Compra

Multipropriedade é um bom investimento? Entenda!

Silvio Iwata
15 de agosto de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

Você já pensou em usufruir de imóveis de alto padrão e ainda ter uma excelente rentabilidade? Um modelo viável para realizar esse investimento é a multipropriedade.

A multipropriedade funciona com várias pessoas compartilhando uma propriedade em um sistema de rodízio — cada uma tem direito a utilização exclusiva em um período reservado do ano.

O modelo torna o imóvel mais acessível, além de ser uma excelente oportunidade para investimentos, principalmente voltados para o aluguel de temporada. Continue a leitura e conheça esse modelo inovador!

Quais imóveis podem adotar a multipropriedade?

A multipropriedade é um tipo de condomínio que, de acordo com a legislação brasileira, pode ser adotado para qualquer imóvel. No entanto, o mais comum é encontrar propriedades voltadas para o lazer, como:

  • casas de veraneio;
  • apartamentos próximos à praia;
  • sítios;
  • chácaras;
  • resorts na praia;
  • unidades em pousadas.

Nesse modelo, a divisão da propriedade é feita em uma escala de tempo. Uma pessoa pode usar o imóvel nos dias 2 e 3 de dezembro, outra nos dias 4 e 5 de agosto, e uma terceira nos dias 10,12 e 13 de janeiro, por exemplo.

Os preços das cotas refletem a demanda pelo período escolhido. Geralmente, quem viaja fora de época pagará menos pelo período do que uma pessoa interessada nos meses de verão. Em comum, ambas precisam investir menos para realizar seus objetivos.

Por que a multipropriedade virou tendência entre os investidores?

A multipropriedade imobiliária é um facilitador não só para quem deseja passar férias, mas para os próprios investidores. Por meio dela, é possível obter uma ótima rentabilidade nesse nicho de mercado, que está em amplo crescimento.

A seguir, confira os principais benefícios de investir na multipropriedade.

Ter acesso a imóveis de alto padrão

O comprador pode investir ou utilizar imóveis de alto padrão, que seriam inacessíveis se a compra fosse realizada pelo preço cheio. Com isso, surgem diversas novas oportunidades de investimento.

Realizar um investimento com segurança jurídica

A multipropriedade no Brasil está regulamentada pela Lei nº 13.777/2018, que introduziu um novo capítulo no Código Civil. Essa alteração traz as normas relevantes para que você tenha segurança jurídica na sua compra:

  • caracterização da multipropriedade;
  • como ela pode ser criada;
  • direitos e obrigações dos proprietários;
  • transferência da propriedade;
  • administração da multipropriedade.

As mudanças, em conjunto com a escolha de uma imobiliária de confiança, permitem que você invista com tranquilidade.

Aproveitar o crescimento da multipropriedade no Brasil

O nicho da multipropriedade está em crescimento. Em 2022, o total de projetos em construção ou concluídos alcançou a marca de 156 empreendimentos, enquanto as vendas no setor movimentaram R$ 41,2 bilhões.

O crescimento do segmento de multipropriedades alcançou 30% nos últimos 5 anos. Por isso, é um dos mercados mais aquecidos do momento.

Realizar investimentos em valor

O mercado de multipropriedades passou por um impulso em 2017 devido à regulamentação, mas enfrentou dificuldades durante a pandemia de Covid-19 devido ao baixo desempenho da economia. Portanto, podemos considerar esse segmento como relativamente novo e com potencial a ser explorado.

Uma das possibilidades de investimento é buscar a valorização das participações ao longo do tempo. As cotas dos imóveis não são simplesmente uma divisão do valor total do bem, mas variam conforme a oferta e demanda específicas dessas cotas.

À medida que mais pessoas se familiarizam com a multipropriedade e o modelo se estabelece com o tempo, uma tendência é o aumento dessa demanda específica, o que pode contribuir para a valorização da sua cota.

Jovem feliz lendo sobre multipropriedade e vendo que é um ótimo investimento

Obter uma renda passiva

Uma segunda estratégia que pode ser adotada é a geração de renda passiva. Hoje, o aluguel por temporada é uma excelente alternativa, pois você pode ganhar dinheiro com o período que teria direito ao uso do imóvel.

Logicamente, toda aplicação apresenta algum risco, mas existem dados sólidos que comprovam que a multipropriedade é um bom investimento, especialmente como uma alternativa de diversificação no setor de imóveis.

Inspirar-se em modelos de sucesso

A multipropriedade brasileira é inspirada no modelo de agendamento já utilizado em outros países, conhecido como time ownership. Assim, grandes empresas podem servir de inspiração quando pensamos nesse tipo de investimento.

O Disney Vacation Club, por exemplo, é um programa criado em 1991. Atualmente, o programa conta com mais de 220 mil membros e 15 resorts exclusivos nos Estados Unidos e no Havaí. Nele, o sistema utiliza pontos que, ao serem acumulados, dão direito a reservas de períodos nas acomodações, além de serem combinados com ingressos em parques e outros benefícios exclusivos.

Um segundo exemplo é a Interval International. Nessa empresa de intercâmbio, os proprietários de multipropriedade podem acumular pontos e trocar por experiências ao redor do mundo, à medida que disponibilizam aluguéis de temporada para pessoas interessadas em passar curtos períodos no exterior.

No Brasil, o modelo foi implementado não apenas com uma reserva de tempo, mas com a divisão da propriedade. Você tem uma proteção jurídica adicional para o investidor — que é dono do imóvel em conjunto, e não apenas um usuário do período de reserva. 

Como investir em multipropriedade?

O segredo para investir na multipropriedade é encontrar projetos em imobiliárias de boa reputação e com capacidade técnica para oferecer o imóvel sem dores de cabeça. Afinal, o investidor não quer cuidar da administração do bem, apenas utilizar ou alugar o período adquirido no momento da compra.

A Silvio Iwata é uma imobiliária com 47 anos de atuação. Mesmo sendo uma empresa tradicional e familiar, estamos sempre abertos à inovação no mercado imobiliário. Recentemente, participamos do lançamento do projeto Village Porto Rico.

O Village Porto Rico é um empreendimento em multipropriedade em Porto Rico (PR), conhecida como a praia dos maringaenses. Além da localização privilegiada, o empreendimento dá acesso a imóveis de lazer dos sonhos por um preço muito mais acessível:

  • lofts com área total a partir de 92,69m², oferecendo espaço suficiente para acomodar até 4 pessoas;
  • área privativa construída de 49,47m², proporcionando um ambiente confortável e aconchegante;
  • área privativa descoberta de 11,75m², ideal para desfrutar de momentos ao ar livre;
  • garagem descoberta de 14,75m² dentro do condomínio, garantindo um local seguro para estacionar o veículo;
  • área de lazer comum de 16,72m², oferecendo opções de entretenimento para todos os moradores.
  • acomodação para 4 pessoas, com 1 cama de casal e 2 camas auxiliares, além de um sofá-cama para 2 pessoas.

O complexo de lazer do Village conta com 300m². É uma ambiente completo, com piscina gigantesca, hidromassagem, deck molhado, vestiário e playground, entre outras soluções de bem-estar e entretenimento.

Você tem a oportunidade de investir em multipropriedade a menos de 2h30 de Maringá, em um dos principais destinos turísticos da região. Assim, pode aproveitar esse novo modelo que torna os imóveis de alto padrão muito mais acessíveis.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então, que tal conhecer todas regras que se aplicam à multipropriedade? Confira nosso conteúdo completo “O que é multipropriedade imobiliária? Entenda como funciona” e conheça esse modelo a fundo!

Posts Relacionados

Potencial de valorização imobiliária em Maringá: confira as oportunidades de investimento

Silvio Iwata
22 de abril de 2024
leia agora

Descubra as oportunidades dos bairros em ascensão em Maringá

Silvio Iwata
17 de abril de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou