Mercado imobiliário

Investir em imóveis comerciais vs. residenciais: prós e contras

Silvio Iwata
26 de dezembro de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

Investir em imóveis residenciais e comerciais é uma boa alternativa. Para escolher o melhor modelo, é importante saber quais são as vantagens e os desafios de cada oportunidade de negócio.

Esse investimento pode gerar retorno financeiro com aluguel ou com a valorização do imóvel. Porém, tanto imóveis residenciais como comerciais têm suas particularidades.

Conheça as principais diferenças e saiba qual é o modelo de negócios mais adequado para o seu perfil de investidor!

Por que investir em imóveis residenciais?

Os imóveis residenciais são destinados à moradia das pessoas. Na locação, o inquilino não tem retorno financeiro, podendo apenas usar o bem pelo período de contrato.Principais imóveis residenciais:

  • casas;
  • apartamentos;
  • sobrados;
  • kitnet;
  • loft;
  • flat.

Prós de investir em imóveis residenciais

Há diversas vantagens de investir em imóveis residenciais. Veja!

Entrada mais acessível ao mercado

É mais simples para o investidor. Localização, comodidade, segurança e tamanho do imóvel são alguns critérios que impactam na valorização do imóvel, que não demandam pesquisas de mercado.

Demanda constante devido à necessidade básica de moradia

A moradia é uma necessidade fundamental das pessoas, por isso, o investimento conta com baixo risco e estabilidade de preço no longo prazo.

Possibilidade de valorização com o passar do tempo

Historicamente, os valores dos imóveis evoluem constantemente ao longo do tempo. Em uma década (de 2010 a 2019), o investimento imobiliário rendeu 15,3% ao ano em média, segundo dados da Abrainc.

Maior liquidez no investimento

O mercado de imóveis residenciais tem pessoas interessadas em moradia e investidores como potenciais compradores. É um segmento mais amplo, especialmente por ter financiamentos especiais para casa própria.

Contras dos imóveis residenciais

Todo investimento apresenta riscos e desafios para o investidor.

Riscos de inadimplência

A inadimplência é um desafio do aluguel. Os investidores devem ficar atentos às garantias da locação e realizar um contrato de locação sólido. Importante destacar que, na eventualidade de inadimplência, a Silvio Iwata assegura o pagamento do aluguel ao proprietário, assumindo a responsabilidade de cobrar do inquilino posteriormente. Esta abordagem ajuda a minimizar os riscos do investimento, proporcionando maior segurança e tranquilidade aos proprietários.

Gestão de inquilinos e manutenção do imóvel

O imóvel funciona como um empreendimento. É preciso ter pessoas capacitadas para fazer reparos, manter o bem conservado e gerenciar a relação com os inquilinos. Uma dica é buscar uma imobiliária de confiança para cuidar dessa atividade.

Flutuações no mercado que podem afetar o valor do imóvel

A economia passa por oscilações de curto prazo, como crises, endividamento das famílias e desaceleração do emprego. O investidor deve estar preparado para manter o ativo no longo prazo, lidando com as flutuações momentâneas de preços.

Jovem estudando e analisando se vale a pena investir em imóvel residencial ou comercial

Quais são as características dos imóveis comerciais?

Os imóveis comerciais são destinados às atividades econômicas. O aluguel é um custo fixo do negócio, gerando retorno financeiro para o inquilino.

Principais imóveis comerciais:

  • armazéns;
  • salas comerciais;
  • lojas;
  • terreno comercial.

Prós do imóvel comercial

As vantagens de investir em imóveis comerciais estão descritas a seguir.

Retornos financeiros potencialmente mais elevados

Os imóveis comerciais têm outros fatores de valorização, especialmente o ponto comercial. Ao desenvolver a atividade empresarial, o empreendimento valoriza o imóvel. Assim, a rentabilidade pode ser excelente.

Contratos de locação mais longos

Os contratos de locação comercial são mais flexíveis em relação aos prazo e costumam durar mais tempo que os residenciais. Com isso, o locador tem mais previsibilidade e não precisa arcar com custos do imóvel vazio.

Diversificação de portfólio

A locação comercial é uma alternativa para quem já conta com imóveis e deseja diversificar. Assim, a carteira passa a ter baixa correlação entre os fatores de risco: a desvalorização de um imóvel não necessariamente afeta outro, por estarem expostos a condições distintas.

Contras de investir em imóvel comercial

Também há desafios quando se investe em imóveis comerciais.

Investimento inicial mais elevado

As aplicações em imóveis comerciais costumam ser mais elevadas, especialmente se o ponto comercial é valorizado. Por isso, a compra deve ser avaliada com pesquisa de mercado na localidade para entender o potencial do investimento.

Dependência da saúde econômica para manter a ocupação

Os riscos empresariais são um fator decisivo, pois o imóvel é um dos custos fixos dos negócios. Caso o inquilino enfrente dificuldades financeiras, a locação pode não ser renovada ou, até mesmo, rompida.

Gestão mais complexa e regulamentações específicas

Os imóveis comerciais demandam documentos e autorizações junto ao município para funcionar, com inspeções sobre incêndio, vigilância sanitária e segurança. Uma imobiliária com competência no setor pode facilitar a burocracia e contribuir para o imóvel gerar uma renda passiva.

Quais fatores considerar ao investir em imóveis?

Investir em imóveis para alugar é um bom negócio, mas precisamos considerar todos os fatores relevantes antes de tomarmos uma decisão.

Rentabilidade

Os imóveis precisam ser analisados individualmente em relação à rentabilidade. Procure sinais de valorização futura e, no caso dos aluguéis comerciais, considere o que a localização agrega aos negócios. 

Demanda

Imóveis bem localizados são desejados por estarem próximos a comércios, ao trabalho e a serviços para quem busca uma casa ou um apartamento para morar. Já o imóvel comercial costuma ter um bom ponto em locais movimentados, com espaços para estacionar veículos e proximidade a estabelecimentos que potencializam o negócio.

Gestão

Os imóveis comerciais têm contratos específicos e demandam manutenção mais frequentemente. Já os residenciais costumam ter um tempo de contrato mais rígido, fixado em 30 meses, e as manutenções são menos recorrentes.

Riscos associados

O locador de um imóvel comercial vivencia os riscos empresariais, pois nem sempre os empreendimentos dão certo. Já o residencial tem a redução de renda das famílias e o desemprego como fatores mais relevantes para a inadimplência.

Liquidez

A liquidez dos imóveis depende da localização e das características do bem. A vantagem do imóvel residencial diz respeito às linhas de financiamento e ao mercado mais amplo na hora de vender. Já o comercial pode ser mais facilmente negociado se contar com um ótimo ponto. Ambos, no entanto, podem oferecer boa liquidez por meio dos aluguéis e seus rendimentos mensais.

Os imóveis comerciais se diferenciam pela finalidade, pelos riscos e pela valorização. São duas boas alternativas na economia real, mas cada uma conta com as suas particularidades.

Em suma, ao investir em imóveis, a locação comercial requer tempo para avaliar o mercado: os riscos são mais elevados que o modelo residencial, assim como os ganhos potenciais são mais expressivos. Por sua vez, o modelo residencial é recomendável para todos os perfis, com análises mais simples e ótima capacidade de oferecer segurança patrimonial.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as alternativas do mercado, confira nossas dicas de vendas e aprenda a facilitar o ganho de capital com o seu investimento!

Posts Relacionados

Checklist para compradores de imóveis: o que avaliar antes de fechar um negócio

Silvio Iwata
21 de fevereiro de 2024
leia agora

Como escolher o melhor financiamento imobiliário para realizar o sonho de ter o seu imóvel

Silvio Iwata
16 de fevereiro de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou