Aluguel

Garantia de aluguel: conheça os métodos mais utilizados

Silvio Iwata
7 de dezembro de 2021

Publicado por: Silvio Iwata

O aluguel de imóveis envolve algumas etapas que precisam ser cumpridas pelo interessado em utilizar o imóvel (locatário). Uma das mais importantes é a garantia de aluguel, que dá a segurança necessária para o dono da propriedade (locador) fechar o contrato de locação.

Hoje em dia, esse processo foi bastante simplificado com novos serviços e opções para o inquilino. Além disso, com uma imobiliária de confiança, você consegue fazer tudo sem burocracias desnecessárias.

Logo abaixo, tiramos as principais dúvidas e indicamos quais são os tipos de garantia de aluguel mais utilizados. Continue a leitura e entenda como funciona na prática!

O que é garantia de aluguel?

A garantia de aluguel fornece alternativas para que, em caso de não pagamento de débitos do contrato de locação, seja possível recuperar o valor devido. Por isso, precisa ser oferecida pelo inquilino antes de finalizar o negócio.

Logo após visitar o imóvel e demonstrar o interesse, o locatário deve apresentar a documentação solicitada pela imobiliária e indicar qual é a modalidade de garantia escolhida. Com a aprovação, será realizado o laudo de vistoria inicial e emitido o contrato para concluir a operação.

Qual é a importância dessa garantia?

O papel da garantia de aluguel é reduzir os riscos do contrato. Assim, o locador, que também é um investidor, pode ter mais confiança sobre alugar o imóvel, em vez de buscar outras alternativas.

Além disso, também é algo benéfico para o locatário. Afinal, uma vez que os riscos são menores, os preços praticados podem ser mais baixos. Por exemplo, assim como um banco analisa o crédito e a taxa de inadimplência para definir os juros dos empréstimos, o locador teria de cobrar mais se não houvesse garantias na locação.

É, portanto, uma etapa que contribui para que o mercado fique mais acessível para todo mundo. Vale ressaltar que, aqui na Silvio Iwata, ao alugar, o locador recebe os valores devidos, mesmo em caso de inadimplemento.

Assim, tendo um ambiente de negócio com credibilidade e segurança, mais pessoas estarão dispostas a alugar apartamentos, casas, salas comerciais etc.

Quais são os principais tipos de garantia?

Na Lei do Inquilinato, estão previstas quatro modalidades de garantia. No entanto, com as práticas de mercado, algumas delas caíram em desuso, outras continuam sendo aplicadas e um terceiro grupo foi revitalizado com novas opções de pagamento.

Veja quais são as mais utilizadas atualmente!

Fiador

O fiador é a indicação de uma pessoa para assumir os débitos em caso de descumprimento do aluguel. No contrato de locação, geralmente o inquilino terá de indicar dois deles.

Para utilizar essa modalidade, os indicados devem preencher requisitos de renda e bens para demonstrar a capacidade de arcar com a dívida. Exigências comuns são ter renda familiar superior a 4 vezes o aluguel mensal e ser proprietário de imóveis.

Assim, embora nem todos consigam utilizar dessa modalidade, ela apresenta a vantagem de não ter um custo para o inquilino.

Títulos de capitalização

Os títulos de capitalização são cédulas físicas ou digitais que formam uma aplicação financeira. Assim, o inquilino pode optar por adquirir esses créditos e oferecê-los como garantia do aluguel.

Os títulos podem ser comprados à vista ou parcelados. No vencimento do contrato, se todos os aluguéis foram pagos, é possível realizar o resgate, recuperando a maior parte do valor, após descontadas as taxas e os serviços.

Cartão de crédito

O cartão de crédito é a garantia mais acessível, pois utiliza o limite disponível pelo usuário. Pode ser feito um pagamento sob o valor da garantia do aluguel à vista ou parcelado, bem como com desconto recorrente na fatura.

Essa modalidade geralmente terá valores mais baixos que os títulos de capitalização. No entanto, não haverá nenhum resgate ao final do contrato. Logo, funciona como a remuneração por um serviço, e não como uma poupança.

Casal com chave de apartamento simbolizando garantia de aluguel

Como escolher a melhor opção?

É importante destacar que, pelos direitos do inquilino, somente pode ser exigida uma opção de garantia de aluguel.

Cada uma delas tem características próprias no que diz respeito ao custo, às formas de pagamento, ao resgate e à substituição.

Entenda cada variável e saiba como fazer a escolha mais acertada!

Custos da garantia de aluguel

O fiador é a mais vantajoso em relação aos pagamentos, pois não gera custos adicionais. No entanto, como dito anteriormente, os escolhidos precisam preencher requisitos de renda e bens disponíveis.

Entre as demais opções, em geral, o cartão de crédito exige um valor menor que o título de capitalização.

Formas de pagamento

As formas de pagamento do cartão de crédito são as mais flexíveis. Afinal, oferecem opções de parcelamento e crédito recorrente (desconto mensal, em vez de comprometer o limite total do cartão).

Já os títulos de capitalização podem ter opções mensais e anuais. No entanto, você não tem os facilitadores do cartão, como o parcelamento da fatura e o crédito mais barato.

Resgate

O título de capitalização oferece a opção de resgate ao final da locação. Por isso, antes de escolher essa alternativa, é interessante verificar o custo ao longo de todo o contrato. Isto é, calcule se é melhor fazer o resgate ao final ou se vale mais a pena a economia gerada pela garantia do cartão de crédito.

Substituição de garantia

No caso do fiador, é possível que a pessoa passe por problemas financeiros e seja necessário substituir a garantia. Assim, o título de capitalização e o cartão de crédito trazem como benefícios a tranquilidade quanto à validade durante todo o contrato.

A garantia de aluguel mais utilizada, atualmente, é o cartão de crédito, porque oferece custos baixos e excelentes facilitadores para o locatário. No entanto, nada impede de você avaliar todas as opções e escolher a melhor para o seu caso particular.

Para tirar outras dúvidas sobre a locação, confira também o conteúdo sobre contrato de aluguel e complemente a sua leitura!

Posts Relacionados

9 dicas para organizar uma mudança residencial sem estresse

Silvio Iwata
2 de fevereiro de 2024
leia agora

Morar em Curitiba, Londrina ou Maringá: saiba como escolher a melhor cidade do Paraná

Silvio Iwata
18 de dezembro de 2023
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou