Aluguel

Decoração de apartamento alugado: como deixar o imóvel com a sua cara sem pagar multas

Silvio Iwata
22 de dezembro de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

A decoração de apartamento alugado pode gerar dúvidas nos inquilinos. Afinal, o imóvel precisa ser entregue, no final do contrato de locação, como foi recebido.

Por isso mesmo, você sempre deve considerar o trabalho necessário para desfazer as alterações. Mais indicado é fazer alterações que sejam superficiais, adaptando o imóvel sem precisar de grandes reformas.

Logo abaixo, listamos algumas dicas para o apartamento ficar do seu jeito, sem gerar problemas com o proprietário. Não deixe de conferir!

Mude a cor das paredes

Uma mudança simples é a alteração das cores das paredes. Essa decisão está relacionada ao estilo de decoração, e existe muito espaço para utilizar a criatividade.

Visual clean

Caso a sua escolha seja por um visual mais clean, a parede pode usar uma única cor. É comum aplicar branco ou cores claras, com tintas foscas para dar esse efeito.

Efeito contraste

Outra tendência é pintar uma das paredes dos cômodos com cores escuras. Geralmente, os quadros e as prateleiras serão afixados nela, como um local para decoração.

Listras verticais

Para decorações mais chamativas, você pode usar listras verticais. A técnica de pintura consiste em cobrir a parede com fita para aplicação da primeira cor. Depois, basta refazer o processo para segunda, protegendo, dessa vez, a parte que foi pintada anteriormente.

Degradês

Os degradês também são bem fáceis de aplicar e causam um efeito diferenciado nas paredes. Neles combinamos, ao menos, três cores: uma clara, uma intermediária e uma escura. É possível usar cores próximas (amarelo, vermelho e laranja, por exemplo) ou cores da mesma paleta (azul-claro, azul e azul-escuro, por exemplo).

Aposte em tecidos

Para não quebrar pisos na decoração do apartamento alugado, o inquilino pode apostar em tecidos. Há tapetes e carpetes de várias cores e modelos, e você encontrará muitas alternativas para o estilo escolhido.

Nesse tipo de aplicação, o contraste em relação às paredes é bastante utilizado. Se a parede é escura, o carpete é claro, e vice-versa. Também é possível utilizar desenhos e formas geométricas, como parte da composição.

Ademais, os tecidos envolvem a escolha das cortinas, colchas e toalhas de mesa. O ambiente precisa ser harmônico com as diversas partes fazendo sentido em relação ao conjunto.

Invista em plantas para deixar a casa viva

As plantas são itens de decoração que tornam o ambiente mais vivo. E, assim como nos casos anteriores, são facilmente removidas na saída do apartamento alugado.

Os estilos rústicos e urban jungle são aqueles que mais dão destaque para as plantas. O primeiro utiliza principalmente elementos com aspecto artesanal, apostando em itens de madeira e pedra, assim como plantas.

Já o urban jungle é caracterizado pela concentração de plantas. É aplicado por cima de um ambiente que, sem elas, teria um visual “clean”, como os apartamentos modernos.

Evite o papel de parede

Um erro é usar o papel de parede na decoração de apartamento alugado. Além de ser um produto caro, a aderência desses materiais é elevada, trazendo complicações na hora de remover.

Em vez de uma simples pintura, o inquilino terá de realizar a raspagem do papel de parede. E, se houver danos, o passo seguinte é aplicar massa reparadora. Só então, a parede receberá a tinta.

O produto também traz a desvantagem de você não conseguir levar para uma nova residência. Logo, é um investimento elevado, que, no vencimento do contrato, pode ficar para trás.

Fuja dos móveis planejados

Uma lógica similar acontece com os móveis planejados. Para quem comprará um imóvel ou colocará um apartamento mobiliado para locação, são excelentes escolhas. Contudo, para quem mora de aluguel, não são uma boa ideia.

O motivo é que, por serem adaptados às características do ambiente, nem sempre as casas futuras combinarão com os móveis. Para evitar a necessidade de recomprar os itens na hora de mudar, o ideal é investir nos móveis padronizados do varejo.

Em alguns casos, a instalação da mobília planejada pode ser um problema. Armários e guarda-roupas, por exemplo, costumam ser embutidos na parede, o que depende da concordância do proprietário, além de poder exigir uma obra para retornar o apartamento ao que era antes, na saída do imóvel.

Aposte em prateleiras e itens de decoração nas paredes

As prateleiras e quadros são uma ótima alternativa para deixar os ambientes mais bonitos e elegantes. Hoje em dia, com fitas dupla face específicas, você nem sequer precisa fazer furos na parede para colocar os itens de decoração.

Uma tendência é a gallery wall. Trata-se de escolher uma parede e posicionar a iluminação, dando destaque aos quadros como se fosse um ambiente de exposição.

Utilize as divisórias de ambiente

Caso seja necessário adaptar os cômodos ou criar paredes novas, as divisórias são uma excelente alternativa. Há diversos tipos, como painéis, vidros, cortinas e cobogós, que serão funcionais e deixarão o ambiente mais bonito.

Inspire-se em um estilo de decoração de apartamentos

A decoração de apartamento alugado pode ser executada com soluções simples. É uma questão de modificar o ambiente, sem fazer mudanças que trarão dores de cabeça na entrega das chaves.

Procure definir um estilo de decoração, como moderno, urban jungle, minimalista e rústico, para servir de guia na escolha dos materiais. O Pinterest, por exemplo, é uma boa rede social para encontrar ideias criativas para o seu apartamento.

Outro cuidado é a iluminação. Você pode usar luminárias para destacar pontos específicos da casa, como paredes com itens de decoração, plantas e móveis. É algo simples de fazer e trará ganhos para o ambiente.

Lembre-se, por fim, de que será preciso negociar com o locador caso você deseje uma mudança mais profunda. Além disso, conforme o resultado da negociação, pode ou não ser necessário desfazer a reforma na saída do imóvel.

Sendo assim, a decoração de apartamento alugado, preferencialmente, acontece com transformações superficiais. Com a criatividade e usando as dicas acima, você pode trazer muito da sua personalidade para os ambientes, sem grandes despesas com a instalação e remoção das mudanças realizadas.

Gostou do conteúdo? Confira também o texto sobre a escolha das divisórias de ambiente para conhecer as principais alternativas!

Posts Relacionados

Aluguel para estudantes da UEM: descubra as melhores alternativas de moradia

Silvio Iwata
2 de maio de 2024
leia agora

Como valorizar seu imóvel com pequenas reformas: 4 dicas práticas

Silvio Iwata
25 de março de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou