Mercado imobiliário

Alugar ou financiar? Saiba qual a melhor opção

Silvio Iwata
12 de maio de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

Não existe certo e errado entre alugar ou financiar um imóvel. As duas alternativas oferecem benefícios. Por isso, você precisa entender a mais adequada para o seu estilo de vida, necessidades e possibilidades financeiras.

Nesse contexto, uma boa decisão é aquela que satisfaça suas demandas e apresente um bom uso dos recursos disponíveis. Também é preciso que a modalidade esteja adequada ao estilo de vida para que você retire o melhor proveito dela.

Logo abaixo, mostramos o que considerar ao escolher entre alugar ou financiar um imóvel. Continue a leitura e receba o apoio para tomar uma boa decisão!

Você sabe a diferença entre alugar ou financiar um imóvel?

Comprar um imóvel é uma operação que, se realizada à vista, exigirá um investimento relevante. Por isso, é natural buscar alternativas para facilitar os pagamentos e ter acesso à residência.

No financiamento, um banco paga ao vendedor e divide o valor em parcelas com juros para o comprador. Assim, a operação se torna viável para muitas pessoas, permitindo a realização do objetivo da casa própria.

Já no aluguel, locador e inquilino fazem um contrato que permite o uso do imóvel com o pagamento dos aluguéis. Também é um jeito de ter acesso à moradia.

Propriedade do imóvel

A primeira diferença entre alugar ou financiar é a propriedade. No financiamento, a pessoa está pagando um imóvel que será dela, enquanto no aluguel existe apenas o uso durante o período de contrato.

Juros de financiamento

As parcelas do financiamento imobiliário levam em conta a compensação para o banco pelo dinheiro emprestado, o que, em muitos casos, pode resultar em parcelas mais altas do que o aluguel de imóveis similares.

Entretanto, vale ressaltar que nem sempre isso acontece, especialmente quando o financiamento é adquirido com benefícios governamentais, como no programa Minha Casa Minha Vida (MCMV).

Nesses casos, a taxa de juros é mais baixa, o que pode fazer com que o valor das parcelas seja menor do que o aluguel.

Logo, ao financiar um imóvel pelo MCMV, é possível que as parcelas fiquem mais acessíveis, tornando a aquisição mais vantajosa do que o aluguel de um imóvel similar.

Tempo de contrato

Um contrato de aluguel geralmente dura cerca de 30 meses, que podem ser renovados pelo desejo das duas partes. Já os financiamentos podem ultrapassar décadas, até mesmo para tornar o valor mensal mais acessível.

Quando é mais vantajoso alugar um imóvel?

O aluguel de imóvel é uma alternativa para quem está na fase de planejamento para comprar um imóvel.

Além disso, oferece mais flexibilidade com um compromisso curto, a um preço mais baixo em comparação ao financiamento. Entenda melhor, a seguir, os contextos mais benéficos para alugar um imóvel.

Ter um valor mais baixo por mês

Pode acontecer de, em uma oportunidade de mercado, uma pessoa encontrar um financiamento em valor próximo a um aluguel. Porém, o mais comum é a locação ser mais barata, pois o inquilino não está comprando a propriedade.

Ser ideal para quem está se planejando para comprar

O ideal é o financiamento não comprometer mais que 30% da renda. Por isso, a locação é indicada para quem ainda está em fase de planejamento.

Você pode guardar a diferença em investimentos de renda fixa até conseguir o valor para oferecer a entrada e obter uma parcela mensal que caiba no seu bolso.

Firmar um contrato mais flexível

Um imóvel alugado também é indicado para quem não tem uma vida estável em relação a onde morar. Além de o contrato ser mais curto, o inquilino consegue fazer a rescisão pagando uma multa proporcional se for o caso.

Logo, o compromisso é mais flexível que um contrato feito para durar décadas.

Dividir as despesas do imóvel

O inquilino deve consertar caso tenha causado algum dano ao imóvel, como quebrar um piso ou uma vidraça.

Porém, a manutenção contra o desgaste natural e as obras realizadas pelo condomínio são custos do proprietário. Isto é, existe uma divisão de responsabilidades entre os participantes do contrato.

Quais são os casos em que devemos financiar um imóvel?

O financiamento é uma estratégia para quem deseja mais estabilidade e proteção do patrimônio. Além disso, pode ser usado como investimento e meio para realizar o objetivo da casa própria, que é uma meta de vida para muitas pessoas. Veja melhor a seguir.

Ter a propriedade do imóvel

Um financiamento permite que você seja dono do imóvel. Isso oferece mais autonomia para fazer mudanças e alterações na casa, além de oferecer sentimentos de pertencimento e de realização pessoal.

Proteger o patrimônio

O imóvel próprio também é uma forma de crescimento e de proteção do patrimônio. Aliás, a compra é bastante procurada em períodos de inflação alta, em que precisamos defender nossos recursos contra a perda do poder de compra do dinheiro.

Ser um tipo de investimento

O imóvel pode ser destinado também a venda, permuta e locação. Isto é, você pode tentar vender no futuro com lucro, dar de entrada em outro imóvel ou alugar para receber uma renda passiva.

Encontrar mais estabilidade

Em relação ao estilo de vida, o imóvel próprio oferece mais estabilidade em comparação à flexibilidade do aluguel. Realizando todos os pagamentos em dia, você pode ficar no imóvel pelo resto da vida e ainda deixar o bem para os herdeiros.

Como escolher entre alugar ou financiar um imóvel?

A escolha entre alugar ou financiar um imóvel depende da sua condição financeira, necessidades e estilo de vida. Como visto, cada um tem as suas vantagens e desvantagens, dependendo do seu perfil.

Quem já tem os recursos para comprar o imóvel começa a considerar a aquisição. Porém, isso depende do tempo que você pretende morar no local, ou seja, se busca um compromisso mais flexível ou mais estável.

Em ambos os casos, um passo importante é buscar uma imobiliária de confiança. Afinal, é importante contar com conhecimento e experiência para encontrar um bom imóvel no mercado. Igualmente, há uma série de burocracias que podem ser evitadas com bons parceiros nas suas operações.

Aqui em Maringá, a Silvio Iwata está preparada para te ajudar e facilitar todo o processo. São mais de 46 anos de atuação no mercado local. Logo, temos amplo conhecimento sobre a região e as oportunidades do setor imobiliário.

Um diferencial é a presença da equipe jurídica nas operações. Com um time de especialistas, todos os envolvidos estão mais seguros e conseguem lidar mais facilmente com as formalidades dos contratos de locação e de compra e venda.

Sendo assim, com a Silvio, você encontrará o imóvel certo para alugar ou financiar. Além disso, terá agilidade e segurança no processo para realizar um bom negócio e atingir os seus objetivos.

Entre em contato com a equipe da Silvio e encontre os melhores imóveis para alugar ou financiar em Maringá!

Posts Relacionados

10 razões para investir em imóveis em Maringá: a cidade verde que não para de crescer.

Silvio Iwata
19 de julho de 2024
leia agora

O Mercado Imobiliário 2024: A Revolução Tecnológica Continua

Silvio Iwata
13 de julho de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: