Aluguel

Confira 7 plantas para se ter em apartamento

Silvio Iwata
27 de abril de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

Ter plantas em apartamento é uma ótima solução para imóveis próprios e alugados. Com elas, deixamos os ambientes mais agradáveis e aconchegantes, sem precisar de muito esforço para colocar e remover a decoração.

Entretanto, a escolha exige certos cuidados. Assim, é importante buscar plantas que vivam bem em vasos e sejam compatíveis com o tipo de ambiente em que elas estarão.

Neste conteúdo, listamos 7 alternativas para deixar o seu apartamento mais agradável e criar um ambiente aconchegante. Aproveite!

1. Use os cactos para ter plantas em apartamento bonitas e práticas

Os cactos são uma ótima alternativa para apartamentos, principalmente para quem tem uma rotina corrida. E existem em todos os formatos e tamanhos:

  • ouriço;
  • barba-de-velho;
  • almofada-de-alfinetes;
  • cacto-orquídea;
  • botão.

Você vai encontrar uma boa variedade entre espécies com e sem flores.

Os primeiros são usados em estilos mais coloridos e alegres, enquanto os segundos ficam muito bem em ambientes mais simples e funcionais, como os apartamentos modernos.

Os cuidados são básicos: basta regar uma ou duas vezes por semana, dependendo do tamanho da planta. Além disso, fique atento ao tamanho do vaso, que vai condicionar quanto o cacto vai crescer.

A terra do cacto é uma mistura de folhas trituradas, areia grossa e argila. As quantidades são proporcionais.

2. Aposte em uma decoração discreta com rosas-de-pedra

A rosa-de-pedra é uma espécie de planta vinda dos desertos mexicanos, onde é conhecida como bola-de-neve-mexicana. É uma planta preparada para ambientes secos e variações de temperatura, sendo bem fácil de cuidar.

Suas folhas, em formato de rosa, acumulam água para facilitar a sobrevivência no calor e na secura. Ela demanda pouca água, cerca de uma rega a cada 15 dias.

O solo deve ser rico em matéria orgânica. Por isso, o ideal é um composto com terra adubada (50%), areia (25%) e brita (25%).Um cuidado é a iluminação.

O ambiente deve ser arejado e bem iluminado, sem incidência direta do sol sob a planta. Isso evita queimaduras e manchas nas folhas.

3. Use as violetas para trazer cores ao ambiente

As violetas são ideias para transmitir sensações aos presentes. Como há mais de 250 variedades, você pode criar cenários únicos e usar habilmente a psicologia das cores para que as pessoas sejam impactadas pela decoração.

Na cor violeta, mais conhecida para essa planta, as sensações são espiritualidade, intuição, criatividade, mistério e transformação. Por sua vez, a violeta branca pode representar paz, tranquilidade e harmonia. E a vermelha torna o clima vívido, alegre e apaixonante.As violetas são resistentes, mas não gostam de excesso de água.

Para regar, encha um recipiente com água e coloque o vaso da planta dentro dele. Após a terra absorver a água, remova o restante. A frequência é de uma vez por semana nos períodos frios e duas vezes nos quentes.

Já uma boa composição para essa planta tem pH neutro e riqueza em matéria orgânica. Use terra com adubo, sem colocar calcário nem areia.

4. Coloque uma palmeira-leque na entrada

A palmeira-leque é como uma mini árvore no vaso de plantas. Assim, em vasos grandes e médios, é uma alternativa bastante chamativa, pelas folhas grandes e recortadas que se abrem.

Por ser um pouco maior, a frequência de rega é semanal. Além disso, é preciso que a palmeira fique em ambiente com iluminação indireta, sendo utilizada com bastante frequência na sala e entrada das residências.

A planta deve estar em terra com matéria orgânica drenada. E podemos aplicar farinha de ovos para promover um crescimento mais saudável e ter folhas mais bonitas nessa planta, adubando de tempos em tempos.

Pessoa trabalhando no computador ao lado de uma planta em apartamento com caderno e celular na mesa

5. Tenha uma planta que verdadeiramente chama a atenção com Cróton

A Cróton é uma das maiores plantas para ambientes internos. Ela se destaca pelo caule coberto de folhas coloridas (verde, amarelo, vermelho e roxo), que, muitas vezes, chega próximo do teto da residência.

Esse arbusto de folhagem elegante e colorida apresenta um alto valor decorativo. Seu cultivo pode acontecer no solo ou em vasos, podendo ser usados em casas e apartamentos.

Um cuidado importante é com a seiva leitosa dele, tóxica para o ser humano. Então, ao manusear, devemos tomar cuidado, especialmente para não deixar este líquido ter contato com a pele, pois pode causar irritações e inflamações.

Em relação ao plantio, a combinação ideal é de 80% de terra vegetal com substrato orgânico e 20% de areia. Também é importante repor o substrato orgânico, mantendo a planta regularmente adubada a cada 2 meses.

Por fim, tenha em mente que ema Cróton exigirá mais cuidados com a rega em comparação com as demais plantas dessa lista. Geralmente, devemos molhar o solo de 2 a 3 vezes por semana. Ele não pode nem ficar encharcado, nem seco.

6. Adicione um antúrio com suas folhas verdes e flores de coração

O antúrio é uma planta clássica e bonita. Suas folhas são verdes e brilhantes, destacando-se junto às folhas vermelhas, que parecem flores em formato de coração. Assim, é uma planta charmosa e cheia de vida.

Os cuidados em relação à luz são parecidos com o necessário para as demais plantas em apartamento. Deixe em um ponto bem iluminado, até para destacar o brilho, mas sem o sol estar diretamente sob o antúrio.

Na composição, misture terra comum (1/3), substrato vegetal (1/3) e fibra de coco com areia (1/3). Já a adubação pode ocorrer a cada 6 meses, usando farinha de casca de ovo.

O antúrio é regado a cada dois dias, ou quando o solo estiver seco ao toque. Lembre-se de não encharcar a planta.

7. Dica bônus: plantas em apartamento X estilo de decoração

Uma dica para a decoração com plantas é pensar nelas após a escolha do estilo de decoração e do tipo de apartamento.

Isso porque há alternativas de decoração, como o tropical e o urban jungle, que têm as plantas entre os principais elementos do ambiente. Já outras, como o moderno e o escandinavo, que pedem uma decoração mais discreta e pouco itens espalhados pelos cenários.

Varandas e áreas podem ser um bom lugar para criar um local de exposição para as suas plantas, até por geralmente serem bem iluminadas pela luz natural. Outra dica são as plantas grandes nas salas, porque combinam com o ambiente.

Em cidades com clima ameno, como Maringá, você não terá dificuldades para cuidar das plantas dentro de casa. Basta dedicar alguns minutos por semana para regar e verificar a composição de terra, assim como fazer as adubações.

As plantas em apartamento funcionam muito bem, porque deixam o ambiente mais familiar para o morador. Além disso, podemos compor diferentes estilos e impactar as pessoas com diversas cores, tipos e tamanhos desses itens de decoração. Por isso, não deixe de trazer um pouco de natureza para sua residência.

Gostou do conteúdo? Se você deseja decorar um apartamento alugado, confira nosso guia completo para transformar os ambientes sem correr o risco de ser multado!

Posts Relacionados

Guia do Primeiro Apartamento: Dicas para Jovens Compradores em Maringá.

Silvio Iwata
26 de julho de 2024
leia agora

Maringá: ascensão na tecnologia e oportunidades no mercado imobiliário

Silvio Iwata
10 de junho de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: