Home Aluguel
Compra
Decoração
Maringá
Mercado imobiliário
Silvio Iwata
Assinar a newsletter

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo

    Mercado imobiliário

    A importância da arquitetura sustentável nos novos empreendimentos

    Silvio Iwata
    27 de novembro de 2023

    Publicado por: Silvio Iwata

    Arquitetura sustentável é uma forma de conciliar a necessidade de progresso com a conservação do meio ambiente. Dessa forma, é possível desenvolver projetos que extrapolam os ganhos imediatos, adotando uma perspectiva de longo prazo.

    Esses compromissos são mais fáceis de serem alcançados com a inovação tecnológica. Atualmente, existem diversas soluções para um uso mais racional dos recursos naturais e energia na Construção Civil.

    Neste conteúdo, explicamos os benefícios da arquitetura sustentável para quem deseja comprar a casa própria ou investir no mercado imobiliário. Entenda o impacto do conceito na qualidade de vida e na valorização de casas e apartamentos!

    O que é arquitetura sustentável

    A arquitetura sustentável atende às necessidades atuais e futuras, reduzindo riscos ambientais, sociais e econômicos nos projetos. Dessa maneira, equilibra o progresso com metas humanas de longo prazo.

    Meio ambiente

    Os benefícios da arquitetura sustentável se estendem frequentemente à redução dos impactos ambientais. Minimizar o consumo de materiais na Construção Civil, buscar a eficiência energética e adotar fontes de energia limpa são alguns exemplos.

    Social

    Um projeto sustentável também se preocupa com as consequências na comunidade. Trata-se de pensar como os empreendimentos impactam na vida, na saúde, no emprego e na renda das pessoas ao redor, em todo o ciclo de vida das edificações.

    Econômico

    As contas precisam fechar no médio e no longo prazo. Não basta adotar todas as tecnologias e inovações se o empreendimento é economicamente frágil. Um bom exemplo são as placas de energia solar. Além de gerarem energia renovável, esses dispositivos diminuem os custos com o uso da rede elétrica municipal, pagando o investimento inicial ao longo do tempo.

    Eficiência energética em novos empreendimentos

    Uma área com avanços expressivos nas construções modernas é a energia. Esse é um segmento com soluções de inovação cada vez mais viáveis do ponto de vista econômico, quando pensamos em fontes limpas e renováveis.

    Energia solar

    A energia solar pode ser captada e armazenada pelos próprios edifícios. Além disso, é possível adotar modelos com a conexão à rede elétrica municipal e a devolução da energia para a sociedade.

    Iluminação natural

    Outra prática recorrente é o aproveitamento da luz natural. Vidros inteligentes, janelas amplas, apartamentos garden e ambientes integrados são algumas tendências que facilitam esse aproveitamento.

    Os vidros inteligentes, por exemplo, podem ser ligados e desligados. Com isso, alternam entre a transparência e opacidade, podendo funcionar como aberturas para luz ou paredes nos ambientes.

    Ventilação e isolamento térmico

    O uso de materiais de construção sustentáveis para melhorar o isolamento térmico e a preocupação com a ventilação do ambiente reduzem o uso de ar-condicionado. Com isso, um dos principais gastos de energia é mitigado.

    Essa prática pode valorizar diferentes tipos de imóveis. Nos apartamentos e nas casas para moradia, afeta os custos e a qualidade de vida ao longo do tempo. Já nas casas de veraneio, cria atrativos com a oferta de imóveis mais confortáveis com atributos naturais, para quem deseja relaxar longe de centros urbanos.

    Automação residencial

    As soluções de automação são capazes de ajustar a temperatura, ligar e desligar as luzes, aumentar ou diminuir a ventilação, entre outros recursos. Assim, o imóvel não desperdiça energia durante a utilização.Esses exemplos mostram como as soluções de eficiência energética podem contribuir para empreendimentos mais sustentáveis:

    • substituir energias fósseis por limpas e renováveis;
    • reduzir custos para os moradores;
    • minimizar o consumo da energia utilizada pela comunidade;
    • melhorar o conforto térmico e a iluminação.
    Ilustração representando o conceito de arquitetura sustentável

    Valorização do imóvel com práticas sustentáveis

    A sustentabilidade na Construção Civil influencia na valorização imobiliária. Veja a seguir!

    Ter sinergia com os valores do consumidor 

    Os imóveis são altamente atrativos para aqueles que se identificam com os compromissos de sustentabilidade. Esses benefícios ambientais se traduzem em diferenciais do projeto, o que valoriza o empreendimento.

    Melhorar a qualidade de vida das pessoas

    Os projetos de preservação da natureza na cidade ajudam a proteger e restaurar áreas verdes. Esse convívio harmônico gera benefícios para a saúde física e mental das pessoas. Respirar ar puro, vivenciar paisagens mais agradáveis e conectar-se com o meio ambiente são alguns exemplos.

    Oferecer retorno do investimento

    Iniciativas como reúso de água, eficiência energética e controle térmico das residências reduzem custos nos imóveis e em áreas comuns dos condomínios. Imagine, por exemplo, a diferença de custos nas áreas comuns de um condomínio com e outro sem placas solares ao longo do tempo.

    Melhorar a imagem e a reputação do projeto

    Mesmo adquirindo uma casa, a marca do empreendimento imobiliário pode afetar o comprador. Atributos como qualidade de vida, sustentabilidade, economia com energia elétrica e outros valorizam o projeto ao longo do tempo.

    Caso de estudo: Royal Palace Residencial

    O Royal Palace Residencial, em Maringá, é um lugar com características sustentáveis. Esse lançamento oferece diversas alternativas de lazer, conforto e praticidade, como:

    • localização privilegiada no jardim aclimação;
    • área de lazer de 1.600 m²;
    • dois dormitórios com ou sem suíte;
    • espaços fitness, pet e gourmet;
    • piscinas e pool bar;
    • quadra esportiva;
    • lavanderias;
    • minimercado;
    • lavanderia;
    • coworking e meeting room.

    Além das comodidades, os apartamentos contam com um ótimo aproveitamento da iluminação natural e conforto térmico. Para que isso seja possível, o design de interiores adota janelas amplas e ambientes integrados.

    Outro atributo sustentável é o reaproveitamento de água das chuvas, que pode ser usada na limpeza e manutenção. Com isso, o consumo da rede municipal é diminuído, assim como os custos para os moradores do condomínio.

    Caso de estudo: Recanto do Ingá

    O Recanto do Ingá adota medidas para ser mais sustentável e prioriza um estilo de vida em convívio com a natureza.

    Esse condomínio se destaca pela proximidade à principal área verde de Maringá: o Parque do Ingá. Assim, os moradores podem realizar uma série de atividades ao ar livre, como:

    • corridas e caminhadas ao redor do parque;
    • piqueniques e trilhas no interior;
    • observação de animais silvestres;
    • passeios de pedalinho no lago.
    Banner para o ebook Minha Casa Minha vida

    Há alternativas de apartamentos de dois e três quartos. Entre os atributos sustentáveis, o condomínio conta com placas solares, para usar a energia solar nas áreas comuns e priorizar a energia renovável.

    Manter as áreas comuns está diretamente ligado aos custos com taxas de condomínio, por isso, os moradores sentem os benefícios dessa implementação também do ponto de vista financeiro.

    Os projetos que contam com soluções de sustentabilidade ambiental tendem a ser bastante valorizados. Além disso, nos novos lançamentos, aproveita-se bastante as áreas verdes de Maringá, promovendo um estilo de vida mais saudável. 

    A arquitetura sustentável é uma tendência. Ao investir em um apartamento com essas características, principalmente comprando na planta, você terá um excelente potencial de valorização para proteger seu patrimônio e alcançar um excelente retorno do investimento ao longo do tempo.

    Para acessar oportunidades com excelente potencial de valorização e atributos sustentáveis, confira a página de lançamentos da Silvio Iwata e conheça os empreendimentos de Maringá!

    Posts Relacionados

    Home Office: Como Escolher o Imóvel Ideal para Trabalhar em Casa em Maringá.

    Silvio Iwata
    16 de agosto de 2024
    leia agora

    Sustentabilidade na Construção: Imóveis Eco-Friendly

    Silvio Iwata
    9 de agosto de 2024
    leia agora

    Posts mais Populares

    Posts Recentes

    • Investimento imobiliário em Maringá: Estratégias para maximizar seu retorno.
    • Home Office: Como Escolher o Imóvel Ideal para Trabalhar em Casa em Maringá.
    • Sustentabilidade na Construção: Imóveis Eco-Friendly
    • Lazer e Qualidade de Vida: Condomínios com Áreas de Convivência em Maringá.
    • Guia do Primeiro Apartamento: Dicas para Jovens Compradores em Maringá.
    icone para o facebook icone para o facebook

    MATRIZ:

    Rua Néo Alves Martins , 2829
    Zona 01 - CEP 87013-060
    Maringá - PR

    CONTATO:

    (44) 4009-8981
    imobiliaria@silvioiwata.com.br

    Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: