Aluguel

Como avaliar se vale a pena sair do aluguel para comprar um imóvel

Silvio Iwata
24 de fevereiro de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

Muitas pessoas têm dúvidas sobre quando é o momento certo de buscar a casa própria para sair do aluguel. É uma decisão importante, considerando os valores que precisam ser investidos.

Contudo, não há certo ou errado. Tanto a locação como a compra podem ser excelentes, e tudo depende dos objetivos, oportunidades e recursos disponíveis.

Neste conteúdo, você entenderá como avaliar a compra do imóvel e como se planejar para sair do aluguel. Continue a leitura!

Quando é a hora de comprar o imóvel próprio?

A decisão de sair do aluguel envolve os objetivos de vida, as oportunidades e os recursos disponíveis. Esses três pontos precisam ser considerados para saber quando comprar um imóvel.

Objetivos de vida

As pessoas têm diferentes estilos de vida, e alguns deles são mais favorecidos pelo aluguel, enquanto outros pela casa ou apartamento próprio. É mais comum, a compra estar relacionada às seguintes intenções:

● permanecer por períodos mais longos;   

● ser um sonho da família;

● deixar a casa do seu jeito;

● buscar um imóvel em conjunto após o casamento;

●     construir um patrimônio de olho no futuro.

Nem todo mundo está nesses momentos ou em outros que podem despertar o interesse na casa própria. Pode ser que as necessidades indiquem que é melhor escolher o aluguel. O primeiro passo é refletir sobre o seu caso.

Oportunidades

A decisão de sair do aluguel também envolve as oportunidades oferecidas pelo mercado imobiliário. Isto é, as casas e apartamentos à venda estão de acordo com as suas necessidades e por um valor dentro das suas expectativas?

Uma pessoa pode estar pronta do ponto de vista financeiro, mas ainda não ter encontrado o imóvel ideal. Nesse caso, é importante manter a ideia no radar e acompanhar o mercado.

Recursos financeiros

O aspecto financeiro é a questão-chave para saber se vale a pena sair do aluguel. Há diferenças importantes conforme o tipo de compra e as formas de pagamento.

Imóvel na planta

Um imóvel na planta, por exemplo, demandará a continuidade do aluguel até a conclusão da obra, que costuma variar entre 12 e 36 meses. Aqui, você paga um preço mais em conta, mas precisa aguardar a conclusão do projeto.

A preparação envolve pagar um pouco mais nos primeiros anos (aluguel e imóvel). Contudo, a partir da entrega das chaves, será possível mudar e pagar apenas o financiamento (caso não tenha sido adquirido à vista).

Financiamento

No financiamento de imóvel pronto, podem surgir oportunidades em que a parcela paga tem valor semelhante ao da locação ou representa um acréscimo que cabe no orçamento. É um caso em que pode ser bastante interessante sair do aluguel e investir no imóvel próprio.

Existem financiamentos com parcelas mensais fixas e outros com as decrescentes. Pense como se elas virassem o seu novo aluguel para avaliar se vale a pena comprar.

Imóvel à vista

Para ver se o investimento vale a pena, você terá de considerar quanto está pagando de aluguel, o valor necessário para já se ter em conta e o preço necessário para comprar.

Geralmente, se os juros pagam o aluguel, superam a inflação e ainda sobra dinheiro, a compra do imóvel só vale a pena se for uma ótima oportunidade.

Como se planejar para comprar um imóvel e sair do aluguel?

O momento certo para sair do aluguel ocorre quando, ao menos, as parcelas do financiamento não comprometem o orçamento. Para chegar lá, alguns passos são muito importantes.

Organize o orçamento familiar

As despesas devem estar controladas a ponto de sobrar margem para investir. Então, o primeiro passo é organizar os gastos ou buscar novas fontes de renda. O ideal é o financiamento comprometer, no máximo, 30% dos ganhos familiares.

Pague todas as dívidas

Pelos valores cobrados em empréstimos pessoais, cartões de crédito e cheque especial, dificilmente um investimento superará o benefício de quitar todas as dívidas. Afinal, os juros chegam a ultrapassar os 300% ao ano nessas modalidades.

Uma dica, caso você não possa pagar a dívida e já esteja negativado, é esperar a virada de ano para fazer a renegociação. É que, nesse caso, o banco já terá realizado o prejuízo nas contas do ano anterior. Logo, estará mais disposto a oferecer juros menores, pois o que entrar será uma receita recuperada.

Faça uma reserva de emergência

O passo seguinte é fazer uma reserva de emergência. Essa quantia varia de 3 a 6 meses de salário. É como se você criasse uma linha de crédito para você mesmo para lidar com imprevistos: demissão, despesas médicas, “estouro” do cartão de crédito etc.

Avalie se é a hora certa para sair do aluguel

Agora, você deve usar as considerações do tópico anterior para saber se é o momento certo. Avalie os recursos disponíveis e seus objetivos, assim como as oportunidades do mercado imobiliário.

Pesquise o imóvel ideal

A pesquisa pelo imóvel também é muito importante. Você deve contar com especialistas nessa hora para fazer um bom negócio e encontrar o imóvel com as características certas para o seu perfil.

Uma imobiliária de confiança ajudará com um amplo portfólio de casas e apartamentos. Além disso, terá parcerias para lançamentos imobiliários, em que você pode comprar o imóvel na planta.

Em Maringá, por exemplo, a Silvio Iwata atua há 46 anos no mercado e traz diferenciais, como equipe jurídica especializada, conhecimento sobre o mercado local e parcerias com grandes construtoras. Você encontra oportunidades nos principais bairros de Maringá, em imóveis com diferentes tamanhos, preços e características.

Além disso, tem a possibilidade de buscar financiamento imobiliário, aproveitando as taxas diferenciadas desse tipo de crédito. Ou então, pode comprar à vista, caso tenha disponibilidade de recursos.

A decisão de sair do aluguel e comprar o imóvel próprio é um passo importante. E, considerando o esforço financeiro que envolve essa decisão, é importante contar com o apoio especializado para dar um tiro certeiro.

Gostou do conteúdo? Para facilitar a sua escolha, confira a checklist da casa dos sonhos e entenda como escolher o imóvel ideal!

Posts Relacionados

Guia do Primeiro Apartamento: Dicas para Jovens Compradores em Maringá.

Silvio Iwata
26 de julho de 2024
leia agora

Maringá: ascensão na tecnologia e oportunidades no mercado imobiliário

Silvio Iwata
10 de junho de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2829
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo: