Mercado imobiliário

5 tendências para o mercado de imóveis em 2024

Silvio Iwata
17 de janeiro de 2024

Publicado por: Silvio Iwata

As tendências de imóveis para 2024 serão fortemente influenciadas pela economia do país, mas ainda contam com muitas variáveis em jogo. 

Como sabemos, um fator crucial tanto para construtoras quanto para compradores são as taxas de juros. Nesse sentido, taxas mais altas podem frear novos projetos e a demanda dos compradores, e taxas mais baixas incentivam o financiamento imobiliário por quem está interessado em comprar. 

A boa notícia é que, seguindo o que foi decidido pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central em dezembro de 2023, a taxa Selic continua em 11,75% ao ano e deve cair ainda mais neste ano. É claro: o mercado imobiliário é complexo e fatores locais podem desempenhar um papel significativo. Portanto, é sempre uma boa ideia se manter informado sobre sua cidade ou região específica. 

Para te ajudar nessa missão, a seguir, compilamos tudo o que você precisa saber sobre o mercado de imóveis em 2024, dando foco principalmente para o que está acontecendo no entorno de Maringá/PR. Vamos lá?

1. Mercado imobiliário de luxo

O mercado imobiliário de luxo é um setor que deve se dar bem em 2024. Dados do indicador ABRAINC-FIPE mostram que os imóveis de alto e médio padrão tiveram um desempenho impressionante em 2023, contribuindo com mais de R$ 14,4 bilhões para o mercado. 

Algumas das tendências que continuam a impulsionar este movimento incluem: 

  • Parcerias com marcas de luxo: as incorporadoras estão cada vez mais fazendo parcerias com marcas de luxo para criar propriedades únicas e exclusivas;
  • Empreendimentos em locais exclusivos: os compradores de luxo buscam imóveis em locais desejáveis, como propriedades próximas a parques ou de outras comodidades de alto padrão;
  • Projetos mais abertos e voltados para a comunidade: os edifícios de luxo estão se tornando mais abertos e voltados para a comunidade, com recursos como terraços compartilhados na cobertura e espaços de coworking.

Se você tem interesse nesse tipo de empreendimento, por aqui temos a Silvio Iwata Prime, a imobiliária referência em imóveis de alto padrão na região de Maringá. 

Casas em condomínios fechados

Outra tendência imobiliária no mercado de luxo inclui as casas em condomínios fechados. Veja abaixo por que esta pode ser uma boa oportunidade de investimento:

  • Segurança: condomínios fechados oferecem tranquilidade, com controle de acesso e segurança 24 horas por dia;
  • Áreas de lazer: de academias e piscinas a playgrounds e salões de festas, os condomínios oferecem uma infinidade de alternativas de lazer bem na sua porta;
  • Menos manutenção: diga adeus a tarefas como lavar o quintal ou preocupações com reparos externos. Os condomínios cuidam disso tudo, dando a você mais tempo para fazer as coisas que ama;
  • Senso de comunidade: morar em um condomínio fechado pode promover um senso de pertencimento, com vizinhos se tornando amigos e criando uma rede de apoio mútua.

Se você está pensando em adquirir um imóvel desse tipo, vale a pena conhecer os projetos que combinam hotéis e clubes com condomínios, como o Vivá Home Resort.

2. Expansão do Programa Minha Casa, Minha Vida

Outra tendência de imóvel para 2024 inclui a expansão do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Os planos do governo para crescer o programa podem dar ao mercado o impulso que ele precisa. Com ele, o sonho da casa própria se torna realidade para muitos brasileiros, e sua amplificação levaria a um retorno aos números fortes que vimos em anos anteriores. 

Ainda, com a queda da taxa básica de juros, o financiamento se torna ainda mais atrativo não só para famílias de baixa renda, como para investidores no geral - levando a um aumento na demanda pela compra de imóveis do MCMV.

Para quem está buscando essa oportunidade, aqui na Silvio Iwata, há imóveis que podem ser financiados através do programa. O Terra de Santa Cruz, por exemplo, fica próximo a Unicesumar e conta com área de lazer completa. Já o Forte de Arundel está localizado nos entornos do Shopping Cidade e também aceita subsídios pelo programa do governo.

3. Imóveis para terceira idade

Você sabia que os brasileiros estão vivendo mais? Até 2060, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que pessoas com 60 anos ou mais representarão impressionantes 32% da nossa população. Essa mudança significativa traz grandes oportunidades para investidores e para a sociedade como um todo, e está relacionada às tendências de imóveis.

Aliás, a chamada "economia prateada" (que se refere ao grupo da terceira idade), tem um poder de compra estimado em US$ 7,1 trilhões por ano, segundo uma pesquisa da agência americana FleishmanHillard

Se você quer investir nesse setor, o segredo é entender e atender a essa demografia em constante evolução. Nesse sentido, buscar imóveis que realmente ressoam com seus estilos de vida e aspirações são a chave para que seu investimento seja bem-sucedido.

No próximo tópico, detalhamos projetos que se encaixam perfeitamente para a população da terceira idade, que busca por um estilo de vida saudável, próximo à natureza, mas que também atenda suas necessidades sociais em meio à cidade.

4. Qualidade de vida e área verde

Já percebeu a tensão se dissolvendo quando passeia por um parque ou admira uma rua arborizada? Acontece que a natureza não é apenas bonita - é um tesouro para sua saúde e felicidade. Viver perto de áreas verdes é um investimento inteligente em seu bem-estar:

  • Menos estresse: passar tempo entre árvores e vegetação reduz os hormônios do estresse e acalma a mente;
  • Mais movimento e saúde: seja para uma caminhada rápida no parque ou uma corrida por uma trilha com sombras, morar próximo a espaços verdes torna a atividade física mais fácil e prazerosa;
  • Socialização: também são pontos de encontro naturais, promovendo um senso de conexão entre vizinhos. De piqueniques no parque a passeios com seus pets, viver em áreas verdes cultiva o espírito comunitário;
  • Investimento valioso: não subestime as vantagens financeiras de investir nesse setor. Casas e apartamentos perto de parques e áreas verdes tendem a ser valorizados, o que os torna um investimento inteligente para o futuro.

De fato, essa crescente tendência de imóvel ilustra claramente os benefícios de se viver perto da natureza.

Apartamentos em área urbana e próximos a parques

Na região de Maringá/PR, uma cidade verde planejada, apartamentos próximos a parques urbanos são o grande destaque para compradores que prezam por qualidade de vida e natureza. 

O Recanto do Ingá, por exemplo, permite moradia a 300 metros da maior área verde da cidade, com uma localização privilegiada e possibilidade de financiamento pela Caixa. 

Já o Grevílea Park está localizado em uma das principais áreas comerciais da região e próximo ao Bosque das Grevíleas. Como destaque, este parque possui 44.600 metros quadrados de área preservada, pista de cooper e espaço para ginástica e atividades ao ar livre.

Studios modernos em áreas verdes

Outra tendência imobiliária para 2024 são os studios, que, em Maringá, são refúgios compactos que oferecem a vibração da vida na cidade combinada com a paz da natureza. 

O aproveitamento inteligente do espaço torna esses empreendimentos acessíveis, permitindo que você viva em áreas verdes sem gastar uma fortuna. Um excelente exemplo desse tipo de empreendimento é o Audace, com área de lazer no rooftop e vista para o Parque do Ingá.

5. Aumento de vendas e lançamentos imobiliários

Por fim, segundo o índice ABRAINC-FIPE, as vendas de imóveis novos cresceram saudáveis 22,2% nos primeiros nove meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022. Tendo em vista esse cenário, o horizonte segue sendo positivo e as oportunidades de investimento não param de crescer. Então, que tal aproveitar para adquirir seu imóvel ainda neste ano?

O imóvel perfeito para você investir está aqui

Nós podemos te ajudar na busca por um local incrível para morar ou para investir em 2024. Entre em contato com a equipe de vendas da Silvio Iwata para mais informações!

Agora que você já está por dentro do que o mercado de imóveis espera em 2024, que tal entender um pouco mais sobre os tipos de propriedade que você pode investir? Saiba os prós e os contras de investir em imóveis comerciais vs. residenciais!

Posts Relacionados

Checklist para compradores de imóveis: o que avaliar antes de fechar um negócio

Silvio Iwata
21 de fevereiro de 2024
leia agora

Como escolher o melhor financiamento imobiliário para realizar o sonho de ter o seu imóvel

Silvio Iwata
16 de fevereiro de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou