Mercado imobiliário

Casa por assinatura: como investir no mercado Housi

Silvio Iwata
11 de janeiro de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

Os imóveis são um investimento seguro, que ajuda quem deseja proteger o patrimônio. Além disso, existem diferentes estratégias para gerar renda a partir desses ativos. Neste conteúdo, abordamos uma delas: a casa por assinatura.

A casa por assinatura une as características dos hotéis e pousadas com o aluguel. Isto é, a pessoa tem flexibilidade para definir o período que ficará e os serviços — água, internet, IPTU, entre outros — que estarão embutidos em um único preço.

A seguir, abordaremos as características do segmento e como você pode encontrar um bom imóvel para investir. Continue a leitura!

O que é mercado Housi

O mercado Housi é um ambiente de negócios digital em que locadores e locatários de casas por assinatura são aproximados. Assim, ambos podem fazer negócios dentro das regras de contratação pré-estabelecidas pela plataforma.

Como dito, o serviço funciona como uma assinatura. Um único preço contém tudo o que será cobrado, por exemplo:

●     água;

●     luz;

●     internet;

●     TV a cabo;

●     condomínio;

●     IPTU.

Além disso, o investidor pode disponibilizar serviços adicionais com cobrança à parte. Café da manhã, lavanderia e limpeza são os casos mais comuns.

Resumindo, você entregará um imóvel com uma série de facilitadores. Casa ou apartamento mobiliado, pagamento das contas e serviços adicionais como diferencial. Logicamente, isso é retribuído no preço praticado.

Atualmente, além da Housi, pioneira no modelo, outras startups atuam no mercado, como Nomah e Casai. Cada uma tem suas regras para permitir a inclusão de um imóvel.

As vantagens e desvantagens da casa por assinatura para o investidor

O investidor da casa por assinatura tem um perfil diferente do aluguel tradicional. Não há melhor nem pior entre os modelos, mas diferentes alternativas que você deve considerar conforme os seus objetivos.

No aluguel tradicional, o objetivo é a renda passiva. O investidor, ao encontrar uma boa imobiliária, receberá os aluguéis, enquanto os corretores cuidam do restante.

Já na casa por assinatura, o imóvel fica mais próximo de um negócio. Você terá de se preocupar com os serviços associados a ele, e a receita será variável conforme as pessoas que assinaram a estadia em determinado período. É uma renda ativa.

As vantagens do modelo por assinatura são as seguintes:

●     aluguéis mais altos, considerando a cobrança pelas comodidades e facilitadores oferecidos;

●     produtos secundários, como serviços de limpeza, lavanderia e alimentação, que podem ser ofertados em conjunto com o imóvel;

●     divulgação em plataformas digitais e processo ágil de contratação pelo interessado;

●     ganhos em alta, considerando a sazonalidade, considerando férias escolares, carnaval e finais de ano, por exemplo.

Por sua vez, as desvantagens são as seguintes:

●     renda ativa, ou seja, o faturamento é fruto do sucesso no trabalho com estadias e serviços;

●     despesas com manutenção e serviços adicionais;

●     investimentos em decoração, adequação do imóvel e mobília;

●     ganhos menores em períodos de baixa na sazonalidade, como meses de aulas ou de poucos feriados.

O perfil é de quem deseja empreender, transformando o imóvel em negócio. Por outro lado, quem busca uma renda fixa todos os meses tende a se satisfazer mais com os aluguéis tradicionais.

Embora exista a casa por assinatura por períodos mais longos, o mais comum é que você atue com o modelo de temporada, quando os aluguéis são feitos por períodos curtos. Isso ocorre porque nem todas as pessoas desejam pagar pelo pacote de serviços em locações mais longas.

Então, na casa por assinatura, você tem mais uma alternativa para gerar renda com o seu imóvel. Trata-se de um mercado em ascensão. A Housi, por exemplo, teve um crescimento de 327% nos aluguéis por assinatura no segundo trimestre de 2021.

Contudo, você precisa ficar atento se realmente deseja esse caminho ou se o melhor é o aluguel tradicional, considerando o tipo de renda que deseja obter.

Encontrar imóvel para investir no mercado Housi

Os imóveis para aluguel por assinatura precisam atender aos pré-requisitos da plataforma digital que disponibilizará o produto. Por isso, você deve ficar atento a certos pontos antes de fazer a compra com esse objetivo.

Investir em reformas e decoração

Na Housi, por exemplo, o imóvel precisa ter estilo moderno e visual clean. Por isso, você precisa encontrar uma casa ou apartamento que atenda às expectativas.

Novos apartamentos e casas têm mais chances de satisfazer aos requisitos que os antigos. Portanto, buscar os lançamentos imobiliários pode ser um caminho para quem deseja investir.

Escolha o tipo de imóvel

Os tipos de apartamento devem ser considerados, pensando em como podem ser transformados em negócio. Também é possível pensar em divisões internas para que vários quartos da casa sejam alugados e compartilhem a mesma estrutura de serviços.

Considere os serviços disponibilizados

As casas por assinatura tem o valor atrelado às comodidades trazidas para os moradores. Por isso, já na escolha do imóvel, o investidor deve pensar em quais e como os serviços serão implementados.

O mais simples é o serviço de assinatura unificar o preço das despesas básicas e trazer itens essenciais, como mobília, água, luz, internet e TV a cabo. Contudo, para alavancar as oportunidades, os adicionais serão muito importantes. Automação residencial, lavanderia, alimentação e limpeza são exemplos.

Procure uma imobiliária de confiança

O melhor caminho é buscar uma imobiliária de confiança para indicar as casas e apartamentos com as características ideais para o modelo de assinatura.

É um empreendimento que pode demandar ações específicas, como reformas, decoração e criação de serviços. Por isso, é importante ter o conhecimento sobre as regiões e imóveis disponíveis para levantar as casas e apartamentos com perfil adequado.

Viu só?! Mesmo um mercado tradicional como o setor de imóveis pode trazer inovações e novas oportunidades para os investidores. E você pode aproveitar aquelas que estão mais adequadas ao seu perfil.

As casas por assinatura são ideais para quem busca a renda ativa, transformando o imóvel em um negócio. Por outro lado, quem deseja uma renda passiva pode se beneficiar mais das oportunidades do aluguel tradicional.

Agora que você já conhece o mercado Housi, que tal entender também o funcionamento da locação tradicional? Entenda como alugar um imóvel em Maringá e complemente a sua leitura!

Posts Relacionados

10 razões para investir em imóveis em Maringá: a cidade verde que não para de crescer.

Silvio Iwata
19 de julho de 2024
leia agora

O Mercado Imobiliário 2024: A Revolução Tecnológica Continua

Silvio Iwata
13 de julho de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: