Mercado imobiliário

Apartamento mobiliado: entenda como escolher o seu!

Silvio Iwata
20 de outubro de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

O apartamento mobiliado é uma alternativa interessante para quem deseja mais praticidade. Afinal, permite a mudança imediata, tendo os móveis e aparelhos essenciais disponíveis logo após a contratação.

Contudo, assim como qualquer locação, um bom negócio exige cuidados na hora de contratar. Não é nada que torne a contratação difícil, mas fazer tudo corretamente ajuda a pessoa a não ter dores de cabeça.

Logo abaixo, indicamos os benefícios de alugar um apartamento mobiliado e quais são as dicas para fazer uma locação segura. Se você pensa nesse tipo de imóvel, não deixe de conferir!

Quais são as vantagens de alugar um apartamento mobiliado?

Não existe certo e errado entre alugar um apartamento mobiliado ou vazio. São escolhas que devem ser feitas conforme a necessidade de cada um.

Nos apartamentos mobiliados, além de disponibilizar o espaço, o locador oferece os móveis e aparelhos domésticos que vão compor o ambiente. Assim, durante o período do contrato, o inquilino pode utilizar esses bens. 

É, portanto, um modelo diferente do imóvel vazio, em que se tem direito ao uso apenas do ambiente

Ter uma moradia planejada

Um benefício do imóvel mobiliado é que, frequentemente, houve um planejamento para adquirir os bens. Há casos, inclusive, que o próprio arquiteto pensou o design interno, escolhendo os móveis da residência.

Poder mudar imediatamente

Outra característica é o uso imediato. A proposta desses apartamentos é possibilitar a mudança rápido, com o inquilino levando apenas os pertences pessoais, como celulares, roupas de cama e utensílios domésticos.

Economizar em mobília e eletrodomésticos

Em muitos casos, o inquilino consegue um excelente custo-benefício. O aluguel um pouco mais elevado desses apartamentos pode valer a pena, considerando que não será preciso comprar itens essenciais.

Facilitar a mudança

O apartamento mobiliário é útil para quem precisa se mudar com frequência ou por longas distâncias. É o caso, por exemplo, de pessoas que precisam se transferir de cidade recorrentemente, pois pode ser mais interessante alugar com tudo pronto, do que realizar o transporte dos bens toda vez que se vai mudar.

O que avaliar ao alugar um apartamento mobiliado?

Para fazer uma boa locação, o inquilino precisa ficar atento a algumas questões que envolvem os itens disponibilizados em conjunto com o apartamento. Confira os principais cuidados em relação à escolha e à avaliação do imóvel.

Considere o aproveitamento de espaço

Os apartamentos mobiliados deixam menos flexibilidade para alterar a organização interna. Em muitos casos, há móveis embutidos nas paredes, assim como conjuntos de móveis no banheiro, quarto e cozinha, como balcões e armários combinando.

Um cuidado é avaliar se houve uma boa utilização do ambiente. É importante que os itens tenham sido bem escolhidos e alocados, garantindo que o morador tenha conforto e aproveite os móveis e eletrodomésticos disponibilizados.

Avalie a flexibilidade dos cômodos

Em alguns casos, o apartamento mobiliado pode oferecer alguma flexibilidade em relação aos cômodos, como deixar espaços vazios ou permitir a mudança na posição do mobiliário. Essa alternativa deve ser considerada, pois ajuda a adaptar o imóvel para as necessidades do inquilino.

Verifique a incidência de luz nas áreas 

A iluminação também é um ponto de atenção. Como a margem para modificar a organização interna é menor, os locais destinados a atividades, como ler, cozinhar e trabalhar, precisam receber um bom foco. 

Busque móveis e eletrônicos de boa qualidade

O estado de conservação dos móveis e aparelhos domésticos também é importante. O inquilino deve avaliar a qualidade dos materiais utilizados e das marcas dos itens disponibilizados. 

Além disso, a avaliação dos aparelhos eletrônicos deve considerar se os produtos são atuais. O cálculo a ser feito é saber se existe retorno para o investimento que será feito ao se pagar um aluguel que, geralmente, é superior a um imóvel com mesmo tamanho e localização. 

Como alugar um apartamento mobiliado com segurança?

Na contratação em si, é preciso tomar cuidado para conseguir exercer os direitos e ver as obrigações cumpridas. Veja algumas dicas para ter mais segurança no contrato de locação.

Realize uma boa vistoria

O inquilino deve analisar as condições do imóvel, assim como dos móveis e aparelhos que o acompanham. Geralmente, esse processo é conduzido por parceiros da imobiliária, que emitirão um laudo.

Nesse sentido, cabe ao futuro morador averiguar se tudo está de acordo com o que foi apontado. 

Respeite o prazo para contestar o laudo

Se houver alguma divergência com o laudo de vistoria, é preciso fazer o questionamento no prazo concedido pela imobiliária. Esse cuidado é importante para não haver divergências no futuro, caso o imóvel não esteja nas condições indicadas no documento.

Em resumo, o proprietário precisa entregar o apartamento em condições de utilização. Depois, no momento da devolução, cabe ao inquilino retornar os bens nas mesmas condições em que recebeu, com exceção do desgaste natural. 

Por isso, são realizados esses procedimentos de vistoria e contestação para que todos estejam na mesma página sobre o estado em que o apartamento foi entregue.

Solicite possíveis reparos e registre avarias

Também é importante verificar se todos os bens disponibilizados estão em perfeito funcionamento, indicando a necessidade de consertos ou apontando avarias. Ao final da locação, os itens serão devolvidos, e o inquilino deve ficar atento para comprovar o estado em que os recebeu.

Conte com uma imobiliária que seja referência na área

Os cuidados na hora de realizar o aluguel serão muito facilitados se você contar com uma imobiliária de confiança. É importante ter consultores que sejam referências na localidade, considerando diversos fatores.

Tradição da empresa, recomendações dos clientes, tempo de atuação no município, tudo isso deixará o processo mais seguro para o inquilino. Afinal, uma boa imobiliária terá interesse em manter sua imagem na região, tomando todos os cuidados para oferecer um excelente serviço.

Alugar um apartamento mobiliado pode ser o caminho ideal para diversas pessoas. Caso você entenda que esse tipo de imóvel atende às suas necessidades, os cuidados na hora de contratar, contando com o apoio de especialistas, farão a diferença, facilitando o processo e tornando a locação mais tranquila.

Gostou do conteúdo? Após escolher o imóvel ideal, o próximo passo será oferecer as garantias de aluguel. Confira o artigo específico sobre essa obrigação e fique por dentro do assunto!

Posts Relacionados

10 razões para investir em imóveis em Maringá: a cidade verde que não para de crescer.

Silvio Iwata
19 de julho de 2024
leia agora

O Mercado Imobiliário 2024: A Revolução Tecnológica Continua

Silvio Iwata
13 de julho de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: