Publicado por: Silvio Iwata
Os documentos para locação de imóvel viabilizam a contratação e ajudam o inquilino a oferecer a garantia de aluguel. E, a partir deles, o acordo se torna mais seguro para todos os envolvidos.
Por isso, quem deseja alugar uma moradia deve tirar suas dúvidas e conhecer a lista com tudo que precisa ser entregue para realizar o negócio. Assim, será mais fácil agilizar a documentação e lidar com as formalidades de fechar o contrato.
Neste conteúdo, listamos os documentos necessários para locação de imóvel e apresentamos algumas dicas para ter um processo ágil e descomplicado na hora de alugar. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Os documentos de locação servem principalmente para comprovar as informações que estarão presentes no contrato e os critérios de concessão de garantias. Logo, tornam o acordo mais seguro.
Nesse sentido, antes de a moradia ser colocada para alugar, o locador apresenta os registros necessários que comprovam sua identidade e a propriedade do imóvel. Depois, o interessado em alugar é quem precisa se identificar.
Muitas vezes, as imobiliárias exigem uma lista extensa de documentos, dificultando o processo. Na Silvio Iwata, a locação é simplificada para que você realize todos os trâmites sem burocracias desnecessárias. Logo, são exigidos apenas as informações essenciais a fim de realizar o contrato.
A locação pode ser realizada por pessoa física ou jurídica. No primeiro grupo, estão os indivíduos em geral, enquanto o segundo se refere às organizações, como empresas, entidades beneficentes e associações.
Para o aluguel de pessoa física, a Silvio exige os seguintes documentos:
Se você precisar emitir uma segunda via do CPF, é possível obter o comprovante de inscrição impresso no site da Receita Federal.
O pedido de aluguel na imobiliária é feito por meio da ficha cadastral. Nela, você escreverá as informações básicas para se identificar. Depois, deve entregá-la junto aos demais itens requeridos para locação de imóvel.
Por sua vez, as organizações devem trazer documentos sobre si e sobre seus representantes. Veja a lista completa:
No caso das pessoas jurídicas, a ficha cadastral traz dados da organização e de seus representantes. Além disso, como existem diversos tipos societários no Brasil, ou seja, formas de criar organizações, os documentos podem variar.
Caso você não tenha algum dos registros mencionados, entre em contato com a Silvio pelos canais de atendimento para receber orientações.
Os documentos relacionados às modalidades de garantia — título de capitalização, cartão de crédito e fiador — complementam a lista para oficializar o pedido de locação. Confira a seguir a relação de itens de cada categoria.
No caso de escolher o fiador, você precisa apresentar:
Os locatários, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, podem dar garantia via cartão de crédito. Nesse caso, além dos documentos já mencionados, é necessário apresentar a fatura com limite de, no mínimo, 1 mês de aluguel.
Por sua vez, o título de capitalização não traz comprovantes adicionais. A pessoa física, por exemplo, precisa apresentar apenas RG e CPF ou CNH, certidão de casamento, RG e CPF ou CNH do cônjuge (se casada) e ficha de cadastro.
Se tiver dúvidas sobre qual modalidade escolher, você pode consultar o conteúdo sobre garantia de aluguel.
Apresentar todos os documentos de locação de imóvel contribui para facilitar o processo. No entanto, além de estar com tudo em dia, outros cuidados são necessários para não ter dores de cabeça.
Avalie a reputação da imobiliária
O principal cuidado é avaliar a reputação da imobiliária, como tempo de funcionamento, tradição no local e opinião dos clientes. Com isso, você tem mais segurança quanto às pessoas que estão auxiliando o processo, reduzindo burocracias e chegando a um acordo que seja bom para todas as partes.
Busque facilitadores na locação
A imobiliária pode trazer facilitadores para agilizar o processo e dar mais segurança ao contrato. Exemplos são ter uma equipe jurídica especializada e contar com parcerias para oferecer garantia por cartão de crédito.
Avalie a segurança do imóvel
Lembre-se igualmente de sempre realizar visitas ao imóvel e analisar as condições com bastante atenção. Fique atento a questões como estado de conservação, fissuras, rachaduras, condição do telhado etc.
Verifique as condições do contrato
Ao ter a documentação aprovada, todas as partes envolvidas devem ler atentamente os contratos de aluguel. Nele, estão previstos os direitos e deveres, como pagamentos, cuidados ao longo da locação e responsabilidade por reparos.
Analise a vistoria
Outro cuidado é comparar o estado do imóvel com as condições previstas no laudo de vistoria inicial. Se houver qualquer divergência, o inquilino deve fazer a contestação dentro do prazo previsto pela imobiliária.
Leia toda a documentação
Para finalizar, todos devem observar a documentação de cada uma das etapas, verificando se estão de acordo antes de assinar. Com isso, você saberá exatamente com o que está se comprometendo e pode tomar uma decisão informada.
Em todas as etapas, contar com uma imobiliária de confiança é a melhor maneira de estar seguro sobre a contratação. Além de poder tirar dúvidas e receber orientações sobre os documentos para locação de imóvel, bons corretores tornam o processo menos burocrático e ajudam as duas partes a terem uma boa relação antes e durante a permanência na moradia.
Para tirar outras dúvidas relacionadas a aluguel, confira o conteúdo sobre contrato de locação e tenha uma visão mais completa sobre o assunto!
MATRIZ:
Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR
CONTATO:
(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br
Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: