Mercado imobiliário

Como investir em NFT com o mercado imobiliário?

Silvio Iwata
27 de junho de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

Saber como investir em NFT no mercado imobiliário pode abrir boas oportunidades para diversificar a carteira de ativos. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funcionam esses tokens digitais.

O mercado ficou bastante conhecido em função das criptomoedas, especialmente o bitcoin. Porém, hoje existem novas aplicações da tecnologia para criar registros digitais únicos, tanto de produtos da informação como de bens físicos.

Para entender o que é NFT e começar a investir de forma acertada, continue a leitura deste conteúdo. Tiramos as principais dúvidas sobre o tema!

O que é NFT?

O Non-fungible Token é um dado digital único, criado por mecanismos de registro e autenticação digital, como é o caso do blockchain. Com isso, sua propriedade pode ser atribuída, dividida e negociada.

A tradução livre seria símbolo não fungível. A fungibilidade é a característica dos bens que podem ser substituídos por outros da mesma espécie ou tipo. Já os bens infungíveis (ou não fungíveis) não permitem esse tipo de alteração.

Imagine, por exemplo, uma fazenda que conta com várias cabeças de gado e um touro premiado. Caso algo aconteça com o gado comum, seria possível fazer a substituição por outros da mesma espécie. Contudo, isso não funcionaria no caso do touro premiado, pois só há um animal com aquela premiação específica, que contém título, data e outros registros exclusivos.

A lógica do NFT baseia-se na criação de um registro que vai tornar um conteúdo digital (imagem, vídeo, música, textos, modelo 3d etc.) ou bem físico (como um touro premiado ou imóvel) algo único. Com isso, alguém pode ser proprietário desse item e negociá-lo com outras pessoas. Além disso, torna-se possível ter direitos sobre esse ativo.  

O conceito de blockchain

Blockchain é o sistema de validação da criação e transação dos registros digitais, que funciona como um livro-razão digital. Os criptoativos são gerados a partir de códigos decifrados, e a validação desses códigos e das transações relacionadas a eles é descentralizada.

Em resumo, quando acontece uma negociação de moeda ou token digital, os códigos gerados precisam ser compatíveis com o histórico de transações, que está na blockchain. E essa conferência é realizada por diversos dispositivos conectados em rede.

Imagine que, em vez de um cartório com registro de imóveis local, todos os cartórios do Brasil pudessem conferir se a compra e venda está correta. No mundo físico, isso é inviável, mas no digital cada um deles poderia ser um dispositivo em rede, e a conferência ocorreria com recursos de automação.

Por isso, o blockchain é uma inovação em relação à segurança. É muito mais difícil fraudar a ampla maioria desses dispositivos do que apenas um deles com a conferência centralizada.

A diferença entre token e bitcoin

A moeda digital é um registro nativo, ou seja, da própria blockchain. No caso do token, temos um conteúdo e um registro que fazem referência a ele (A+B). Já o bitcoin estaria apenas no próprio registro (em A, por exemplo).

Nesse sentido, tokenização consiste no uso do mecanismo da moeda digital, ou seja, na geração de um registro único para se referir a um conteúdo ou bem, como um espelho. De forma prática, considere a situação de um artista que pode criar um desenho no computador e fazer um registro para torná-lo único, formando um token a partir daí.

Mulher segura celular e pesquisa como investir em nft

De que forma os NFTs são aplicados no mercado imobiliário?

Temos como investir em NFT no mercado imobiliário de diferentes maneiras. Isso porque os tokens possibilitam mais de uma forma de aplicação.

Um primeiro uso seria a digitalização da escritura do imóvel. É um método que ainda depende de regulação, sendo uma possibilidade para o futuro. Outra maneira é a criação de um registro digital na forma de token para o imóvel físico.

Também podemos mencionar o metaverso. Nesse caso, é possível criar um imóvel em um mundo digital. Isto é, não haveria apenas uma maquete, mas sim um apartamento ou casa com todos os detalhes e possibilidade de visitação usando o computador. Nesse caso, o token pode ser usado para individualizar o conteúdo virtual.

O imóvel digital pode ou não ser o espelho de uma propriedade no mundo real. Em ambos os casos, há vantagens em relação a como investir em NFT: 

  • negociabilidade do token, como venda e aluguel;
  • divisibilidade ou partição (divisão da propriedade para mais pessoas);
  • escassez do bem, ou seja, ele passa a corresponder a uma unidade, e não mais ser um arquivo que pode ser copiado infinitas vezes;
  • possibilidade de valorização conforme a lei da oferta e demanda.

Um caso real de aplicação é o empreendimento Be Garden, criado pela Bravo Empreendimentos e comercializado pela imobiliária Silvio Iwata Prime. Nele, haverá um condomínio de 264 unidades residenciais do tipo studio em uma torre de 22 andares, com imóveis vendidos na planta, na zona 8 de Maringá.

Além de ser construído no mundo real, o Be Garden é modelado no metaverso. Portanto, ao final do projeto, o comprador tem dois imóveis espelhados: um no mundo físico e outro no mundo digital.

O registro de propriedade no mundo digital será feito pelo processo de tokenização. Assim, os compradores podem acompanhar a obra de qualquer lugar, pois o progresso realizado no empreendimento é representado no mundo digital. No mais, há a vantagem de estar posicionado com o token de uma unidade virtual e exclusiva.

Como investir em NFT através de um imóvel?

Para realizar bons investimentos no mercado imobiliário, é importante contar com a ajuda de uma imobiliária de confiança. Afinal, os especialistas podem fazer as indicações de melhores investimentos e contribuir para uma escolha segura.

Um grande benefício de buscar entender como investir em NFT, nesse momento, é sair na frente em relação às oportunidades do Metaverso. É uma boa estratégia, até por ser possível adquirir o token como parte de um imóvel na planta, com um excelente custo-benefício.

Sem contar que os imóveis comprados na planta também se caracterizam pelo potencial de valorização. Portanto, é possível tanto comprar bons apartamentos e casas como investir em NFT.

Ficou interessado? Se quiser entender o investimento em imóveis mais a fundo, confira também nosso artigo exclusivo sobre o assunto!

Posts Relacionados

10 razões para investir em imóveis em Maringá: a cidade verde que não para de crescer.

Silvio Iwata
19 de julho de 2024
leia agora

O Mercado Imobiliário 2024: A Revolução Tecnológica Continua

Silvio Iwata
13 de julho de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: