Compra

Mini mercado, espaço gamer e coworking: conheça as novas tendências em empreendimentos

Silvio Iwata
6 de fevereiro de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

Encontrar boas oportunidades no segmento de imóveis exige atenção às tendências, como mini mercado, espaço gamer e coworking. Agindo assim, você terá mais clareza sobre o potencial das casas e apartamentos à venda.

Atualmente, os condomínios fechados são mais procurados em razão dos facilitadores que oferecem. Além disso, como os imóveis podem ser comprados na planta, a perspectiva é de alta lucratividade se você fizer as escolhas mais adequadas.

Entenda por que mini mercado, espaço gamer e coworking são tendências e de que forma encontrar empreendimentos com esses serviços pode alavancar os seus resultados!

As novas tendências em empreendimentos imobiliários

Quem pretende fazer negócio deve olhar os imóveis de forma diferente das pessoas que buscam uma casa ou apartamento para morar. Trata-se de projetar o valor futuro, tendo em vista as características do empreendimento.

Para o investimento em imóveis, o foco deve ser a diferença entre o que o bem vale hoje e o que pode valer no futuro. Esse potencial vai influenciar os preços de venda e aluguel, que são a forma de ganhar dinheiro com a propriedade.

Por isso, você precisa ficar atento aos fatores que influenciam o valor do imóvel. Hoje, três tendências se destacam nos condomínios: 

  • mini mercado — ponto de vendas de produtos e serviços de consumo no dia a dia (bebidas, hortifruti, itens de mercearia, pães etc.);
  • espaço gamer — ambiente confortável equipado com computadores ou consoles de jogos (playstation, nintendo ou xbox) modernos;
  • coworking — ambiente de trabalho compartilhado, geralmente projetado como espaço criativo ou escritório.

Os condomínios que trazem essas soluções estão alinhados com mudanças nos hábitos de consumo. Cada vez mais, as pessoas buscam facilitadores para fazer compras, trabalham de casa e usam meios de entretenimento digitais. Logo, recursos mencionados estão adequados às necessidades atuais e apresentam tendência de valorização no futuro.

As facilitadores do mini mercado nos condomínios

Os mini mercados saltam aos olhos de quem deseja morar em condomínios. Isso ocorre pelas diversas comodidades que esse serviço traz para os moradores.

Hoje em dia, menos pessoas querem ir aos comércios e serviços externos para atender necessidades do dia a dia, como fazer compras e adquirir comida. O delivery, por exemplo, continua crescendo no pós-pandemia, tendo gerado R$ 40,5 bilhões em 2021, o que representa um avanço de 24% em relação ao ano anterior.¹

Os mini mercados trazem a possibilidade de acessar produtos sem sair do condomínio. Portanto, aproveitam dos mesmos hábitos de consumo do delivery. As principais vantagens são as seguintes.

Trazer praticidade para os moradores

O mini mercado permite que as pessoas economizem tempo, reduzindo a distância entre os moradores e os produtos para satisfazer às suas necessidades. Portanto, melhoram a percepção de valor dos empreendimentos em termos de praticidade.

Gerar receitas para o condomínio

Nos modelos de negócios mais comuns, o condomínio terceiriza a atividade e recebe uma remuneração da empresa responsável pelo mini mercado. A estrutura se torna autossustentável e gera receita para minimizar outras despesas. Portanto, tem impacto na taxa de condomínio.

Permitir a implantação de diversos modelos de negócios

O mini mercado também se destaca pela flexibilidade. Máquinas de autoatendimento, delivery, caixa eletrônico, expansão do mix de produtos e outras oportunidades complementares podem surgir a partir da instalação do negócio dentro do condomínio, influenciando o valor dos imóveis na venda e no aluguel.

Os motivos para investir em condomínios com espaço gamer

Assim como o mini mercado, o espaço gamer está relacionado a acompanhar os novos hábitos de consumo. Os jogos eletrônicos são uma realidade há algum tempo, existindo diversos benefícios de atender a esse público.

Atender a um público em crescimento

Cerca de 74,5% dos brasileiros consumiram algum jogo eletrônico em 2022, como computador, celular e console. Além disso, entre esses consumidores, 76,5% consideram os games sua principal forma de entretenimento.

Oferecer um ambiente de inovação

O espaço gamer é um local de acesso à tecnologia. Os dispositivos específicos para jogos, como computadores e celulares gamers,  apresentam configurações diferentes das exigências para trabalho, estudo e comunicação, por exemplo.

Por isso, os moradores e seus filhos podem ter interesse em ir a um ambiente dedicado ao tema, em vez de comprar esses produtos.

Criar um espaço de convivência

Também é possível identificar o espaço gamer como um ambiente para as pessoas conviverem em torno de um hobby. Aliás, cerca de 81,2% dos consumidores de games conhecem o esporte eletrônico, que é o cenário de competições, frequentemente, com transmissão de partidas.²

O coworking como parte da rotina das pessoas

Uma terceira tendência para empreendimentos imobiliários é o espaço de coworking. Trata-se de manter um local em que as pessoas se sintam confortáveis para realizar atividades profissionais, como tarefas, atendimentos e reuniões. É uma alternativa com muitas vantagens.

Atender a demanda de trabalho híbrido

O trabalho híbrido já é uma realidade nas organizações. Nessa modalidade, uma parte dos colaboradores trabalha presencialmente, enquanto a outra atua remotamente. Hoje, 56% das empresas brasileiras adotam essa fórmula em algum nível, como setor, equipe ou função.³

Ajudar as pessoas a separar trabalho e vida pessoal

A estrutura do escritório dentro do condomínio permite melhorar a rotina dos moradores que fazem home office. Isso porque, a pessoa pode criar o hábito de sair do ambiente doméstico, sem passar pelos problemas do deslocamento ao trabalho presencial, como o tempo necessário e trânsito congestionado.

Ter uma solução para necessidades emergenciais

O espaço também atende a necessidades pontuais, como reuniões e atendimentos. Por isso, costuma ser bem avaliado mesmo pelas pessoas que não trabalham todos os dias remotamente ou que preferem atuar em suas próprias residências. Afinal, traz segurança quanto ao uso diante de imprevistos.

Por que buscar empreendimentos com mini mercado, espaço gamer e coworking

Os benefícios de investir em imóveis com mini mercado, espaço gamer e coworking vão impactar a sua rentabilidade. Há características neles que aumentam a valorização:

  • estão adequados aos novos hábitos de consumo e trabalho;
  • são diferenciais em comparação com outros empreendimentos;
  • entregam praticidade e comodidade para os moradores;
  • apresentam uma tendência de serem cada vez mais valorizados no futuro;
  • podem ser encontrados em lançamentos imobiliários, ou seja, para comprar o imóvel na planta.

Se você busca imóveis com ótimo potencial de valorização para revender ou alugar, vale a pena pesquisar empreendimentos com mini mercado, espaço gamer e coworking. Além disso, continue acompanhando as novidades do mercado para sempre estar por dentro das oportunidades de investimento.

Gostou do conteúdo? Para conhecer outras características que podem valorizar o imóvel em condomínio, leia o conteúdo sobre espaço pet e entenda por que esse serviço também é um diferencial!

1. Gasto com delivery sobe 24% em 2021, CNN Brasil (2022).

2. Pesquisa Games Brasil 2022: público de games aumentou para 74,5%, GE (2022).

3. Modelo de trabalho híbrido é usado por 56% das empresas no Brasil, diz estudo, CNN Brasil (2022).

Posts Relacionados

10 razões para investir em imóveis em Maringá: a cidade verde que não para de crescer.

Silvio Iwata
19 de julho de 2024
leia agora

O Mercado Imobiliário 2024: A Revolução Tecnológica Continua

Silvio Iwata
13 de julho de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: