Mercado imobiliário

Quando é necessária a autorização judicial para a venda de imóvel? Entenda

Silvio Iwata
4 de setembro de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

Ao comprar uma casa ou um apartamento, precisamos ficar muito atentos à documentação certa e aos procedimentos da lei. Nessa hora, muitas pessoas têm dúvidas sobre quando a autorização judicial para venda de imóvel é necessária.

No Brasil, a norma para quase todas as situações é a compra e venda por uma escritura pública, realizada em cartório. A seguir, o termo é levado para averbação junto à matrícula no registro de imóveis.

A autorização judicial para venda de imóvel é um acontecimento raro. Entenda em que casos você precisa solicitar esse documento!

Quando a autorização judicial para venda de imóvel é necessária?

A autorização judicial para venda de imóvel é necessária em três hipóteses:

  • imóvel de menor incapaz;
  • imóvel de curatelado;
  • imóvel em inventário.

Todas as situações se referem a uma pessoa na gestão de bens que não fazem parte de seu patrimônio, por isso, a legislação é mais cautelosa e requer que o juiz de direito avalie a questão antes da venda.

Incapacidade do proprietário

A capacidade é a possibilidade de ter direitos e exercê-los por conta própria. Assim, por exemplo, os menores de 18 anos são considerados incapazes pela nossa legislação.

Caso o menor tenha imóveis em seu nome, a venda depende de uma autorização judicial. O requerimento é feito pelos representantes ou assistentes legais.

Um exemplo acontece quando os menores de idade são herdeiros. Ao receber os bens, a pessoa encarregada da gestão pode entender pela necessidade ou vantagem para os menores de idade em realizar a venda.

No entanto, por ser um imóvel de incapaz, o comprador precisa da autorização judicial para que o negócio seja concretizado dentro da lei.

Autorização judicial para venda de imóvel de curatelado 

A situação se estende às pessoas que sofreram um processo de interdição. É o caso, por exemplo, de pessoa com deficiência que prejudica o poder de compreender e tomar decisões.

Quando uma pessoa não consegue fazer a gestão do próprio patrimônio, uma das alternativas é a nomeação do curador. O curador tomará os cuidados para garantir a proteção dos direitos e os recursos para aquela pessoa sobreviver.

Embora o curador realize as tratativas, o imóvel negociado pertence ao incapaz. Caso seja preciso transferir a propriedade, a autorização judicial para venda de imóvel de curatelado é necessária.

Autorização judicial para venda de imóvel em inventário

Quando uma pessoa falece, existem várias etapas legais até que os bens sejam efetivamente entregues aos herdeiros. Até lá, o patrimônio é chamado de espólio e fica a cargo de um administrador.

Se, antes da efetiva entrega aos herdeiros, surgir a necessidade ou oportunidade, é preciso obter uma autorização judicial para venda de imóvel em inventário. O motivo é evitar que as pessoas burlem a divisão de bens.

Essa situação é proveitosa, porque facilita o recebimento da herança. Nem sempre uma pessoa estará de acordo com a outra ficar com um imóvel, enquanto o dinheiro pode ser simplesmente repartido, por exemplo.

Os recursos obtidos também podem ser utilizados na administração do espólio, afinal, o inventário pode durar anos, demandando recursos para cuidados dos bens e das despesas com o processo.

Jovem lendo sobre autorização judicial para venda de imóvel no blog da Silvio Iwata enquanto toma um café

Como funciona o contrato com autorização judicial para venda de imóvel?

O contrato dependerá de um documento obtido junto ao juiz de direito, liberando o bem para ser transferido nas condições indicadas. Esse requerimento é feito via petição de alvará judicial com autorização para venda de imóveldeincapaz ou de inventário.

Requisitos para imóvel de incapaz 

No caso de incapaz, a legislação exige a demonstração da necessidade ou evidente benefício da venda do bem. Isso acontece porque o imóvel é um investimento seguro, que protege o patrimônio da pessoa em situação de vulnerabilidade.

Os recursos obtidos pela venda podem ser depositados junto à justiça, a depender do caso. Trata-se de uma medida para ter os recursos preservados, retirando-se apenas o necessário para custear as despesas da pessoa com incapacidade.

Requisitos para pedido em inventário

A situação mais comum é o pedido realizado em inventário. Os requisitos são os seguintes:

  • termo assinado com a concordância dos herdeiros;
  • pagamento do tributo ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação);
  • pedido do alvará judicial.

Ambos os pedidos são realizados por advogados, via processo judicial. Então, o tempo necessário para concluir o processo de compra e venda nessas situações pode ser maior que em outros casos.

Averbação do alvará

O comprador deve receber o alvará para realizar a averbação. Assim, o documento se torna uma formalidade adicional para “passar” o imóvel para o seu nome, junto ao cartório de registro onde o imóvel está vinculado.

Quais são os cuidados necessários na compra de um imóvel?

Os documentos solicitados no processo de compra e venda de imóveis estão ligados às diferentes situações que podem prejudicar ou atrasar a operação:

  • penhoras;
  • usufruto;
  • garantia e hipoteca;
  • incapacidade do proprietário;
  • imóvel de inventário.

Ao ter as informações corretas, você pode tomar uma decisão entendendo os riscos. Em qualquer negociação, é fundamental solicitar as certidões de matrícula do imóvel e ônus reais, em que constam todas as informações sobre a propriedade e as condições do bem, respectivamente.

Para ter tranquilidade, procure sempre o imóvel em uma imobiliária de confiança. Você terá acesso a todos os documentos para não ter nenhum imprevisto. Características de uma imobiliária de confiança:

  • atendimento personalizado ao cliente;
  • transparência nas informações e processos;
  • profissionais qualificados e experientes;
  • boa reputação no mercado;
  • garantias e segurança nas transações;
  • site atualizado e fácil de navegar;
  • informações claras sobre os imóveis;
  • suporte pós-venda.

Em Maringá e região, você pode comprar seu imóvel com total segurança com a Silvio Iwata. Estamos há 47 anos na região e contamos com uma equipe jurídica especializada para garantir a sua tranquilidade na hora de adquirir o seu imóvel.

Você pode fazer a compra à vista ou pelo financiamento imobiliário, sempre com a garantia de realizar um negócio com segurança jurídica — pois terá a documentação certa à sua disposição.

A autorização judicial para venda de imóvel é uma situação incomum. Com acesso à documentação do imóvel e constatação da ausência de restrições, a operação é totalmente segura, e você não terá nenhuma dor de cabeça. Procure sempre uma imobiliária de confiança para auxiliar nos trâmites.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a documentação dos imóveis, confira os benefícios de comprar o seu apartamento próprio com a Silvio Iwata!

Posts Relacionados

Potencial de valorização imobiliária em Maringá: confira as oportunidades de investimento

Silvio Iwata
22 de abril de 2024
leia agora

Descubra as oportunidades dos bairros em ascensão em Maringá

Silvio Iwata
17 de abril de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou