Mercado imobiliário

Apartamento mobiliado ou sem mobília: como saber qual a melhor opção?

Silvio Iwata
11 de setembro de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

A locação de um apartamento mobiliado ou sem mobília é uma alternativa para quem deseja a comodidade do aluguel de imóveis, mas essas oportunidades atendem a diferentes perfis.

No imóvel cheio, você terá a praticidade de contar com os itens essenciais e algumas comodidades extras. No apartamento sem mobília, é necessário levar ou comprar os próprios móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, mas o preço do aluguel costuma ser um pouco mais baixo.

Entenda quais são as vantagens de cada um desses contratos e descubra qual deles é o ideal para você!

Diferença entre apartamento mobiliado ou sem mobília

A diferença entre esses tipos de aluguel é o que vem em um apartamento mobiliado:

  • móveis;
  • eletrodomésticos;
  • utensílios de cozinha;
  • aparelhos eletrônicos;
  • acessórios de decoração.

A presença de móveis e eletrodomésticos essenciais caracteriza a modalidade, enquanto os demais itens são opcionais. Por sua vez, no apartamento sem mobília, geralmente encontramos, máximo, armários de cozinha e de banheiro.

Por oferecer um benefício extra, o contrato de apartamento mobiliado pode ter um preço de aluguel mais elevado que o vazio. Além disso, os direitos e deveres do inquilino passam a abranger o imóvel e o que está dentro dele durante a locação.

Vantagens de um apartamento mobiliado

O perfil do inquilino no apartamento mobiliado está ligado à conveniência e à praticidade. As vantagens dizem respeito a receber o imóvel pronto para ser usado, possibilitando a mudança apenas com os itens pessoais.

A seguir, confira outros benefícios de alugar um apartamento mobiliado.

Dispensar o investimento em móveis básicos

A diferença mínima entre escolher um apartamento mobiliado ou não é não comprar os móveis básicos e eletrodomésticos essenciais, como:

  • camas;
  • guarda-roupas;
  • estantes;
  • armários de cozinha e banheiro;
  • chuveiros elétricos;
  • geladeira;
  • fogão;
  • sofás.

A expectativa é que o cômodo tenha, ao menos, o mínimo necessário para que a pessoa possa se mudar imediatamente. Contudo, para melhorar a qualidade do serviço, é muito comum que os proprietários ofereçam outros itens de conforto, como utensílios de cozinha, micro-ondas e televisores.

Otimizar o espaço disponível no imóvel

Uma característica de diversos apartamentos mobiliados é recorrer à mobília embutida. Com isso, os ambientes são mais espaçosos e oferecem mais conforto aos moradores, especialmente em imóveis pequenos.

Nos apartamentos vazios, raramente o inquilino deseja usar esse recurso para ter mais espaço, afinal, dificilmente os móveis planejados para um imóvel ficarão adequados em outro — além de ser necessário entregar a moradia nas mesmas condições em que foi recebida.

Não ter preocupação com manutenção

A manutenção pelo desgaste natural dos móveis e eletrodomésticos deixa de ser uma preocupação dos inquilinos. Sem contar que diversos aparelhos perdem valor com o tempo, especialmente com o surgimento de novos modelos, como micro-ondas, geladeiras e televisores.

Ter agilidade e praticidade na mudança

O apartamento mobiliado é uma alternativa para quem precisa se mudar rapidamente e deseja praticidade na entrada e na saída do imóvel. Se você não quer se preocupar com nada durante o período de aluguel, recebendo o imóvel em totais condições de uso mesmo se não tiver nenhuma mobília pessoal, o modelo é ideal para o seu perfil.

Vantagens de receber o imóvel vazio

A escolha de apartamento mobiliado ou sem mobília não diz respeito a um ser melhor que o outro, mas à adaptação às suas necessidades, afinal, o imóvel vazio também apresenta suas vantagens.

Liberdade na decoração do ambiente

Ao receber o apartamento vazio, você tem margem de personalização do ambiente com auxílio da decoração e do design de interiores. Mesmo sem alterar questões estruturais, existem inúmeras mudanças que podem ser aplicadas aos ambientes.

Móveis adequados às suas particularidades

Ao comprar seus próprios móveis, você buscará produtos adequados às suas necessidades de consumo. Também é possível que as escolhas sejam por itens mais modernos em comparação aos eletrodomésticos e eletrônicos básicos, que são comuns nos apartamentos mobiliados.

Jovem lendo sobre apartamento mobiliado ou sem mobília no computador.

Preço do aluguel

Quem já conta com uma mobília pessoal pode economizar com um aluguel mais baixo em apartamento vazio. Já quem ainda não tem os móveis pode ficar interessado em comprá-los, além de aparelhos eletrônicos e itens de decoração, que podem ser adquiridos com a diferença que se deixa de pagar nos aluguéis.

Se a mobília for de boa qualidade, ela pode permanecer por longos períodos, passando por diversos imóveis ou renovações de contrato. No entanto, isso significa um investimento inicial mais alto ou o comprometimento do limite do cartão de crédito para parcelar as compras.

Entrega do imóvel vazio

Os consertos pelo uso normal dos móveis e eletrônicos ficam a cargo do proprietário do apartamento mobiliado. Por outro lado, se houver uma quebra por mau uso, cabe ao inquilino fazer a reposição na hora de entregar o imóvel.

Uma vantagem de receber o apartamento vazio, especialmente para quem tem animais e crianças, é não precisar se responsabilizar pela mobília de terceiros.

Quando alugar um apartamento mobiliado ou sem mobília

Entender as próprias prioridades é o ponto mais importante para escolher entre um apartamento mobiliado ou sem mobília. É o perfil do inquilino que determina se vale mais a pena investir nas vantagens de um ou do outro.

Período de locação

Quem pretende ficar um período curto e não tem a intenção de renovar o contrato pode se beneficiar da praticidade do apartamento mobiliado, pois não terá que se preocupar em fazer uma mudança grande, com muitos móveis e outros itens pessoais.

Investimento inicial

Para quem não tem mobília, a diferença está em fazer um investimento inicial mais alto oudiluir a despesa ao longo do contrato de locação.

No caso da escolha pelo apartamento vazio e pela compra dos itens, você será dono dos bens, ao mesmo tempo, terá de lidar com a deterioração deles. Por isso, tudo depende do custo-benefício de pagar um aluguel um pouco mais elevado.

Tempo disponível

O apartamento mobiliado é ideal para quem não tem tempo para dedicar à compra de móveis, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.

Muitas vezes, para não pagar mais caro, é importante comparar preços, buscar promoções, analisar produtos usados, entre outras alternativas. Se você não tem disponibilidade ou paciência para essas tarefas, vale a pena considerar o imóvel pronto para uso.

Oferta e demanda

Um cuidado é verificar se há uma boa disponibilidade de apartamentos mobiliados para alugar na região que você deseja. Os preços da locação variam com a oferta e demanda, podendo ser mais vantajoso alugar um apartamento mobiliado se houver muitas oportunidades na cidade em que você tem interesse de morar.

Uma dica é tirar dúvidas com uma imobiliária de confiança. Ao consultar um especialista, você terá mais conhecimento sobre ospreços praticados e as oportunidades na região, tomando uma decisão informada sobre os tipos de aluguel.

A locação de um apartamento mobiliado ou sem mobília é uma boa solução para quem não deseja investir em um imóvel próprio. Para escolher entre essas alternativas, avalie se você tem mobília, quanto tempo pretende ficar no apartamento e o custo-benefício de pagar um pouco mais para ter o imóvel com os bens essenciais nele.

Gostou das dicas que listamos neste post? Então, compartilhe-as nas redes sociais!

Posts Relacionados

Potencial de valorização imobiliária em Maringá: confira as oportunidades de investimento

Silvio Iwata
22 de abril de 2024
leia agora

Descubra as oportunidades dos bairros em ascensão em Maringá

Silvio Iwata
17 de abril de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou