Mercado imobiliário

Mercado imobiliário 2023: quais são as tendências na era digital?

Silvio Iwata
16 de outubro de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

O mercado imobiliário 2023 é um ambiente mais digital e favorável aos investimentos. Até julho, por exemplo, o setor registrou 9,8% de aumento no volume de vendas e 12,2% no valor dos imóveis

Um diferencial é a combinação do atendimento humano com soluções de tecnologia. Hoje, o consumidor pode se informar para fazer um investimento consciente. Ao mesmo tempo, com tarefas repetitivas cada vez mais automatizadas, os profissionais conseguem direcionar o foco para a qualidade dos serviços.

Logo abaixo, explicamos a tecnologia que compõem esse novo contexto. Confira tudo sobre o mercado de imóveis 2023 e fique preparado para investir no setor!

A Revolução Digital no Mercado Imobiliário

A digitalização afetou diferentes áreas, e o mercado imobiliário 2023 reflete essa tendência. Desde a construção, passando pelos lançamentos imobiliários, o setor implementou diversas melhorias em produtos e serviços.

Modelagem 3D

A tecnologia de modelagem 3D permite que os compradores vejam como será o produto final ainda em fase de projeto. O avanço da tecnologia permite a criação de representações cada vez mais fiéis, possibilitando uma avaliação mais adequada do produto e facilitando o processo de vendas.

Chatbots

Outra revolução na automatização e atendimento são os chatbots. O consumidor pode esclarecer dúvidas e obter informações com mais agilidade. Isso torna o atendimento rápido para as questões mais simples, permitindo que os colaboradores atuem apenas quando a intervenção humana é necessária.

Plataformas digitais

O mercado imobiliário hoje apresenta uma grande sinergia com os ambientes digitais. É comum que o processo de compra ou aluguel comece online, usando a facilidade de obter informações e comparar produtos. Dessa forma, as plataformas digitais se destacam nas negociações.

Omnichannel 

A tecnologia também potencializou os canais. Os serviços não são mais vistos como isolados, mas sim como uma experiência única de atendimento. Com isso, o cliente pode receber diferentes tipos de abordagem, e a empresa consegue gerenciar vários canais integradamente.

Digitalização dos contratos imobiliários

Os contratos imobiliários agora podem ser assinados digitalmente, simplificando a vida das pessoas. Além disso, paulatinamente, os cartórios que fazem registro e escritura aderem ao mundo digital, tornando o processo menos burocrático.

Experiências imersivas com as realidades virtual e aumentada

A mescla entre mundo físico e digital é outra mudança do mercado imobiliário de hoje. A realidade virtual permite que a pessoa seja transportada para novos ambientes, com óculos, fones, controles e sensores que modificam as informações enviadas para os sentidos. É possível, por exemplo, "andar" pela casa pronta antes mesmo da construção.

Outra mescla é a realidade aumentada. Nesse caso, os objetivos digitais são sobrepostos no ambiente físico. Assim, com a lente do celular, podemos ver um cômodo vazio mobiliado ou a mudança na pintura de uma parede.

Casas inteligentes

Os imóveis modernos ganham cada vez mais recursos de tecnologia da informação. Fechaduras com biometria ou reconhecimento facial, automação residencial e sensores de luminosidade e temperatura são exemplos.

Tendências e Desafios do Mercado Imobiliário 2023

O mercado imobiliário vivencia um bom momento econômico. As vendas no segundo trimestre de 2023 cresceram 15,9% em relação a 2022. Outro indicador importante é o número de entregas de projetos. Esse dado, que influencia a confiança dos consumidores, aumentou 24% em relação ao ano anterior. ¹

A resiliência do mercado diante de desafios econômicos

O mercado de imóveis mantém sua força mesmo em um cenário de taxas de juros elevadas. Em geral, os juros aumentam o custo de oportunidade: quanto a pessoa poderia ganhar em outro ativo, como na renda fixa. Igualmente, esses encargos criam desafios para os financiamentos imobiliários.

Ainda assim, o setor de imóveis é resiliente. O saldo de empregos com carteira assinada está em 194.471 vagas na construção civil e 3.266 nas imobiliárias, até julho de 2023.¹

Esse número de contratações acima das demissões releva a disposição dos empreendedores a tomar riscos. Afinal, as pessoas expandem suas atividades com mais trabalhadores quando projetam retorno do investimento.

Crescimento dos lançamentos imobiliários

Um setor com ótimas perspectivas é aquele relacionado aos lançamentos imobiliários. A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), por exemplo, projeta um crescimento de 9,2% do valor dos novos empreendimentos no segundo trimestre de 2023.¹

Hoje, os empreendimentos procuram oferecer facilitadores e comodidades para vida das pessoas, como um grande atrativo para o investimento.

Além disso, o convívio com a natureza e atividades ao ar livre são bastante valorizadas. Projetos como Grevílea Park e Recanto do Ingá são exemplos desse novo conceito de apartamento moderno.

Rapaz lendo sobre mercado imobiliário 2023

A ascensão do mercado imobiliário de luxo e sua relevância

Uma das tendências do mercado imobiliário 2023 é a procura por diferenciais. Hoje, o segmento de alto e médio padrão já representa 30% das unidades comercializadas, com um crescimento de 81% em relação ao ano anterior.²

Projetos imobiliários como o Vivá Home Resort  e o Atto Sette Club House revolucionam o setor. Este tipo de lançamento mistura hotéis e clubes com a facilidade e segurança dos condomínios. Como consequência, cria experiências únicas de bem-estar e qualidade de vida para os moradores.

Minha Casa Minha Vida e sua influência no crescimento do mercado

O Minha Casa Minha Vida vem impulsionando os lançamentos imobiliários. No segundo trimestre de 2023, houve avanços de 33,1% na quantidade de unidades lançadas e 103,3% no valor dos imóveis. Ao todo, 22.707 unidades foram inseridas no mercado por meio dos programas governamentais.¹

Na Silvio Iwata, por exemplo, diversas casas e apartamentos se enquadram nos critérios de financiamento por programas governamentais. Hoje, dependendo da faixa de renda, o limite Minha Casa Minha Vida chega a 350 mil reais. Por isso, é uma alternativa para diversas pessoas buscarem a casa própria.

A Coexistência da Tecnologia e Humanização

O mercado imobiliário 2023 é mais digital e automatizado. Porém, isso não significa a exclusão das pessoas do processo.

Com consumidores cada vez mais bem-informados sobre os produtos, o atendimento precisa oferecer diferenciais e ser altamente qualificado. É fundamental ter um toque humano no processo de compra e venda de imóveis.

Na Silvio Iwata, construímos um excelente ambiente de trabalho para atrair talentos e contar com competências e experiências no atendimento. Nos últimos 5 anos consecutivos, recebemos o selo GPTW, que é concedido pela consultoria Global Great Place To Work após um rigoroso processo de avaliação da gestão de pessoas.

Além disso, priorizamos a expertise e o atendimento personalizado, os profissionais envolvidos, como os corretores e a equipe jurídica, são cruciais. São eles que equilibram a digitalização com a interação humana para garantir transações bem-sucedidas.

O Futuro do Mercado Imobiliário na Era Digital

A tendência é a tecnologia continuar promovendo avanços no setor de imóveis. Hoje, as inovações contribuem não só para o desenvolvimento, mas para a sustentabilidade nos projetos. Placas solares, reaproveitamento de água das chuvas, materiais com baixo carbono e aproveitamento da luz natural estão cada vez mais presentes nos projetos.

Outra tendência é o uso mais intenso da inteligência artificial. Por simular raciocínios, aprendizado e decisões humanas, essa tecnologia pode ampliar a automação, criando casas, condomínios e até cidades inteligentes.

Também é um momento de novos modelos de negócio. O mercado de aluguel por temporada e casas de assinatura, por exemplo, pode oferecer ótimos retornos, especialmente nas casas de veraneio.

Nesse contexto, a humanização no processo continua vital mesmo com avanços tecnológicos. A tendência é que, com o tempo, as competências comportamentais, como comunicação, empatia, iniciativa e criatividade, sejam ainda mais valorizadas, à medida que o trabalho repetitivo pode ser automatizado.

O mercado imobiliário 2023 é um ambiente de harmonia entre pessoas e tecnologia. Como resultado, o setor consegue usar a inovação para ser resiliente diante dos desafios e oferecer um excelente retorno para os investidores.

Para conhecer um pouco mais sobre os modelos de negócios da Era Digital, complemente a leitura com o artigo sobre multipropriedade e conheça um novo jeito de investir em imóveis!

Referências:

1. Abrainc, “Indicadores Abrainc-Fipe: agosto/2023”, Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, setembro de 2023.

2. Forbes Money, “Imóveis de médio e alto padrão representam 30% das vendas totais de moradias”, Forbes Brasil, 28 de janeiro de 2023

Posts Relacionados

Potencial de valorização imobiliária em Maringá: confira as oportunidades de investimento

Silvio Iwata
22 de abril de 2024
leia agora

Descubra as oportunidades dos bairros em ascensão em Maringá

Silvio Iwata
17 de abril de 2024
leia agora
icone para o facebook icone para o facebook

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou