Decoração

Tendências de design de interiores para 2024: inspire-se!

Silvio Iwata
9 de fevereiro de 2024

Publicado por: Silvio Iwata

Cansou da mesma decoração de sempre e quer criar um ambiente que transmita paz e aconchego? Então, as tendências de design de interiores para 2024 te esperam! Inspiradas no desejo por bem-estar e harmonia, elas combinam beleza natural, materiais sustentáveis e cores que inspiram tranquilidade.

Seja seu apartamento pequeno ou não, vamos mergulhar nas tendências de decoração para 2024, conhecendo dicas práticas e inspirações para transformar seu espaço. E tem bônus: já que o Carnaval está chegando, que tal ver nossas ideias para incorporar essas tendências ao clima da festa mais aguardada do ano? Vamos lá!

8 tendências de design de interiores para 2024

Embora a estética permaneça crucial, as tendências de design de interiores de 2024 vão além da beleza superficial. Estamos cada vez mais atraídos por um design que promova o bem-estar e reflita nossos valores. Por isso, com base no Pinterest Predicts, um relatório preditivo feito por amantes de decoração, e em eventos como o Imm Cologne 2024, trouxemos as principais tendências deste ano para você se inspirar e renovar o seu imóvel. Acompanhe:

1. Design biofílico

Se você deseja uma conexão com o ar livre, o design biofílico é uma ótima escolha. Por ser uma tendência da arquitetura sustentável, é capaz de trazer a natureza para dentro de casa e promover bem-estar. Pense em vegetação exuberante, texturas naturais como madeira e pedra, e muita luz natural. Considere incorporar paredes vivas, vasos de plantas ou obras de arte na pegada ecológica.

2. Espaços voltados para o bem-estar

Nossas casas estão se tornando refúgios para relaxar e esquecer dos problemas do dia a dia. Crie cantinhos dedicados à meditação, à leitura ou até mesmo spas para priorizar o autocuidado. Invista em móveis confortáveis, paletas de cores calmantes e iluminação quente, que promove o sono e o descanso.

3. Materiais e práticas sustentáveis

A consciência ecológica está moldando as escolhas de design. Opte por móveis feitos com materiais reciclados, eletrodomésticos com baixo consumo de energia e tecidos sustentáveis ​​como algodão orgânico ou linho. Recicle móveis vintage ou reaproveite objetos do cotidiano para um toque exclusivo e sustentável.

4. Ascensão dos tons terrosos

No universo da decoração, a cor dita o ritmo das tendências de design de interiores, influenciando desde a escolha de móveis e objetos até a paleta de tintas que revestem as paredes. E para 2024, os tons frios saem de cena. Isso porque a Pantone, referência global em cores, elegeu o "Peach Fuzz" como a tonalidade que guiará as inspirações.

Descrito como um pêssego suave e aveludado, o Peach Fuzz emana uma aura acolhedora e revigorante, capaz de nutrir o corpo, a mente e o espírito. Essa cor versátil abre um leque de possibilidades para a decoração, podendo ser utilizada em diferentes estilos e ambientes.

Seguindo essa linha, podemos dizer que os tons terrosos quentes como terracota, ocre e verde oliva também vão ser referência nos projetos que estão por vir. Essas cores criam uma sensação de aterramento, perfeita para espaços aconchegantes e convidativos.

5. Paredes de destaque e maximalismo

O minimalismo não está morto, mas o maximalismo está voltando. Não tenha medo de fazer uma declaração com papel de parede ousado, paredes coloridas de destaque ou decoração eclética com curadoria para refletir sua personalidade. Inclusive, essa é uma ótima tendência para arrasar em decorações de Carnaval ousadas, com brilhos e em tamanhos maiores, sem medo de errar!

6. Personalização com objetos pessoais

Neste ano, o segredo é abraçar a sua individualidade! Misture e combine achados vintage com peças modernas, criando um espaço que conte uma história única. Você pode usar heranças de família, obras de arte de amigos ou lembranças de viagem que tenham valor sentimental.

7. Casas inteligentes 

A tecnologia está se integrando perfeitamente às nossas casas, aumentando a conveniência e agilidade de nossos dias. Como uma das tendências de design de interiores para 2024, considere sistemas de iluminação inteligentes, ou até mesmo eletrodomésticos com inteligência artificial, que vão simplificar as suas tarefas diárias.

8. Curvas e mais curvas

Formas suaves e arredondadas estão substituindo as bordas afiadas, promovendo uma sensação de conforto e fluidez. Considere sofás curvos, espelhos decorativos ou pendentes orgânicos para adicionar um toque de capricho e sustentabilidade.

Ideias para integrar as tendências de design de interiores de 2024 na decoração de carnaval

Agora, vamos ver como essas tendências podem se traduzir em uma decoração de carnaval incrível:

  • Carnaval e área verde: transforme sua varanda em uma mini floresta tropical com plantas suspensas, arranjos florais vibrantes e toques de madeira natural, trazendo toda a alegria da festa em elementos naturais e vivos;
  • Sustentabilidade: use tecidos reciclados para criar fantasias ou decorações coloridas. Recicle garrafas velhas e transforme-as em luminárias festivas. Deixe sua criatividade brilhar!
  • Carnaval zen: dedique um espaço para relaxar após a folia. Você pode, por exemplo, montar um cantinho relaxante com almofadas macias, sons da natureza e difusores de aromaterapia;
  • Conte sua história: uma boa ideia para dar aquele toque pessoal à decoração é expor fantasias ou objetos que você usou em bloquinhos passados; 
  • Toques texturizados: enfeite suas paredes com penas coloridas, use toalhas de mesa com lantejoulas ou pendure tapeçarias cintilantes para adicionar aquele toque festivo.

Abraçar as tendências de design de interiores de 2024 pode levar sua festa de Carnaval a novos patamares. Ao incorporar a natureza, a sustentabilidade e toques personalizados, você cria um espaço que não é apenas elegante, mas que reflete a sua personalidade e história.

Lembre-se que essas dicas são apenas um ponto de partida. Afinal, o melhor design é aquele que reflete seu estilo e as necessidades da sua família. Não tenha medo de experimentar, se divertir e criar um espaço que realmente te inspire!

E aí, tudo certo para decorar a sua casa? 

Se você sonha em ter um imóvel próprio para decorar do jeito que quiser, fale com um de nossos consultores para saber mais sobre as oportunidades da Sílvio Iwata. Juntos, vamos transformar a casa dos seus sonhos em realidade!

Posts Relacionados

Como valorizar seu imóvel com pequenas reformas: 4 dicas práticas

Silvio Iwata
25 de março de 2024
leia agora

O papel da sustentabilidade no mercado imobiliário: como escolher um imóvel eco-friendly

Silvio Iwata
28 de fevereiro de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou