!

1. Ganhar um espaço extra no seu apartamento

O apartamento garden é um tipo de imóvel que tem uma característica distintiva: um espaço adicional anexo à unidade residencial.

Essa característica costuma ser encontrada nos apartamentos localizados no andar térreo. O diferencial é a presença de uma área privativa, como um jardim, quintal ou pátio, que se estende ao terreno adjacente ao apartamento.

Essa área externa oferece aos moradores a oportunidade de desfrutar de um espaço ao ar livre exclusivo, complementando as comodidades internas do apartamento.

Há inúmeras maneiras de aproveitar o espaço extra:

  • quintais, hortas e jardins;
  • espaço gourmet;
  • decks;
  • piscinas;
  • playground;
  • espaço pet.

Em alguns projetos, você pode cobrir o apartamento garden e fazer adaptações para integração ao ambiente interno da casa. Criar home offices, academias, quartos, salas e cozinhas são alguns exemplos de como aproveitar esse espaço.

2. Ter mais segurança para os filhos e pets

Um apartamento garden é excelente para quem tem filhos ou animais de estimação. Você pode criar um espaço próprio e seguro na área privativa, afinal, o local é inacessível tanto para quem está fora do condomínio quanto para os demais moradores.

Quintais, playgrounds e espaços pets são exemplos simples do que pode ser feito com baixo custo. Geralmente, o uso de telas de cobertura, grama sintética ou natural e brinquedos já cria um ambiente ao ar livre bastante adequado e facilmente supervisionado por quem está dentro do apartamento.

3. Realizar atividades de lazer ao ar livre

O apartamento garden se torna um ambiente para convívio social. Festas, churrascos e recepções são algumas das atividades que podem ser feitas na área privativa.Os jardins e quintais, por exemplo, são ambientes de descompressão. Ao oferecerem sensações de bem-estar e tranquilidade, eles ajudam as pessoas a recarregarem as energias. 

Se você gosta de plantas e jardinagem, também é o lugar perfeito para colocar suas habilidades em prática. Com um espaço externo exclusivo, você pode cultivar suas próprias flores, ervas, vegetais ou até mesmo criar um pequeno jardim paisagístico.

Vale ressaltar que dados recentes da Associação Internacional de Manejo do Estresse mostram que 72% dos brasileiros convivem com estresse no trabalho e 32% apresentam sintomas de burnout. Como o apartamento garden com decoração pode ser um ambiente terapêutico, que ajuda a gerenciar o esgotamento causado pela rotina, ele se torna um investimento em saúde e qualidade de vida.

4. Criar uma tendência de valorização do imóvel

Juntamente às coberturas, o apartamento garden terá as quantidades mais limitadas em edifícios com múltiplos andares. Por isso, as inovações de arquitetura para fazer bom uso desses ambientes criam ótimos investimentos com um grande potencial de valorização.

Essa valorização acontece com áreas anexas que oferecem conforto e qualidade de vida, como espaços gourmets, jardins, espaços pet etc.

Igualmente, é possível expandir o tamanho do imóvel com novos cômodos — que influenciam de forma direta nos preços de aluguel e venda.

Casal feliz com mãos em formato de coração, pois investiram num apartamento garden na Silvio Iwata

5. Apostar na cobertura do apartamento garden

A cobertura da área privativa é um investimento com excelente potencial. Embora exija planejamento e acordo com o condomínio, essa reforma pode rapidamente impulsionar o apartamento garden para alugar ou vender, além de oferecer muito mais espaço aos moradores.

Ao realizar a reforma, é possível integrar a área externa ao ambiente interno, criando um espaço adicional e versátil. A cobertura pode ser feita com estruturas retráteis ou permanentes, como toldos, pergolados, pilares e colunas. Assim, é possível controlar a entrada de luz solar e a ventilação de acordo com suas preferências.

Vidros translúcidos, cortinas, persianas ou biombos também podem ser usados para aumentar a privacidade no apartamento garden.

A ideia é minimizar qualquer problema referente à localização térrea na utilização da área privativa como extensão do ambiente interno.

6. Melhorar o conforto térmico do apartamento

A utilização do espaço físico pode ser combinada com estratégias para melhorar o conforto térmico. É possível apostar em portas e janelas grandes para facilitar a ventilação e o uso da luz natural dentro do imóvel. 

Os jardins e quintais também são ótimos para amenizar o calor e servem de barreira natural para a radiação solar direta. Além disso, as sombras minimizam a absorção de calor pelo imóvel.

A área privativa pode ser uma solução para quem busca um clima mais agradável no dia a dia, especialmente em locais quentes. 

Quando escolher um apartamento garden?

Como vimos, o apartamento garden oferece diversas vantagens aos moradores, influenciando diretamente no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas, mas alguns cuidados devem ser tomados antes de comprar um imóvel térreo.

Pesquise sobre o projeto

O primeiro passo é entender como a área privativa será utilizada no empreendimento. Quanto mais próximo das suas necessidades, menores serão os investimentos em reforma e decoração no futuro.

Confira as regras do condomínio

Se você pretende fazer um apartamento garden com cobertura, é importante consultar se o condomínio permite esse tipo de modificação. Além disso, preste atenção nos materiais que podem ser usados e nos ajustes que podem ser feitos antes de investir no imóvel.

Compare com o valor das demais unidades

Os apartamentos garden podem variar bastante de preço em comparação com as unidades-padrão e as de cobertura. Por isso, considere o custo-benefício, ou seja, avalie se existe realmente um diferencial em buscar o imóvel no andar térreo.

Procure o auxílio de uma imobiliária de confiança

A compra via imobiliária é uma solução eficiente para comparar diferentes oportunidades e fazer uma escolha que atenda às suas necessidades, afinal, você consegue avaliar diversos projetos e imóveis, comparando as vantagens e os preços praticados no mercado.

Uma equipe de especialistas pode facilitar o entendimento das questões burocráticas, como a possibilidade de reformas e adaptações na área privativa. Esse é o caminho mais seguro para comprar o imóvel certo.

O apartamento garden é uma excelente alternativa para quem busca mais conforto, qualidade de vida e bem-estar ao procurar um imóvel. Não por acaso, o modelo se tornou tendência no segmento, assim como um ótimo investimento para morar ou buscar retorno com aluguel e revenda.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, compartilhe este post nas redes sociais!

Posts Relacionados

Como declarar o imóvel no Imposto de Renda

Silvio Iwata
12 de abril de 2024
leia agora

Descubra as melhores oportunidades de apartamentos em Maringá

Silvio Iwata
4 de abril de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou