Aluguel

Universidade Estadual de Maringá: como escolher um imóvel perto da instituição?

Silvio Iwata
4 de agosto de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

Você pretende realizar uma graduação ou pós-graduação na Universidade Estadual de Maringá (UEM)? Então é hora de começar a planejar onde vai morar. E, como se trata de uma decisão importante, vale a pena pesquisar bastante antes de escolher uma residência.

Os bairros de Maringá oferecem uma ótima infraestrutura, e muitos deles dão rápido acesso à UEM. Além disso, existem diferentes tipos de moradia que podem ser utilizados por estudantes.

Para te ajudar a fazer a melhor escolha, preparamos um guia completo sobre onde morar em Maringá. Confira!

Onde fica a Universidade Estadual de Maringá?

A UEM realiza atividades em diversos municípios, tendo um relevante papel regional. Contudo, os principais cursos ficam em Maringá, onde está localizada a sede da instituição de ensino.

Na Zona 7, você encontra os campi de graduação e pós-graduação. O hospital universitário também fica situado nas redondezas, a menos de 15 minutos a pé da unidade.

Quem deseja estudar na instituição costuma buscar imóveis nesta região. Assim, é possível organizar bem a rotina, estando próximo da universidade.

Como é morar na região da UEM, a Zona 7?

A Zona 7 está em constante crescimento e conta com ótima infraestrutura para receber os estudantes. A região se destaca pela diversidade de imóveis, mobilidade, lazer e pelos serviços disponíveis.

Moradia

A região possui alternativas de moradia para diferentes perfis. É um ótimo lugar para quem busca uma kitnet para alugar em Maringá. Igualmente, você encontra imóveis maiores, como apartamentos. Inclusive, muitos estudantes optam por ambientes maiores, a fim de dividir a moradia com outros colegas.

Mobilidade

Outra característica do bairro é a proximidade com a Zona 1, área central com acesso facilitado às demais regiões. São menos de 2 quilômetros de distância, sendo possível se deslocar tanto a pé como por meio de transporte público.

Lazer

A Zona 7 conta com bares, restaurantes e lanchonetes, que são bastante frequentados por estudantes. No mais, a região da cidade de Maringá também possui locais para práticas esportivas e de lazer ao ar livre.

Serviços

Por fim, em suas proximidades, a zona apresenta uma excelente rede de serviços, como mercados, shopping centers, conveniências e fornecedoras de internet.

Quais são outras alternativas à Zona 7?

Para além da Zona 7, existem outros bairros próximos à Universidade Estadual de Maringá, que também facilitam o cumprimento da rotina de aulas.

Vila Esperança

Uma das principais alternativas é a Vila Esperança, que fica situada ao lado da Zona 7. É nesse bairro em que está localizado o Hospital Universitário da UEM em Maringá.

Nessa região, existe uma maior oferta de casas para alugar, nas quais os estudantes podem morar sozinhos ou em repúblicas. 

Vila Santo Antônio

A Vila Santo Antônio fica a menos de 2 km da Universidade Estadual de Maringá. Assim como a Vila Esperança, conta com mais casas que prédios. Além disso, ambas as regiões têm fácil acesso aos serviços e comércios da Zona 7.

Na prática, você consegue chegar em menos de 15 minutos andando ou 5 minutos de carro ou ônibus na Universidade.

Mulher procurando imóvel na região da Universidade Estadual de Maringá

O que levar em conta ao escolher um lugar para morar próximo à UEM?

Se você quer estudar na UEM em Maringá, algumas recomendações vão facilitar a escolha de um imóvel próximo da universidade. Veja os principais pontos que deve considerar!

Conheça os diferentes tipos de imóveis

Para além das casas e apartamentos, existem diversos outros tipos de imóveis. Você conseguiria entender as diferenças entre loft, studio e kitnet para alugar em Maringá, por exemplo? 

Vale a pena conhecer as especificidades de cada um deles. Entenda!

Loft

Os lofts, por exemplo, eram originalmente galpões e depósitos adaptados como residências. Por essa origem, convenciona-se que suas principais características incluem ser um ambiente com poucas divisões internas, ter mais que 50 metros quadrados, pé direito duplo e uma altura de mezanino suficiente para que um adulto possa ficar em pé. 

Studio

Outro caso são os studios. Esse modelo traz imóveis que priorizam a utilização do espaço. Muitas vezes, são confundidos com os lofts por usarem bastante o recurso de integração entre ambientes. Porém, a tendência é que sejam mais compactos, otimizando o espaço principalmente com soluções em marcenaria. Por esse motivo, é bem comum que os studios já venham totalmente ou parcialmente mobiliados

Kitnet

As kitnets são microapartamentos com espaços essenciais e compactados. É comum que elas contenham apenas cozinha, quarto e banheiro. Inclusive, muitas trazem esses dois primeiros ambientes integrados.

Apartamentos e casas

Os apartamentos e as casas são espaços maiores, que vão trazer mais conforto. Nesse caso, o desafio é conciliar o preço dos aluguéis com o orçamento, pois os valores podem ser mais altos que nos kitnets, lofts e studios.

Divida o aluguel com outros estudantes

Uma possibilidade para viabilizar o aluguel de um apartamento ou casa é compartilhar o espaço e os custos da moradia com outros estudantes. Existem diferentes modelos que podem ser adotados, conforme o número de pessoas que habitarão a residência.

Usa-se bastante o recurso de transformar os quartos ou salas em dormitórios, que podem variar o número de camas disponíveis. Na Vila Esperança e Vila Santo Antônio, principalmente, existem bons apartamentos que também viabilizam a divisão.

Procure uma imobiliária de confiança

Buscar uma imobiliária de confiança facilita todo o processo de locação. Você conta com auxílio de especialistas que conhecem as regiões de Maringá e podem te indicar bons imóveis disponibilizados para aluguel.

Outra vantagem é que, com o apoio de uma imobiliária, você tem mais segurança no que diz respeito ao cumprimento do contrato de aluguel. Assim, pode se resguardar quanto aos seus direitos de inquilino e ter mais tranquilidade para focar nos estudos. 

Seguindo essas dicas, você tem mais chances de encontrar um bom imóvel perto da Universidade Estadual de Maringá. Não deixe de tomar todos os cuidados, pesquisando tipos de imóvel e sempre contando com uma imobiliária de confiança no processo.

Que tal encontrar boas oportunidades de um jeito fácil e descomplicado? Siga a Silvio Iwata no Facebook e no Instagram para ficar atualizado sobre as oportunidades de locação em Maringá!

Posts Relacionados

Potencial de valorização imobiliária em Maringá: confira as oportunidades de investimento

Silvio Iwata
22 de abril de 2024
leia agora

9 dicas para organizar uma mudança residencial sem estresse

Silvio Iwata
2 de fevereiro de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou