Decoração

Decoração minimalista: 5 dicas para utilizar em sua casa

Silvio Iwata
31 de maio de 2023

Publicado por: Silvio Iwata

A decoração minimalista é caracterizada pela simplicidade e funcionalidade, eliminando formas e elementos desnecessários. Esse é um conceito resumido na famosa frase do arquiteto Ludwig Mies van der Rohe: “menos é mais”.

O estilo inspirou movimentos nas artes, na arquitetura e na música, assim como as decisões de vida de muitas pessoas. O minimalismo também bebeu de várias fontes, como o cubismo, a arquitetura japonesa e o Zen Budismo. Em comuns, todas trazem o valor da simplicidade em detrimento de elementos meramente estéticos.

Logo abaixo, reunimos dicas para você aplicar esse estilo de decoração no seu imóvel, criando ambientes incríveis. Continue a leitura!

Como decorar com minimalismo

A decoração minimalista utiliza elementos discretos, como cores neutras, formas geométricas retangulares e linhas simples.

Outra característica é a identificação do que é essencial e o destaque desses itens na decoração — em vez de adornos e outros elementos apenas estéticos. Saiba mais!

1. Use o branco como cor predominante

O branco é a base do minimalismo, podendo ser usado nas paredes, no piso e no teto. As demais cores são utilizadas para destacar pontos específicos no ambiente.

Ao olhar para o cenário, você enxergará um local amplo, claro e limpo, mas haverá um ou outro ponto de destaque, como uma parede escura, um móvel de madeira ou uma planta em cima da mesa.

Quanto mais chamativa é a cor, mais cuidado e pontualidade deve haver no uso. Por exemplo: uma bancada grande terá um tom de madeira mais discreto ou, até mesmo, o branco. Um vermelho intenso pode ser usado em uma parte muito específica, em forma de flores ou de uma pintura abstrata, por exemplo.

Uma exceção é quando, propositalmente, você deseja causar o efeito de contraste. É o caso do preto, assim como o cinza e o azul escuro. Tais cores podem estar presentes em pontos específicos, como móveis, painéis e divisórias de ambiente, justamente para fazer oposição ao branco.

2. Valorize a organização e os espaços vazios

No minimalismo, o espaço e a organização são itens de decoração. Enquanto em outros estilos existe a preocupação em preencher os ambientes, aqui, valoriza-se e destaca-se o vazio como um elemento importante da composição.

Imagine uma prateleira em que caibam dez livros. Em outros estilos, talvez oito itens seriam colocados no móvel para ocupar bem o espaço. Já no minimalismo, usamos um, dois ou três, no máximo, para, justamente, valorizar o vazio.

3. Identifique os itens essenciais do ambiente

Um ponto importante é identificar quais são os itens essenciais em cada ambiente. No minimalismo, os próprios móveis e eletrodomésticos são usados na decoração. Só depois de tudo organizado é que se pensa em algum detalhe.

Decoração minimalista na sala

A sala é um bom exemplo de ambiente que, naturalmente, já conta com muitos móveis e eletrônicos. Televisão, painel, sofás, estantes e racks são alguns dos itens que precisam estar em harmonia com o restante da decoração. 

Decoração minimalista na cozinha

Outro bom exemplo é a cozinha. Hoje, um ambiente completo é quase uma fábrica com diversas “máquinas”: fogão, geladeira, micro-ondas, grill, lava-louças etc. Junto às bancadas, aos balcões e armários, esses elementos funcionais serão os destaques na decoração.

Decoração minimalista no quarto

No quarto, os itens essenciais incluem cama, mesa de cabeceira, guarda-roupa e, talvez, uma escrivaninha ou uma cadeira. No estilo minimalista, esses elementos devem apresentar um design simples, sem muitos ornamentos. 

Decoração minimalista no banheiro

No banheiro, os itens essenciais são pia, espelho, armário e chuveiro ou banheira. Opte por elementos com design clean e linhas retas. 

4. Preste atenção no acabamento dos móveis

Hoje, a decoração minimalista também está presente na marcenaria e no design de produtos. Esses objetos apresentam as seguintes características:

  • linhas retas;
  • cores neutras;
  • design funcional;
  • partes embutidas e ocultas, para deixar o visual mais clean;
  • texturas foscas ao invés de brilhosas;
  • superfícies lisas.

Os elementos que fogem do padrão devem ser usados como se fossem um tempero. Por exemplo: um painel de madeira com veios (os desenhos que vemos na madeira) aparentes pode fazer parte do ambiente, mas se tudo começar a ter linhas destacadas e cores amadeiradas, o estilo fica descaracterizado.

Uma dica é olhar para as combinações de estilos:

  • decoração minimalista rústica;
  • decoração minimalista industrial;
  • decoração minimalista escandinava;
  • decoração minimalista tropical.

As variações oferecem alternativas de cores e formas. Por exemplo: para trazer o verde, podemos usar a versão tropical, enquanto a madeira pode ser usada mais extensivamente no minimalismo rústico.

5. Utilize a iluminação natural

A iluminação é chave no minimalismo. Em seu conjunto, o ambiente não deve ter sombras, estando inteiramente preenchido pela luz. Além disso, é comum usar a iluminação natural, com janelas amplas.

Outra aplicação da luz é destacar objetos e locais específicos. Resumidamente, o minimalismo utiliza poucos itens de decoração e móveis, mas destaca esses elementos no ambiente.

É comum, por exemplo, que quadros, plantas, livros e objetos recebam esse spot de luz, como se fizessem parte de uma galeria de arte moderna. Essa também é uma prática usada em bancadas e mesas de centro.

As vantagens da decoração minimalista

O minimalismo está longe de significar a vida sem nada ou abrir mão de tudo. A premissa é realizar escolhas mais eficientes para a casa.

Trata-se de colocar a funcionalidade e a organização acima dos demais critérios, em uma composição harmônica.

Economizar com acabamentos e mobília

Uma vantagem é que os acabamentos e móveis são mais simples, além de serem necessários menos itens de decoração. Com o tempo, a conservação do imóvel também é mais barata, especialmente quando é necessário substituir acabamentos ou revestimentos. Por isso, essa é uma boa forma de ter um ambiente agradável gastando menos.

Ser impactado pela organização e simplicidade

A organização e a simplicidade causam estados emocionais benéficos, como tranquilidade, segurança e estabilidade. Também é comum que as pessoas vivenciem a experiência de serem mais produtivas e disciplinadas em ambientes minimalistas.

Dar amplitude aos ambientes

Esse estilo dá amplitude aos ambientes. A decoração minimalista em sala pequena, por exemplo, é muito bem-vinda. Até porque, hoje elas são bastante comuns em alguns tipos de apartamento.  

Ter amplo acesso aos materiais e itens de decoração

O minimalismo é um dos estilos mais adotados em design de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, dispositivos portáteis, acabamentos e revestimentos.

Por isso, você terá vários produtos para ajustar o cenário e deixar tudo do seu jeito. Essa é uma vantagem em relação a estilos de decoração que dependem de mobília e itens mais específicos, como vintage, clássico e rústico.

Priorizar a qualidade dos móveis e objetos

A economia com itens de decoração e acabamentos pode ser direcionada a outras comodidades, como móveis, eletrodomésticos e eletrônicos de alta qualidade. Essa é uma grande vantagem, por exemplo, quando a pessoa compra um imóvel e quer deixar a casa do próprio jeito.

Contar com um estilo atemporal

O estilo consegue passar bem pelas modas de cada momento. Outra característica é a facilidade para mudar a decoração no futuro, pois os móveis e acabamentos são compatíveis com diversos outros estilos, como o moderno e o escandinavo. Logo, há pouca adaptação caso ocorra uma mudança.

A decoração minimalista é uma ótima alternativa para decorar as residências, criando ambientes simples e funcionais. Muitas pessoas se adaptam a esse conceito. Se esse for o seu caso, você não vai se arrepender!

Gostou do conteúdo? Que tal aprender um pouco mais sobre a decoração de imóveis? Leia nosso conteúdo sobre plantas em apartamentos e conheça as melhores alternativas para os ambientes residenciais!

Posts Relacionados

Como valorizar seu imóvel com pequenas reformas: 4 dicas práticas

Silvio Iwata
25 de março de 2024
leia agora

O papel da sustentabilidade no mercado imobiliário: como escolher um imóvel eco-friendly

Silvio Iwata
28 de fevereiro de 2024
leia agora

MATRIZ:

Rua Néo Alves Martins , 2851
Zona 01 - CEP 87013-060
Maringá - PR

CONTATO:

(44) 4009-8981
imobiliaria@silvioiwata.com.br

Insira o seu melhor e-mail e receba conteúdo exclusivo:


    Logotipo Potencializou