Mercado imobiliário

Melhores cidades para morar no Brasil: confira a lista para fazer seu investimento imobiliário

Silvio Iwata
27 de maio de 2022

Publicado por: Silvio Iwata

O investidor de imóveis precisa estar atento às melhores cidades para morar no Brasil. Ao escolher localidades com boa qualidade de vida, existe uma expectativa mais positiva em relação aos ganhos com aluguel e valorização do imóvel, sendo uma maneira mais segura de realizar o investimento.

A qualidade de vida gera desejo no locatário de permanecer no imóvel, fazendo com que o bem tenha menos períodos sem utilização. Além disso, à medida que mais pessoas percebem o bem-estar oferecido por uma cidade, a demanda por imóveis cresce, influenciando o valor da propriedade.

Reunimos as 5 cidades com melhor qualidade de vida no Brasil a seguir. Assim, você terá excelentes alternativas para diversificar a sua carteira de investimentos. Não deixe de conferir!

Maringá (PR)

Maringá é considerada a melhor cidade para morar segundo o ranking Desafios dos Municípios. A cidade paranaense se destaca em quesitos como segurança, educação, saúde, saneamento e sustentabilidade.

Muito disso ocorre pelo processo de formação do município. Essa foi uma cidade planejada desde sua fundação, portanto, muitos dos bairros de Maringá apresentam soluções para garantir a mobilidade urbana, qualidade de vida e bem-estar dos moradores

Também podemos colocar Maringá entre as melhores cidades para morar no Brasil pelo contato com a natureza. Mesmo nas regiões mais urbanizadas existe o cuidado com a arborização, parques e outros ambientes ao ar livre. É um dos fatores, por exemplo, que destaca o município enquanto cidade sustentável, a qual concilia o desenvolvimento com soluções adequadas ao meio ambiente.

Outra característica de Maringá é a constante inovação. Hoje, por exemplo, a cidade conta até mesmo com um empreendimento tecnológico com projeto no metaverso. O metaverso é um novo estágio da comunicação, um conceito que caracteriza uma nova realidade virtual.

Nesse projeto, quem compra o imóvel na planta no mundo físico recebe uma “cópia” dele no mundo digital. Algumas vantagens disso são poder acompanhar a obra sem sair de casa, pois à medida que a construção avança são realizadas atualizações no ambiente virtual.

Outro diferencial é que Maringá vem apresentando um mercado imobiliário aquecido, estando repleto de novos empreendimentos. Entre o começo de 2013 e o final de 2020, por exemplo, a oferta de imóveis na cidade cresceu 73%

É um município em processo de expansão planejada. Você pode encontrar imóveis com grande potencial de valorização. Ademais, como Maringá está entre as melhores cidades para morar no Brasil, será mais fácil buscar inquilinos para essas casas e apartamentos.

Santos (SP)

Santos também está entre as cidades com melhor qualidade de vida no Brasil. Para quem demanda estar próximo do principal centro econômico do país, sem abrir mão da proximidade ao litoral, é o cenário ideal.

Segundo os Desafios dos Municípios, o município paulista é a melhor cidade no quesito saneamento básico, com 100% da população atendida por serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Além disso, é a segunda melhor do país em relação à segurança. 

Além disso, Santos se destaca pelas opções de lazer. Praias, parques, gastronomia variada, clube de futebol local (Santos FC) e museu do futebol são alguns dos atrativos oferecidos pela cidade.

Mulher sentada no sofá e com a filha sentada em seu colo usa um tablet para ver quais são as melhores cidades para morar no Brasil.

Florianópolis (SC)

Entre as melhores cidades para morar do Brasil, Florianópolis é uma alternativa para quem busca maior segurança em relação ao atendimento de saúde e emprego. Aliás, o estado de Santa Catarina tem os menores percentuais de desempregados do país, segundo dados de fevereiro de 2022.

É uma ótima cidade para morar. E, para quem deseja investir em imóveis, o principal desafio é não ser um município em desenvolvimento, tendo menos oportunidades em relação a novos projetos. Logo, você tem de fazer uma busca mais detalhada para encontrar boas alternativas.

Curitiba (PR)

Os municípios mais desenvolvidos da região Sul, como Maringá e Florianópolis, apresentam algumas características similares em relação à qualidade de vida. São locais que figuram sempre entre os 50 melhores municípios em saúde, segurança, educação e saneamento.

Com a capital do Paraná não é diferente. Curitiba é uma das cidades com melhor qualidade de vida no Brasil. Além disso, entre as capitais, apresenta como diferencial o custo de vida mais baixo, sendo 21% mais barato que morar em São Paulo, segundo dados de 2022 do Expartisian, por exemplo.

Assim como no caso anterior, o grande desafio para o investidor é encontrar oportunidades em novos empreendimentos, como apartamentos na planta. Por já ter a área urbana praticamente toda desenvolvida, será mais difícil encontrar alternativas de imóveis na planta, em comparação com municípios em processo de expansão. 

Vitória (ES)

Vitória também é uma das poucas capitais entre as melhores cidades para morar do Brasil. Entre os indicadores do município, a cidade se destaca por ser o quarto melhor IDH do país. Além disso, é uma região com praias e clima que favorece esse tipo de lazer ao ar livre. A Praia de Camburi, por exemplo, é uma localização que possui imóveis bem valorizados e uma excelente alternativa para quem deseja comprar uma casa

A região também se destaca pelo custo de vida, que chega a ser 25% menor que no Rio de Janeiro. Aliás, a principal diferença entre essas duas cidades litorâneas é a moradia, que chega a ser 53% mais barata em Vitória. 

Portanto, pode ser uma alternativa interessante se o seu objetivo é investir em imóveis próximos à praia. No entanto, é sempre importante ter em mente que imóveis próximos ao mar podem sofrer uma maior deterioração com o passar do tempo e, por consequência, exigir reformas e manutenções frequentes.

Existem excelentes alternativas entre as melhores cidades para morar no Brasil. Caso você esteja interessado em diversificar os investimentos para esse setor, vale a pena conhecer os mercados locais mais a fundo e buscar parceiros no setor de imobiliárias que possam oferecer boas oportunidades.

Na prática, diversos fatores precisam ser considerados antes de investir. Se quiser conhecer os aspectos mais importantes, confira o conteúdo Investimento em imóveis: entenda como escolher o seu e tire as suas dúvidas!

Posts Relacionados

Potencial de valorização imobiliária em Maringá: confira as oportunidades de investimento

Silvio Iwata
22 de abril de 2024
leia agora

Descubra as oportunidades dos bairros em ascensão em Maringá

Silvio Iwata
17 de abril de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou